ADAPTAÇÃO DO MARKETING À NOVA ECONOMIA OS NOVOS PROPULSORES DA NOVA ECONOMIA DIGITALIZAÇÃO E CONECTIVIDADE Intranet, extranet, redes. DESINTERMEDIAÇÃO E REINTERMEDIAÇÃO Varejistas - venda direta Digitalização, ações – home brokers Varejistas – e-varejistas On line – off line CUSTOMIZAÇÃO E CUSTOMERIZAÇÃO Costumização operacional – customização do marketing Dificuldade de customização para produtos complexos ABRANGENCIA DO SETOR CASO: KODAK
ADAPTAÇÃO DO MARKETING À NOVA ECONOMIA VELHA ECONOMIA FOCO NOVA ECONOMIA UNIDADES DE PRODUTO SEGMENTOS DE CLIENTE TRANSAÇÕES TEMPO DE VIDA CLIENTE RESULTADOS FINANCEIROS RESULTADOS DE MKT ACIONISTAS INTERESSES DA EMPRESA MKT RESPONSÁVEL MKT TODOS PELO MARKETING CRIAR MARCAS C/ PROPAGANDA CRIAR MARCAS DESEMP. AQUISIÇÃO DE CLIENTES RETENÇÃO DE CLIENTES PROMETER DEMAIS/ENTREGAR PROMETER MENOS/MAIS MENOS
ADAPTAÇÃO DO MARKETING À NOVA ECONOMIA DOMÍNIOS DA INTERNET: B2C Empresa – consumidor A favor: comodidade, custo mais baixo,comparação de preços, informações Contra: tocar o produto, examinar B2B 15 X maior que b2c Pregao eletronico C2C Redes sociais Blogs Pressão sobre produtos indiferenciados C2B Vendas on line
ADAPTAÇÃO DO MARKETING À NOVA ECONOMIA CONSTRUÇÃO DE MODELO DE LUCRO E RECEITA PUBLICIDADE: anúncio PATROCÍNIO: patrocinador de conteúdo ALIANÇA: convite à parceiros ASSINANTES E MEMBROS PERFIL: venda de mailing list VENDA DE SERVIÇO E PRODUTO: sites de leilão PESQUISA E INFORMAÇÕES: receita de venda de informações REFERÊNCIA: encaminhamento de consumidores para outros sites MARKETING DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE Agregar valor, banco de dados, mailing list, customização, individualização, retençao