APERFEIÇOAMENTO DOS PROCESSOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Processo Finalístico Manutenção
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sistema de Informação Gerencial
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Porque Devemos nos Organizar por Processos?
CONSTRUÇAO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Evolução da Administração
Sistemas de Informação
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 06
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Repensando a Logística Pág. 55 a 82
Sistemas ERP: Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais) Prof. Claudio Benossi.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Gestão de Projetos.
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
Unidade X Reengenharia e Benchmarking
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Logística Empresarial GRUPO 19S
Qualidade na Manutenção
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Prof. MSc. Cláudio Cabral. É a transformação dos processos da empresa através do reexame da maneira de se trabalhar, da qualidade dos produtos e serviços.
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Processos Empresariais
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
COACHING EDUCATION.
Teoria Geral da Administração
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Seminário 05 Reengenharia
APERFEIÇOAMENTO DOS PROCESSOS
REENGENHARIA.
Gabriel Bastos Machado
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
Tipos de organização Prof. Paulo Barreto.
Práticas de gestão da inovação na empresa
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Teoria Geral da Administração
Equipe Prof. Henrique Freitas
Delegação, Centralização e Descentralização
Estratégia competitiva através da Cadeia de suprimentos
Reengenharia A ferramenta da folha de papel em branco
Balanced Scorecard.
Processos Administrativos Aula 1
Gestão de Pessoas.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira PROJETOS EM ADMINISTRAÇÃO
Planejamento e Estratégia
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Cadeia de Valor.
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
GESTÃO EMPRESARIAL.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Tecnologia da Informação
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
DOWNSIZING O Downsizing surgiu como um alternativa sustentável à reação mais violenta contra a burocracia exagerada: o enxugamento em massa de pessoal,
Transcrição da apresentação:

APERFEIÇOAMENTO DOS PROCESSOS PARTE 9 Capítulo 24 APERFEIÇOAMENTO DOS PROCESSOS Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva

PROCESSOS Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa sem um processo empresarial.

PROCESSOS Processo: Qualquer atividade (ou conjunto) que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. utilizam os recursos da organização para oferecer resultados objetivos aos clientes (Harrington, 1991).

PROCESSOS Mais formalmente, Grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes (Hammer e Champy, 1994).

PROCESSOS TI Conjunto de atividades ou ações Valor agregado Inputs Proporcionam vantagens competitivas

Antigos componentes são adaptados A definição dos processos é dinâmica Antigos componentes são adaptados Novos componentes são inseridos A empresa cresce O ambiente empresarial e tecnológico mudam http://serraneves.locaweb.com.br/ProcEmpres.ppt

Estrutura organizacional por processos Ortogonalidade Pesquisa de Mercado Depto de Compras Depto de Produção Depto de Distrib. Depto de Vendas Mkt Depto de Pós-Venda Protótipo Logística de Entrada Logística de Saída Vendas e Marketing Assistência Técnica Operações Entrada Elos http://serraneves.locaweb.com.br/ProcEmpres.ppt

Escopo do PDP http://www.fasc.com.br/ds/upload/upload/801Slides.ppt Aula até dia 28 de agosto http://www.fasc.com.br/ds/upload/upload/801Slides.ppt

Supply Chain Management Gestão da Cadeia de Suprimentos Customer Relationship Management Gestão da relação com o cliente Enterprise Resource Planning Planejamentode recursos empresariais Supplier Relationship Management Gestão de relações com fornecedores

REENGENHARIA “É o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam a alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade.”

REENGENHARIA FUNDAMENTAL Deve-se questionar tudo Por quê fazemos isto? O que deveríamos fazer no lugar disto?

REENGENHARIA RADICAL Tudo pode ser mudado DRÁSTICA Mudanças por saltos e não evolução PROCESSO Ênfase nos processos

POR QUE É NECESSÁRIA A REENGENHARIA? A concorrência e a necessidade de qualidade;   O poder do cliente; A velocidade das mudanças; A necessidade de redução de custos.

http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2005_Enegep0903_0477.pdf

TI: IMPACTOS E EXPLICAÇÕES EXPLICAÇÃO Automacional Diminuição do trabalho humano Informacional Captação on-line da informação sobre o processo Seqüencial Modifica a seqüência de processo, ou possibilita o parelelismo Acompanhamento Monitoramento rigoroso da situação do processo analítico Melhora a análise da informação e tomada de decisão

TI: IMPACTOS E EXPLICAÇÕES EXPLICAÇÃO Geográfico Coordenação dos processos à distância Integrativo Coordenação entre tarefas e processo Intelectual Captação e disseminação de bens intelectuais Desintermediação Eliminação de intermediários num processo Fonte: DAVENPORT, T.H. Reengenharia de processos: como inovar por meio da tecnologia

PRINCÍPIO BÁSICO DA REENGENHARIA O princípio básico da reengenharia é a organização do trabalho em torno dos processos.   PROCESSO “É uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, e inputs e outputs claramente identificados: uma estrutura para ação.” Thomas Davenport

TIPOS DE ATIVIDADES NUMA ORGANIZAÇÃO Aquelas que: Adicionam valor ao produto ou serviço;   Não adicionam valor (são necessárias) exemplo: coordenação e de controle.; São inúteis (não trazem vantagem) requeridas, por força do hábito, ou para satisfazer a pessoas que compõem a organização.

O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Um ponto importante da reengenharia é o uso intensivo da tecnologia da informação. TI – as unidades individuais autônomas, Organização desfruta da economia de escala propiciada pela centralização.

O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Trabalho mais diversificado, requerendo profissionais mais preparados e com conhecimentos mais abrangentes. Em compensação, será possível prestar melhores serviços com menos pessoas.  A tecnologia da informação permite não apenas que as formas de trabalho sejam aperfeiçoadas, mas principalmente a introdução de novas formas e novos processos de trabalho.

ETAPAS DA REENGENHARIA DE PROCESSOS Ponto de partida: seleção dos processos;   Apoio e participação do pessoal de topo; Repensar a empresa a partir do zero; Equipe de implantação; Metodologia de mudança.

CONDIÇÕES PARA UMA REENGENHARIA BEM SUCEDIDA Estabeleça uma meta agressiva de desempenho;   Destine de 20% a 50% do tempo do principal executivo ao projeto; Conduza uma revisão abrangente das necessidades do cliente, pontos de equilíbrio econômico e tendências do mercado; Indique um executivo de alto nível para ser responsável pela implantação; Faça um teste piloto abrangente do novo projeto.

QUATRO FORMAS DE FRACASSAR Indique para o projeto pessoas com desempenho médio;   Controle apenas os resultados finais do plano; Contemporize em favor do status quo; Não dê importância às comunicações.

Características da Reengenharia Onde estavam anteriormente Foco no cliente Trabalhos do Peter Drucker Qualidade Total Organização por processo Organização e Métodos Ampliação do trabalho Uso da Telemática Análise de sistemas Informações gerenciais Líder do processo Estrutura matricial (só projetos com prazo) Pensar a empresa a partir do zero Orçamento-base-zero Mudança radical da organização Desenvolvimento organizacional

MÉRITOS E PROBLEMAS DA REENGENHARIA Definição do “dono” (responsável pelo processo, que pode ser um processo permanente); Esforço metodológico para juntar conceitos existentes e aplicá-los de forma coerente e consistente; Sinalização da importância das atividades que agregam valor ao produto e que devem ser privilegiadas.   DEFEITOS: Diminuição da lealdade e do compromisso dos empregados em relação às empresas; Riscos de aplicação inadequada do processo, causando desconfianças não só no método como na própria empresa.

RESULTADOS DAS REFORMULAÇÕES A reorganização dos trabalhos em torno dos processos produz várias conseqüências: eliminação de passagens de tarefas de um órgão e de uma pessoa para outra, com diminuição de erros, atrasos e reparos; maior necessidade de delegar decisões aos níveis de execução, isto é, maior descentralização; maior necessidade de qualificação do pessoal. Isto pode requerer retreinamento e, às vezes, necessidade de outras pessoas para executar o trabalho. A tendência é no sentido de se implantarem serviços mais complexos após a reengenharia, mas também mais desafiadores e mais gratificantes do ponto de vista profissional e pessoal. Substituem-se trabalhos simples que requerem muitas coordenações e geram processos complexos por trabalhos mais complexos que requerem menos coordenações e geram processos mais simples.

CRÍTICA DE HILMER E DONALDSON A reengenharia foi a mais significativa boa/má notícia dos últimos 100 anos. A parte boa é que ajudou as organizações a ver o quão ineficientes eram e a redesenhar os processos para melhorá-los. A má notícia é que destruiu lealdade e o compromisso. Em longo prazo, são fatores mais importantes do que a reengenharia dos processos... A reengenharia propiciou o surgimento de um ambiente no qual o comprometimento das pessoas com as companhias caiu. E muitas organizações incentivam a idéia de que você não vai estar trabalhando lá nos próximos cinco anos. Quanta estupidez! Que tipo de comprometimento um funcionário vai ter comigo, se afirmo que daqui a cinco anos ele não vai estar mais empregado? Com o sucesso de quem estará comprometido? Não o da companhia, mas apenas o seu próprio.

DOWNSIZING Reduzir o tamanho de uma organização, especialmente pela redução planejada do número de empregados e de níveis hierárquicos, para reduzir custos e aumentar a flexibilidade e adaptabilidade da organização. Este procedimento pode trazer vantagens em relação a este objetivo, mas, se o processo for levado a extremos, pode causar problemas com a perda do espírito de equipe e da “memória” da organização, isto é, perda de pessoal experiente, que domina o “know-how” e o conhecimento do negócio.