Novos Modelos de Empresa

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Novos Modelos de Empresa Energia COSAN Andre Borba Cibeli Salvador Diogo Oishi Fabio Guarachi Livia Lamounier Monique Chiarelli Luis Napolitano Ricardo Senhor 2010

Fatores-chaves do setor escolhido - PRESENCIAIS Fatores –chaves a. CLIENTELA Poucos clientes, compras em grandes volumes e grande poder de negociação, entre eles podemos citar: Petrobras, Shell, Esso, Texaco, Ipiranga entre outros. b. AMBIENTE SOCIAL Pressão social em busca de energias sustentáveis. Incentivo do governo, normas e padrões ISO. c. AMBIENTE TECNOLÓGICO O setor é composto por fontes de energia renováveis e não renováveis, entre elas, energia hidrelétrica, biomassa, energia eólica, energia solar, petróleo, gás, carvão e energia nuclear. Tendências: Produção de energias limpas, utilização de biogás, biocombustíveis. d. AMBIENTE JURÍDICO Metas crescentes e obrigatórias para a mistura do etanol na gasolina. e. CONCORRÊNCIA Mudanças na estrutura de mercado (fusões, aquisições e incorporações). Economias de escala: redução dos custos unitários de produção devido ao aumento da quantidade produzida em consequência, os custos iniciais das empresas entrantes em busca de competitividade aumentaram. f. AMBIENTE ECONÔMICO O lançamento dos carros flex, em 2003. g. AMBIENTE POLÍTICO Orientação e intervenção do governo em decisões de produção, distribuição e comercialização de energia e barreiras comerciais ao biocombustível brasileiro. h. AMBIENTE FÍSICO O Brasil é o maior produtor mundial de etanol, com um volume estimado em 45,4 bilhões de litros para 2010.

Características e tendências do ambiente operacional do setor escolhido A – Clientela B – Concorrência C – Econômico D – Tecnológico E – Social F – Político G – Jurídico H – Físico E B G F

Análise das 5 forças de Porter Concorrência de preços; Proteção governamental a cluster de empresas; Acesso aos canais de distribuição; Economia de escala. Necessidade de capital; Custos de mudança; RIVALIDADE Variação do preço pode levar à substituição do produto; AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES Novas tecnologias: milho, capim elefante, outros. Relação custo-benefício; PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS CLIENTES Produtos não são diferenciados, fácil troca de fornecedor; Concentração das redes compradoras. Baixa margem de lucro do comprador; Comprador tem acesso a toda informação sobre a demanda. PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES Ausência de produtos substitutos - Entressafra da cana; Concentração da indústria; Qualidade do insumo. AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS Concorrência de preços; • Ingresso de novos produtos; • Batalhas de publicidade; • Aprimoramento dos serviços prestados aos clientes;

FRAQUEZAS OPORTUNIDADES Análise SWOT FORÇAS Baixos custos de produção e elevada produtividade; Liderança no mercado; Plataforma integrada; Abordagem comercial inovadora; Relações comerciais estratégicas; Flexibilidade de produção. FRAQUEZAS Limitações das economias de escala; Vantagens competitivas limitadas; Sensibilidade ao preço do açúcar e etanol AMEAÇAS Ciclicidade e volatilidade do preço e da demanda do etanol e do açúcar; Correlação entre o preço do etanol e do petróleo; Aumento da concorrência por aquisições; Taxas de importação. OPORTUNIDADES Aumento da demanda por etanol; Abandono de mercado; Mercado externo; Crescimento a partir de aquisições.

Novos Modelos de Empresa Energia COSAN Obrigado 2010