Profa. Amábile Brugnaro Santos 1- Briefing
Briefing de Comunicação Chama-se Briefing às informações preliminares contendo todas as instruções que o cliente fornece à agência a fim de orientar seus trabalhos.
Modelo para Briefing. Levantamento de mercado: O QUE estamos vendendo? A QUEM estamos vendendo? ONDE estamos vendendo? QUANDO estamos vendendo? COMO estamos vendendo?
1.1. A EMPRESA; 1.2.HISTORICO; 1.3. ATUAÇÃO E ESTRUTURA FUNCIONAL; 1.4. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E COMUNICAÇÃO;
1.5. O PRODUTO /SERVIÇO Descrever todas as informações e até mesmo curiosidades sobre o produto: período de produção; Quantidades produzidas; Mercado onde é comercializado; Preços praticados;
1.6. ANÁLISE de MERCADO – sob a ótica das forças de macroambiente. 1.7. CONCORRENCIA 1.7.1. DIFERENCIAIS
1. 8.CONSUMO 1.8.1. CONSUMO NACIONAL 1.8.2.CONSUMO INTERNACIONAL 1.8.3.CONSUMO REGIONAL 1.9 PANORAMA ATUAL FATURAMENTO
ANÁLISE DAS FORÇAS DE MACROAMBIENTE ANÁLISE SWOT: PONTOS FORTES/FRACOS AMEAÇAS E OPORTUNIDADES CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR
Informações adicionais: Fatores externos que possam influenciar a situação; Existe uma linha de produtos novos? Qual é o pensamento do cliente em relação à fusão de marcas? Diversificação de produtos? O cliente já teve ou tem problemas com os clientes?