Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos

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Transcrição da apresentação:

Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof.: Érico Pagotto

PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 1º. Bim. 09/08 - Início das aulas - Apresentação do professor, da disciplina e do PEA. 16/08 - Desafios para o gestor contemporâneo 23/08 - Gestão Contemporânea da Qualidade. 30/08 - Terceirização 06/09 – Reengenharia e Empowerment 13/09 - Gestão e Organizacão Horizontal 20/09 - Avaliações 1º bimestre 24/09 a 29/09 - Avaliações 1º bimestre 04/10 - Vista de prova. 11/10 - Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento

PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 2º. Bim. 15/10 – Feriado 18/10 - Sistema de Informações Gerenciais (SIG) e Balanced Scorecard (BSC) 25/10 - Seis Sigma e Exercícios ENADE. 01/11 - Novas demandas para o Gestor Contemporâneo 02/11 - Feriado 05/11 a 09/11 - Semana Científica 15/11 - Feriado 22/11 - Estudo de caso 03/12 a 08/12 - Provas Oficiais 17/12 a 22/12 - Provas Substitutivas

Sistemas de Informações Gerenciais Rápida evolução TI é importante, mas não é tudo

A Organização e a Informação SI´s e a Estrutura Organizacional Ambiente Externo A Empresa Sistemas de Informação Governo Mercado Sociedade Administração Organização Tecnologia Hardware Software Redes

A Organização e a Informação A visão dos SI´s nos níveis organizacionais Visão estratégica do negócio e do posicionamento Apoio tático à tomada de decisão gerencial Apoio às operações (nível operacional) DADOS E INFORMAÇÕES DECISÕES

A Organização e a Informação O papel da informação nas organizações Importante para todos os departamentos Produtividade: custo, lucro e velocidade Muda o papel da gerência tática

Fases da gestão da informação Determinação das exigências Obtenção dos recursos Alocação dos insumos Utilização

Os Sistemas de Informação Conceitos básicos: Hardware Software Peopleware Redes

Os Sistemas de Informação Exemplo de operações dos SI’s na empresa Arquivos de pedidos Sistema de processamento de pedidos Dados de vendas RELATÓ-RIOS Arquivos de PRODUÇÃO Sistema de planejamento de insumos Dados de PRODUTOS Arquivos de contabilidade Sistema de livro-caixa Dados de despesas

O processo de tomada de decisão e os SGI’s RECURSOS: pessoas, informação, espaço, tempo, dinheiro DECISÕES: planejamento, organização, execução e direção, controle OBJETIVOS: resultados esperados

O processo de tomada de decisão e os SGI’s Etapas do processo decisório 1, Análise da situação ou problema 2. Padrões de desempenho e objetivo 3. Alternativas de solução 4. Escolha e implementação 5. Avaliação de resultados

BSC: Balanced Scorecard Conceitos básicos O BSC é uma forma de avaliar a empresa baseada em OUTROS INDICADORES, que não apenas os contábeis. Financeiros Mercado e clientes Processos Aprendizado e crescimento

BSC: Balanced Scorecard BSC e estratégia empresarial ESTRATÉGIAS são um conjunto de objetivos, políticas e normas que a empresa define para atuar no mercado O BSC pode ajudar a empresa a se posicionar melhor dentro da estratégia escolhida

BSC: Balanced Scorecard Os passos para o BSC POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO Definir como a empresa quer atuar no mercado através de uma visão MERCADO Comunicar-se com o mercado dentro do posicionamento almejado PLANEJAR A ATUAÇÃO Estabelecer processos e perseguir metas APRENDIZADO Criar um ambiente favorável à cultura do aprendizado

Rápida preparação em solo Tempo de repouso Partida pontual MAPA DA ESTRATÉGIA Financeiro Mercado Processos Aprendizado Menos aviões Mais clientes Rápida preparação em solo OBJETIVO: o que deve ser alcançado Tempo de repouso Partida pontual INDICADORES: como será medido e acompanhado 30 minutos 90% META: nível de desempenho e taaxa de melhoria necessária Programa de otimização da duração do ciclo INICIATIVA: programas de ação necessários para alcançar o objetivo Voo pontual Preços + baixos Rápida preparação em solo Alinhamento do pessoal de terra

BSC e suas perspectivas: visão e estratégia Para ter sucesso financeiro, como devemos nos mostrar aos acionistas? Financeira Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Para atingir nossa visão, como devemos nos mostrar ao mercado? Processos internos Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Em quais processos devemo ser excelentes? Processos internos Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Como buscar habilidades para mudar, melhorar e atingir nossa visão? Aprendizado e crescimento Objetivos Indicadores Metas Iniciativas

DÚVIDAS?

Para casa: Ler capítulos 11 e 12 do livro-texto referentes à esta aula.