Administração Mercadológica PLT AULA 5 PLT Capítulo Composto de Marketing
“Entender e Atender o Mercado” O que é Marketing? “Entender e Atender o Mercado”
MARKETING Satisfação das necessidades dos clientes; Se um profissional de marketing fizer um bom trabalho de identificação dessas necessidades, desenvolver produtos de valor superior, definir bem seus preços e condições de pagamento, fizer uma boa distribuição e promoção, estes produtos serão vendidos com muita facilidade.
Administração de Marketing É mais do que uma forma de sentir o mercado e adaptar produtos ou serviços - é um compromisso com a busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas ... Cobra, 1995, p. 29. Administrar sob a ótica do marketing e estar a frente, garantindo o futuro com as ações do presente.
Áreas Funcionais Pessoas
Matriz de Competência
Gerenciamento de Marketing
GMKT Os 4 As e os 4 Cs
MIX DE MARKETING (4 Ps) Municípios Candidatos Regiões Atributos Tarifas Impostos Barreiras Isenções Produto Preço Imagem Proposta de Valor Benefícios Comunicação Posicionamento Logística Infraestrutura Sistema Viário Rodovias Público Alvo Promoção Praça (Distribuição)
MIX DE MARKETING OBJETIVO Produzir a resposta desejada em um determinado mercado-alvo. Do ponto de vista do consumidor cada ferramenta de marketing é criada para oferecer um benefício ao cliente.
DÚVIDAS 13
Organizacionais Ambientes
Microambiente de marketing
Macroambiente de Marketing
ICEBERG
MARKETING Conceitos subtilizados: muitos consideram-no apenas como propaganda ou promoção de vendas; Vendas e propaganda são apenas “pontas do iceberg”em marketing (Kotler, 1998 : 3).
ICEBERG CHAMADO MARKETING Promoção de Vendas Propaganda Merchandising Sistemas de Informação e Pesquisa de Mercado Logística empresarial Planejamento Estratégico em Marketing Estratégia de Produto Posicionamento de mercado Estratégia de Preço
DÚVIDAS 20
ATÉ A PRÓXIMA AULA... Cap. 6 (Planejamento Estratégico de Marketing)