TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Sérgio Elias Vieira Cury
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
Metodologia para Avaliação e Certificação de Competências
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Parâmetros Curriculares Nacionais
Curso de Docência Universitária
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Programa Ler e Escrever
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Departamento do Ensino Secundário
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
Elaboração de Artigo Científico
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Acompanhamento do Aprendiz Operacional
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Odilei Avelino dos Santos
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Docência universitária: repensando a aula
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Trabalho de Conclusão de Curso
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
CETEC / 2010 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC UNIDADE DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO – CETEC março / 2010.
Transcrição da apresentação:

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC UNIDADE DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO – CETEC março / 2010 CETEC / 2010

ELEMENTOS BASILARES DO CURRÍCULO Módulo I CH Módulo II Módulo III Linguagem, Trabalho e Tecnologia 40/50 Planejamento do TCC Desenvolvimento do TCC 60/50 CETEC / 2010

Paradigma em superação Paradigma em implantação O currículo por competências Paradigma em superação Paradigma em implantação Foco nos conteúdos a serem ensinados Foco nas competências a serem desenvolvidas / nos saberes (saber, saber fazer e saber ser) a ser construídos CETEC / 2010

Paradigma em superação Paradigma em implantação Alvo do controle oficial: cumprimento do currículo Alvo do controle oficial: desenvolvimento das competências CETEC / 2010

Competência TCC Interiorizar Perceber significado Sedimentar Solucionar Articular Mobilizar CETEC / 2010

ativos, reflexivos, atuantes e participantes TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC RESIGNIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes PROTAGONISMO VERIFICAÇÃO DA APLICABILIDADE CETEC / 2010

COMO ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? CETEC / 2010

PROJETO !!!!!!! CETEC / 2010

FREQÜENTEMENTE OS PROJETOS SÃO UMA RECOMPENSA AOS ALUNOS PELO APRENDIZADO DE MODO TRADICIONAL – SÃO MAIS A “COBERTURA” DO QUE O “BOLO”. EXEMPLO: Constituição para colonização da Lua (BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION, p. 9) X “O PROJETO SEGUE A APRENDIZAGEM, ASSIM COMO A SOBREMESA SEGUE O PRATO PRINCIPAL” O TCC CONTRIBUI NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ESSENCIAIS. NÃO É UMA ATIVIDADE SUPLEMENTAR DE ENRIQUECIMENTO – DEPOIS DE CONCLUÍDA A APRENDIZAGEM. CETEC / 2010

TCC PROBLEMAS CONCRETOS / OPORTUNIDADES REAIS RESOLUÇÃO DE PROBLEMA Conteúdos disciplinares ganham significado Confronto com diferentes pontos de vista e variadas alternativas PROBLEMAS CONCRETOS / OPORTUNIDADES REAIS TCC Necessidade de intervir ou, pelo menos, compreender Necessidade de novas aprendizagens CETEC / 2010

Quais as características fundamentais do TCC? Não se trata de reprodução de conteúdos prontos ou discussão pautada em situação simulada. Significado para alunos Quais as características fundamentais do TCC? AUTENTICIDADE Plano de Curso RIGOR ACADÊMICO Pesquisa EXPLORAÇÃO ATIVA APRENDIZAGEM APLICADA Contato com ambiente externo Uso da tecnologia Autogestão CONTEXTUALIZAÇÃO / CONEXÕES COM A ÁREA PROFISSIONAL Critérios de avaliação discutidos com alunos PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO CETEC / 2010

PRESSUPOSTOS INTERDISCIPLINARIDADE PLANEJAMENTO DOCENTE APOIO DA EQUIPE ESCOLAR CETEC / 2010

INTERDISCIPLINARIDADE Não se organiza os projetos em detrimento dos conteúdos das disciplinas NOVA ORDEM OS CONTEÚDOS DEIXAM DE TER UM FIM EM SI MESMOS E PASSAM A SER MEIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NUMA DINÂMICA DE INTERAÇÃO COM A REALIDADE, DE FORMA CRÍTICA E SIGNIFICATIVA. CETEC / 2010

Autoavaliação docente ( ) Líder ( ) Administrador Facilita a resolução de problemas em um grupo e ajuda o grupo a encontrar suas próprias soluções. Controla o processo e procura resultados preestabelecidos. CETEC / 2010

“Há uma idade em que se ensina o que se sabe; mas vem em seguida outra, em que se ensina o que não se sabe: isso se chama PESQUISAR” BARTHES (1960) CETEC / 2010

“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repente, aprende”. GRANDE SERTÕES VEREDAS (Guimarães Rosa), final dos anos 50, anúncio da modernidade, JK. O narrador Riobaldo afirma diante do aluno Zé Bebelo: “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repente, aprende”. REVERSIBILIDADE CETEC / 2010

COMO AVALIAR O TCC? CETEC / 2010

Finalidades da avaliação (Nuclear) - ajudar o aluno a aprender e ao professor, ensinar (Perrenoud, 1999) - determinar, também, quanto e em que nível os objetivos estão sendo atingidos. Para isso é necessário o uso de instrumentos e procedimentos de avaliação adequados (Libâneo, 1994, p.204). CETEC / 2010

ALINHAR PRODUTOS COM RESULTADOS AVALIAÇÃO PTD AVALIAÇÃO CERTA PARA O PRODUTO CERTO COMBINAÇÃO DE AVALIAÇÕES QUE FORNECERÁ EVIDÊNCIA DE QUE OS ALUNOS ALCANÇARAM O CONJUNTO DE RESULTADOS ESPERADOS. ALINHAR PRODUTOS COM RESULTADOS Relatórios Orçamentos Exposições Tópicos do TCC (trabalho escrito) Seminários Projetos, lay-outs Poster Instrumentos de Pesquisa (Questionários, Pré-teste, tabulação, gráficos) Cronograma / fluxograma CETEC / 2010

ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Fase Inicial Pesquisa documentada sobre o cenário da área profissional Relatório de visitas técnicas Observação docente Fase Intermediá-ria Portfólio Diário de Bordo Produtos parciais (capítulos do trabalho escrito) Apresentações orais Relatórios de vídeos, palestras e visitas técnicas Fase Final Trabalho escrito Apresentação oral Autoavaliação CETEC / 2010

Produtos de Apresentação Produtos Passíveis de Avaliação Produtos de Suporte Produtos Textuais Produtos Tangíveis Produtos de Apresentação Fluxograma Cronograma Planilhas de Orçamento Relatório de pesquisa Resumo / sinopse/ resenha Manual Questionário de pesquisa Portfólio Diário de Bordo Produção textual (capítulos do trabalho) Monografia Protótipo Máquina/ equipamento Maquete Kit Modelo Produto de Demonstração Debate Apresentação Oral / Seminário Apresentação de gráficos Desenhos Pôster / Banner Apresentação de Slides em Power Point Cartaz Panfletos Folder Dramatização Produção de vídeo CETEC / 2010

Como avaliar um trabalho escrito? CETEC / 2010

Como avaliar um trabalho escrito? CONTEÚDO Informações completas, relevantes, pertinentes. Pesquisa extensa e cuidadosa. Excelente nível de abrangência (profundidade, originalidade e aplicabilidade) ARGUMENTAÇÃO Compreensão das questões em discussão, mediante argumentação e reflexão criteriosas. Coerência e consistência teórico-metodológica. Ideias apresentadas com clareza e objetividade, acompanhadas de exemplos e possibilidades de aplicação no contexto real da área profissional. Abordagem sob várias perspectivas, com interpretação e análise do material. CETEC / 2010

Como avaliar um trabalho escrito? ORGANIZAÇÃO E LINGUAGEM Trabalho bem organizado, completo e dentro das normas para a formatação de trabalhos acadêmicos.Apresenta todos os elementos necessários, com encadeamento de ideias, facilitando a localização dos assuntos. Texto grafado corretamente. Utiliza termos técnicos adequadamente. ILUSTRAÇÃO Seleção de elementos visuais pertinentes e oportunos, que dão sustentação às ideias principais. Gráficos, tabelas, quadros, diagramas, figuras ou fotos devidamente identificados e referenciados. CETEC / 2010

Como avaliar um trabalho escrito? Qualificação do Desempenho I R B MB Conteúdo O trabalho carece de informações e/ou as informações são imprecisas e irrelevantes. Apresenta informações básicas. Pesquisa mínima. Apresenta informações relevantes e pertinentes. Pesquisa suficiente. Nível de abrangência suficiente(profundidade, originalidade e aplicabilidade). Informações completas, relevantes, pertinentes. Pesquisa extensa e cuidadosa. Excelente nível de abrangência (profundidade, originalidade e aplicabilidade) CETEC / 2010

IDEIAS PRINCIPAIS (encadeamento) CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS Como avaliar uma apresentação oral? ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO INTRODUÇÃO IDEIAS PRINCIPAIS (encadeamento) CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS MATERIAL DE APOIO CETEC / 2010

DINÂMICA E VOLUME DA FALA Como avaliar uma apresentação oral? DICÇÃO E LINGUAGEM EXPRESSÃO VOCAL DINÂMICA E VOLUME DA FALA CETEC / 2010

CARACTERÍSTICAS DO APRESENTADOR Como avaliar uma apresentação oral? CARACTERÍSTICAS DO APRESENTADOR POSTURA TRAJE CETEC / 2010

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA Como avaliar uma apresentação oral? CONTEÚDO DOMÍNIO DE CONTEÚDO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA CETEC / 2010

Como avaliar uma apresentação oral? RECURSOS MULTIMÍDIA CETEC / 2010

Como avaliar uma apresentação oral? Qualificação do Desempenho I R B MB Introdução Não houve introdução formal. Introdução vaga, sem apresentação dos tópicos a serem discutidos. Introdução objetiva, com apresentação dos tópicos a serem discutidos. Introdução objetiva, com apresentação dos tópicos a serem discutidos, despertando o interesse pelo trabalho. CETEC / 2010

COMO AVALIAR UM PORTFÓLIO? CONTEÚDO Documentos atuais, pertinentes e relevantes. O conteúdo textual é diversificado, abrangente e apresenta diferentes perspectivas, ampliando as possibilidades de estudo. O conteúdo estabelece consonância com a temática do trabalho, referenciando a aprendizagem. O conteúdo iconográfico é pertinente e elucidativo. CETEC / 2010

PORTFÓLIO PRODUÇÃO DISCENTE Aplicação das teorias, princípios e/ou habilidades em novas situações, ambientes ou problemas. Os relatos apresentam sintonia com o cronograma estabelecido, ilustrando o cumprimento das etapas do trabalho. Resgate da trajetória de pesquisa, aprendizagem e produção. O conteúdo elaborado reflete o interesse, a dedicação e o progresso dos alunos. O material elaborado constitui um inventário de experiências adquiridas e permite identificar relações entre ideias, conjuntos de dados e fenômenos. CETEC / 2010

ORGANIZAÇÃO E LINGUAGEM PORTFÓLIO ORGANIZAÇÃO E LINGUAGEM Facilita a consulta dos documentos elaborados. Linguagem adequada e com uso correto de termos técnicos, devidamente identificados (glossário) CETEC / 2010

PORTFÓLIO Qualificação do Desempenho I R B MB Seleção de Conteúdo Conteúdo irrelevante, não estabelecendo consonância com a temática do trabalho. Conteúdo iconográfico insuficiente e/ou não pertinente. Conteúdo pertinente, porém insuficiente para atender plenamente às necessidades do trabalho Conteúdo iconográfico elementar. Conteúdos atuais, pertinentes e relevantes. O conteúdo textual é vasto e abrangente. O conteúdo iconográfico é pertinente e elucidativo. Documentos atuais, pertinentes e relevantes. O conteúdo textual é diversificado, abrangente e apresenta diferentes perspectivas, ampliando as possibilidades de estudo. O conteúdo estabelece consonância com a temática do trabalho, referenciando a aprendizagem. CETEC / 2010

AUTOAVALIAÇÃO EMPENHO PONTUALIDADE PARTICIPAÇÃO APRENDIZAGEM LIDERANÇA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES COOPERAÇÃO INICIATIVA CETEC / 2010

AUTOAVALIAÇÃO Qualificação do Desempenho I R B MB Participação Não participei do desenvolvimento das atividades Minha participação foi irrelevante Participei de todas as atividades desenvolvidas Minha participação foi decisiva para a obtenção dos bons resultados do trabalho CETEC / 2010

ESCOLA / ÁREA / HABILITAÇÃO Regulamento Geral do TCC REGULAMENTO DA ESCOLA / ÁREA / HABILITAÇÃO CETEC / 2010

IVONE MARCHI LAINETTI RAMOS Ivone.cetec@centropaulasouza.sp.gov.br (11) 3327-3065 - CETEC CETEC / 2010