UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PLANO DE NEGÓCIO EM.

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PLANO DE NEGÓCIO: Equipe: Prof. Orientador: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PLANO DE NEGÓCIO EM TECNOLOGIA PARA A EMPRESA BALCÃO DIGITAL Trabalho de Projeto Final de Curso II apresentado à Universidade Católica de Goiás, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Computação e Bacharel em Ciência da Computação. Leandro dos Santos Pereira Luciano Guimarães Rocha

A EMPRESA BALCÃO DIGITAL Estrutura técnico-administrativa  Gerência Administrativa  Equipe de Marketing  Equipe de Desenvolvimento  Equipe de Atendimento  Equipe de Vendas

VISÃO “Em dois anos, a Balcão Digital irá ser a segunda principal empresa no Brasil prestando serviços de intermediação de negócios via web.”

MISSÃO “Auxiliar as pessoas a divulgar e negociar os produtos e serviços de seus interesses, via web, através de acesso amigável e serviços eficientes.”

ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO Estratégias imediatas Estratégias futuras

ESTRATÉGIAS IMEDIATAS Utilização de software livre Capacitação técnica dos envolvidos Aquisição de equipamentos e serviços Confecção dos módulos principais Aquisição financeira Realizar parcerias

ESTRATÉGIAS FUTURAS Manter quadro de funcionários Estar atenta às novidades Incentivar a competitividade Desenvolver serviços extras

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Cadastro de usuários  Divulgar novidades e promoções  Realizar estudos dos perfis de usuários

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Publicação de anúncios  Venda direta  Leilão

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Busca de anúncios  Relatório sintético  Relatório analítico

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Reputação dos usuários  Avaliação entre usuários  Incentivo de competitividade

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Fórum de debates  Opiniões pessoais  Marcas, produtos e serviços

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Atendimento aos usuários  Solucionar dúvidas e sugestões  Bate-papo, ou telefone

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS “Balcão de negócios”  Loja virtual do usuário  Controle financeiro em meio virtual

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS “Valor Checado”  Intermediação do negócio  Balcão Digital assegura a transação

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Veiculação de mídia  Publicação de banners  Troca de banners

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Destacamento de anúncios  Página principal  Categoria  Tipo de produto

Serviços oferecidosUnidadePreço Fórum de Debates Pesquisa de opiniões publicadas-Gratuito Publicar opinião-Gratuito Ferramenta de Anúncios Publicar um anúncio15 diasGratuito Pesquisar anúncios publicados-Gratuito Suporte online e telefônico ao usuário-Gratuito Destaque de anúncio (página principal)15 diasR$ 20,00 Destaque de anúncio (categoria)15 diasR$ 15,00 Destaque de anúncio (busca de produto - tipo 1)15 diasR$ 10,00 Destaque de anúncio (busca de produto - tipo 2)15 diasR$ 5,00 Publicação de Banners Full Banner (topo)1.000 impressõesR$ 25,00 Full Banner (rodapé)1.000 impressõesR$ 17,00 Full Banner (expansível)1.000 impressõesR$ 28,00 Sky (lateral na página principal))1.000 impressõesR$ 23,00 Half (busca de produto/busca no fórum)1.000 impressõesR$ 50,00 Full Banner (descrição de produto/tópico do forum)1.000 impressõesR$ 70,00 TABELA DE PREÇOS

ANÁLISE DE MERCADO

Fonte: Grupo de Pesquisas e-bit ( Pesquisas de Janeiro de 2001 a Dezembro de 2006

ANÁLISE DE MERCADO

PLATAFORMA TECNOLÓGICA JSP – Java Server Pages Banco de Dados MySQL HTML, CSS e Tableless Javascript AJAX Servidor Linux Desenvolvimento em plataforma Windows

PLATAFORMA TECNOLÓGICA Exemplos da utilização do na Web:

PLATAFORMA TECNOLÓGICA Exemplos da utilização do na Web:

RESULTADOS FINANCEIROS Fatos que apoiaram as projeções de gastos com ações de marketing e receitas:  O ML (Mercado Livre) atua em praticamente todo o mercado de intermediação de negócios via web  O ML possui uma média de 1 milhão de anúncios  O CTR atual médio é de 1% para bons posicionamentos  O ML se constitui de 40% de vendedores profissionais e 60% de vendedores amadores  Os anúncios no ML, assim como será no Balcão Digital, duram em média 15 dias

RESULTADOS FINANCEIROS Com base nos fatos e estabelecendo a meta de movimentar, em 2 anos, 5% da quantidade atual de anúncios que o ML possui:  Deverão ser atingidos anunciantes por mês  O gasto mensal com ações de marketing deverá ser de R$ ,00  Espera-se um crescimento médio mensal da receita de R$ ,00, a partir do 3º mês de funcionamento

RESULTADOS FINANCEIROS Investimentos iniciais necessários ÁreaTOTAL Obras civis $ 500,00 Instalações $ 1.060,00 Equipamentos $ ,00 Máquinas $ 3.678,00 Móveis e utensílios $ 4.965,00 Despesas pré-operacionais $ 1.200,00 Compras (estoque inicial) $ 105,00 Software $ 8.594,00 TOTAL$ ,00

RESULTADOS FINANCEIROS O ponto de equilíbrio ocorre no 5º mês de funcionamento O montante necessário para se utilizar como capital de giro até o ponto de equilíbrio é de R$ ,00 Investimento inicial + capital de giro = R$ ,00 Empréstimo  2% de juros ao mês  12 meses de carência  12 meses para amortizá-lo

RESULTADOS FINANCEIROS Projeção esperada de Entradas e Saídas Fluxo de Caixa: Ano I : R$ ,63 Ano II: R$ ,42

RESULTADOS FINANCEIROS Pay Back (tempo de retorno) = 6 meses Atratividade mínima definida em 200% ao ano TIR (Taxa Interna de Retorno) = 1.795,25% ao ano

FIM DA APRESENTAÇÃO