Teorias e Práticas Psicoterápicas Frederico M R Pinheiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
Advertisements

Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
A Formulação de Caso.
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
PERCEPÇÕES.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Competência Interpessoal
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
AS EMOÇÕES.
Comportamento Organizacional
PERSONALIDADE.
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
O que é Aprendizagem?.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
PSICANÁLISE.
Livro: Estratégias de leitura
Bandura e a Aprendizagem Observacional. Biografia  1925: 04 de Dezembro em Mundare no Canadá, nasce Albert Bandura. Estudou em uma escola simples até.
Terapia cognitivo comportamental
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Cultura.
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Cognição Social.
CRENÇAS INTERMEDIÁRIAS
Teorias e Práticas Psicoterápicas Frederico M R Pinheiro.
Cláudio Jerônimo da Silva
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
O homem, ser sociocultural
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Teorias e Práticas Psicoterápicas Frederico M R Pinheiro
Cognitivo-Comportamental
EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 2 – Afeto e Cognição
Teorias e Práticas Psicoterápicas Frederico M R Pinheiro
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Conceitualização (Conceituação) Cognitiva
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
MITOS E CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS SOBRE A TERAPIA COGNITIVA
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
PRIMEIRA SEMANA Identificar e reconhecer conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento. Espera-se que você seja capaz de diferenciar o pensamento.
Pedagogia – Modalidade EAD
Cognição nas organizações
Educação e clientela escolar
Estratégias Cognitivas
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
Perspectiva do Desenvolvimento Profa. : Fernanda Vaz Hartmann.
 Todos temos uma personalidade: patrimônio mais importante;  Por mais da metade da história da Psicologia como ciência, os psicólogos deram pouca atenção.
A gênese do litígio: Causas e características dos conflitos
CONSTRUTIVISMO Profª Lina Sue Matsumoto
A IDENTIDADE.
Capítulo 7 Direção.
FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
PERÍODO: SEGUNDO PROFESSOR: ALISSON KLAM
Conceitualização Cognitiva
Redes Sociais e Sistemas Multiagentes
Programação em Scratch
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Identificando e modificando crenças intermediárias
Carolina Gonçalves Gabriela Cervo Gilberto Marques Mirelle Paula 1 Lavras – MG 2011.
Aprendizagem da matemática
ALLEGRO MODERATO. FLASHBULB São as lembranças relacionadas a um fato marcante na vida das pessoas. As emoções servem para facilitar o processo de memorização.
Conceituação Cognitiva
A Crianças em Desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Teorias e Práticas Psicoterápicas Frederico M R Pinheiro

Esquemas cognitivos As teorias dos esquemas propõem que o conhecimento é codificado através de representações amplas e genéricas. Essas representações são construídas através da aprendizagem de padrões subjacentes que se repetem na experiência individual. A representação desses padrões gerais permite a antecipação de elementos em um caso particular. Assim, os esquemas agem como sistema de detecção de padrões, que uma vez evocados, guiam a cognição no reconhecimento e compreensão de novos casos.

Esquemas na clínica As nossas primeiras experiências na infância e adolescência moldam a representação (esquemas cognitivos) que temos do mundo e de nós mesmos. As situações especificas são decodificadas ou compreendidas através dos esquemas cognitivos. Diante das situações temos pensamentos avaliativos que emergem e esvanece rapidamente na nossa consciência chamados pensamentos automáticos (PAs)

Pensamentos Automáticos Os PAs influenciam diretamente nossas emoções e comportamentos

Estrutura Cognitiva

Crença Central São os esquemas mais fundamentais e profundos. São globais, rígidos e supergeneralizados. Podem estar desativados por um período.

Crenças Intermediárias São estratégias cognitivas criadas para lidar com as crenças centrais. São formadas de atitudes, regras e suposições.