MOTIVAÇÃO NO TRABALHO.

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Transcrição da apresentação:

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO

MOTIVAÇÃO Espera-se que com altos níveis de motivação, o desempenho se eleve, assim como o lucro. Nem sempre acontece essa relação direta.

MOTIVAÇÃO Gondim e Silva (2004, p.145) dizem que a palavra é derivada do latim motivus e significa mover. E esse sinigficado fez disseminar a crença de que motivação significa ação.

MOTIVAÇÃO Pelo fato da ação humana ter caráter multicausal e contextual (depende do lugar e momento), os estudos sobre motivação passaram a usar vários critérios para medi-la, até mesmo relacionando com outros conceitos (satisfação, desejo, envolvimento, expectativa, recompensa, necessidade, etc.) para compreendê-la.

O QUE É MOTIVAÇÃO? Para Gondim e Silva (2004, p.146): “motivação pode ser definida como uma ação dirigida a objetivos, sendo auto-regulada, biológica ou cognitivamente, persistente no tempo e ativada por um conjunto de necessidades, emoções, valores, metas e expectativas.”

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO?

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA MOTIVAÇÃO (GODOI, 2002, CITADO POR GONDIM E SILVA, 2004, p. 147) ÊNFASE FOCO PERGUNTA RESPOSTA ATIVAÇÃO FATORES INTRÍNSECOS OU EXTRÍNSECOS COMO É ATIVADA? ESTADO INICIAL DA PESSOA DIREÇÃO CONSCIENTE OU INCONSCIENTE HÁ ESCOLHA DO ALVO? OBJETO OU ALVO DA AÇÃO INTENSIDADE VARIAÇÃO DA FORÇA DA AÇÃO ONDE ESTÁ A FORÇA? NECESSIDADE DESEJO AFETO OBJETIVO PERSISTÊNCIA O QUE MANTÉM A AÇÃO? MANUTENÇÃO DA ATIVAÇÃO PESSOA OU AMBIENTE

Como se sentir motivado? MOTIVAÇÃO: Como se sentir motivado?

TEORIAS DA MOTIVAÇÃO MASLOW (Teoria das Necessidades) 1943 1959 1969 KANFER (AUTO- REGULAÇÃO) 1943 1959 1969 1971 1977 1990 1995 BANDURA (APREND. SOCIAL OU AUTO- EFICÁCIA) DECI (AVALIAÇÃO COGNITIVA) ALDERFER (ECR) VROOM (EXPECTÂNCIA) HEZBERG (Teoria Bilateral) LOCKE (ESTABALEC. DE METAS) MASLOW (Teoria das Necessidades)

TEORIAS DA MOTIVAÇÃO Abraham MASLOW, 1943: hierarquia das necessidades. As necessidades são biológicas e estão em hierarquia porque o ser humano tende ao autodesenvolvimento. À medida que as necessidades inferiores vão sendo satisfeitas, as superiores vão nortear a ação humana.

TEORIAS DA MOTIVAÇÃO Abraham MASLOW, 1943: hierarquia das necessidades. Auto-estima Sociais Segurança Fisiológicas Auto- realização

RELACIONAMENTO COM COLEGAS TEORIAS DA MOTIVAÇÃO Herzberg, Mausner e Snyderman (1959): Teoria Bifatorial. SATISFAÇÃO NÃO SATISFAÇÃO FATORES HIGIÊNICOS Extrínsecos ao trabalho. FATORES DE MOTIVAÇÃO Intrínsecos ao trabalho POLÍTICA DA EMPRESA SUPERVISÃO SALÁRIOS CONDIÇÕES DE TRABALHO RELACIONAMENTO COM COLEGAS REALIZAÇÃO RECONHECIMENTO A ATIVIDADE RESPONSABILIDADE CRESCIMENTO

TEORIAS DA MOTIVAÇÃO Alderfer (1969): Teoria das necessidades (ECR). Auto-estima Sociais Segurança Fisiológicas Auto- realização CRESCIMENTO RELACIONAMENTO EXISTÊNCIA

TEORIAS DA MOTIVAÇÃO Mc Gregor (1960): Teoria X e Y. TEORIA Y TEORIA X O HOMEM NÃO É MOTIVADO E NÃO QUER SE DESENVOLVER. O HOMEM É MOTIVADO E QUER SE DESENVOLVER. ÊNFASE NA PESSOA ÊNFASE NO CONTROLE

MOTIVAÇÃO E TRABALHO FATOR MEDIADOR EXISTEM FATORES QUE SE INTERPÕEM ENTRE A MOTIVAÇÃO E O DESEMPENHO NO TRABALHO. ISTO DENOTA COMO SÃO COMPLEXAS AS AÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES. FATOR MEDIADOR MOTIVAÇÃO DESEMPENHO

MOTIVAÇÃO E TRABALHO FATOR MEDIADOR FOCO DA MOTIVAÇÃO CARACTERÍSTICA 1.SIGNIFICADO DO TRABALHO TRABALHO ATRAENTE E DESAFIADOR MOTIVA TAREFAS ESTIMULANTES E IMPORTANTES PARA AS PESSOAS RECOMPENSA MELHORA A MOTIVAÇÃO. PUNIÇÃO EVITA AÇÕES INDESEJÁVEIS USAR RECOMP. SIMBÓL. E MATERIAIS. USAR PUNIÇÕES QUE ORIENTEM 2.RECOMPENSAS E PUNIÇÕES ADOTAR POLÍTICAS DE PARTICIPAÇÃO CAPACITAR GERENTES PARA INTERAGIR COM O TRABALHADOR AS PESSOAS DESEJAM AUMENTAR PODER DE DECISÃO. IDÉIAS NEGATIVAS SOBRE O OUTRO INTERFEREM NAS RELAÇÕES E GERENCIAMENTO 3.AMBIENTE PSICOSSOCIAL (Tom. Decisão e Estilo gerencial) 4.Valores pessoais E organizacionais CONVERGÊNCIA ELEVA COMPROMETIMENTO ESTIMULAR ADESÃO AOS VALORES DO TRABALHO E COOPERAÇÃO

MOTIVAÇÃO E TRABALHO FEED BACK

MOTIVACAO E TRABALHO DA TEORIA À PRÁTICA: LIMITES 1 É NECESSÁRIO PESQUISAR PARA AVALIAR A VALIDADE DAS TEORIAS. GERENTES PRECISAM ESCOLHER MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA PARA IDENTIFICAR OS ASPECTOS DO TRABALHO QUE MOTIVAM OS TRABALHADORES NA REALIZAÇÃO DE SUAS TAREFAS. 2

MOTIVAÇÃO E TRABALHO CADA TEORIA NÃO É UM MODELO QUAL TEORIA ADOTAR? CADA TEORIA NÃO É UM MODELO UNIVERSAL QUE EXPLICA O COMPORTAMENTO HUMANO EM TODAS AS SITUAÇÕES. AS TEORIAS SÃO ABORDAGENS PARCIAIS QUE PODEM SER ÚTEIS NA MOTIVAÇÃO DOS EMPREGADOS DE VÁRIAS FORMAS E EM VÁRIAS SITUAÇÕES.

O TRABALHADOR NA ORGANIZAÇÃO DO 3º MILÊNIO Um dos temas relacionados com motivação é o comprometimento dos funcionários com a organização na expectativa de ter mais produtividade e lealdade.

TRABALHO DE EQUIPE

LINGUAGEM E RELAÇÕES INTERPESSOAIS COMUNICAÇÃO EFICAZ

BARREIRAS À COMUNICAÇÃO

BARREIRAS À COMUNICAÇÃO Olhar da pessoa; Gestos; Oralidade; Expressões;

TIPOLOGIA DAS COMUNICAÇÕES Expressão facial / Relações Afetivas

TIPOLOGIA DAS COMUNICAÇÕES Gestual ...

Referências GONDIM, Sônia Maria Guedes. SILVA, Narbal. ZANELLI, José Carlos. BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004, cap. 4, p. 145-176.