FASCÍCULO 5.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Advertisements

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O USO DO LIXO PARA DESENVOLVER O RACIOCIONIO EM MATEMÁTICA
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
O Aluno a Distância.
O QUE SABER - AVALIAÇÃO FÍSICA
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
“Explorando grandezas e medidas: Experiências práticas”
Parâmetros Curriculares Nacionais
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Percepção do Espaço Pela Criança
Curso de Pedagogia Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.

A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
HÁBITOS DA MENTE.
SILVANA BERBEL FERNANDES
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Ensino Médio e Educação Profissional
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MATEMÁTICA E CULTURA: Decimais, Medidas e Sistema Monetário
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen
Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Odilei Avelino dos Santos
Prof. José Roberto Medina
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Inês Barbosa de Oliveira
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Registro do jogo de TRILHA
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ESTUDO DO MEIO.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
PROJETO HERBÁRIO ESCOLAR
Sequência Didática Adição até o número 20
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Bloco 3: GRANDEZAS E MEDIDAS
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
Funções: conceitos iniciais – variação de grandezas
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
MAPA DE HABILIDADES.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
 Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande.  Faz-se necessário uma intervenção.
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

FASCÍCULO 5

Grandezas e Medidas no Ensino Fundamental - P. 8 Os Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) indicam Grandezas e Medidas como um bloco de conteúdos para a Matemática na Educação Infantil para crianças de quatro a seis anos e, no Ensino Fundamental, desde os primeiros anos de escolarização, tendo em vista que esse conteúdo é importante, pois está vinculado ao cotidiano do aluno.

O que você já mediu hoje? P. 9 a temperatura de uma criança; pesaram os legumes no supermercado; mediram sua pressão arterial; quanto receberão pelas horas extras trabalhadas; quanto irão pagar de juros na prestação atrasada. PELAS RESPOSTAS PODE-SE NOTAR QUE GRANDEZAS E MEDIDAS SÃO FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA QUE OS ALUNOS SE APROPRIEM DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO.

Grandezas e Medidas: ferramentas necessárias para apropriação do conhecimento científico- -tecnológico p.9 Atividades que envolvem medidas: Observação do tamanho dos objetos, pesos, volumes, temperaturas, diferentes e outras. São os pais, professores e adultos ou crianças mais velhas que demarcam essas diferenças: maior que, menor que, mais longe, mais perto, mais quente, mais frio, etc.

A construção de novos significados A partir dessas práticas adquiridas da convivência social das crianças, deve a professor (a) propor situações-problema, visando à ampliação, ao aprofundamento de seus conhecimentos e a construção de novos significados.

Um exemplo simples é a preparação de um alimento Um exemplo simples é a preparação de um alimento. Essa atividade possibilita um importante trabalho, envolvendo diferentes unidades de medida como o tempo de cozimento e a quantidade dos ingredientes: litro, quilograma, colher, xícara, pitada, etc.

Mas o que significa medir? Medir significa comparar grandezas de mesma natureza. No processo de medição, alguns aspectos devem ser considerados: É necessário escolher uma unidade adequada, comparar essa unidade com o objeto que se deseja medir e contar o número de unidades que foram utilizadas;

A unidade escolhida arbitrariamente deve ser da mesma natureza do atributo que se deseja medir, e deve-se levar em conta o tamanho do objeto a ser medido e a precisão que se pretende alcançar nessa medição. Quanto maior o tamanho da unidade, menor é o número de vezes que a utilizamos para medir um objeto.

Hoje nas escolas... De acordo com os PCN’s – Matemática (1997, 101), “levar os alunos a perceberem que os números naturais, já conhecidos, são insuficientes para resolver determinados problemas”. Atividades envolvendo grandezas e medidas não só de comprimento, mas também de massa, de capacidade, de tempo e de temperatura, devem ser amplamente apresentadas às crianças.