Publicidade e Propaganda Carlos Freire – 2014.2
A fabricação de uma campanha publicitária (continuação) Publicidade e Propaganda A fabricação de uma campanha publicitária (continuação) Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Elaborado o briefing o Atendimento marca uma reunião rápida com o cliente para validação da proposta. Isso feito, agenda na agência uma reunião com a área de planejamento para elaboração da estratégia de campanha; Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Nessa reunião é apresentado o briefing, devidamente validado pelo cliente, e são discutidos os detalhes do mesmo. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda O profissional de planejamento irá proceder, então, o levantamento de informações complementares para proposição de uma estratégia de comunicação e tática de campanha. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Informações complementares: Mercado de cremes para cabelos ruivos: Mensuração do mercado; Distribuição geográfica; Evolução Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Concorrência: Principais concorrentes; “Share” empresa x concorrentes; Intensidade concorrrência; Ações de mídia; Preços; Matriz de Comparação. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Preço + Matriz de Comparação + - Qualidade Cabelos ao Vento - Concorrente 1 Carlos Freire - 2014-2 Concorrente 2
Publicidade e Propaganda Público Alvo: Dados demográficos; Faixa etária, classe social, renda, localização Dados Psicográficos; Estilo de vida, hábitos, comportamento de compra etc Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda De posse destes dados o Planejamento convoca uma Reunião de Briefing, da qual participarão todos os setores da agência: Administrativo, Atendimento, Planejamento, Criação, Tráfego, RTVC, Produção Gráfica, Mídia. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Nessa reunião é apresentado o Briefing e também os dados levantados pelo setor de Planejamento. Todos discutem as informações, fazem questionamentos, tiram dúvidas. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda O primeiro passo é a busca do Conceito de Campanha a ser adotado. Inicia-se o “brainstorming” em que todos apresentam sugestões de conceito que vão sendo anotadas pelo profissional de planejamento. Nenhuma proposta é descartada “a priori”. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Terminado o processo de sugestões de conceitos, inicia-se a etapa de seleção das propostas apresentadas; Nessa etapa são eliminadas as propostas consideradas inadequadas, inviáveis, absurdas etc O ideal é terminar com algo entre 3 e 5 propostas. Com as propostas selecionadas faz-se uma votação e escolhe-se o conceito de campanha. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Definido o conceito procura-se definir o objetivo da campanha. Como o produto é visto hoje e como deverá ser visto após a realização da campanha? O quê as pessoas do público alvo pensam sobre o produto hoje e o que deverão pensar após a campanha? Com isso define-se o aonde se quer chegar. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Prospecção Problema Marketing Briefing Prospect Cliente Problema Comunicação Segmento 1 M E R C A D O Prospect Prospect Problema Marketing Segmento 2 Prospect Briefing Cliente Problema Comunicação Prospect Segmento 3 Problema Marketing Prospect Cliente Briefing Prospect Problema Comunicação Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Reunião de Briefing P l ane j amen t o Briefing de Campanha Planejamento AGÊNC I A Atendimento Reunião de Briefing Criação Briefing Tráfego RTVC Reunião de Briefing Briefing Mídia Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Os 2 grupos irão trabalhar com o briefing elaborado na última aula, Uninorte, e realizar: Levantamento de dados complementares; Brainstorming de conceito Definição de conceito Objetivo de campanha Resposta às questões chave. Carlos Freire - 2014-2