SÓCIO-INTERACIONISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Educação Estatística e Probabilística
As visões desenvolvimento e aprendizagem
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
O Início da Comunicação
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Vídeo Educar – Rubem Alves
Avaliação da Aprendizagem Uma Nova Prática Implica Nova Visão do Ensino Léa Depresbiteris.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Liliani Lecco Dettogni
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
TEORIA DA ATIVIDADE Um dos aspectos da concepção Histórico – Cultural de Aprendizagem (a Teoria da Atividade), a partir dos estudos de Leontiev (discípulo),
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Concepções de Aprendizagem.
Ajude – me!!.
As ações desencadeadas pelo sujeito
Dia do Meio-Ambiente Dom Bosco Batel
EDUCAÇÃO DIFERENTES OLHARES.
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
Conceitos de aprendizagem
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação GEPFICA-Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização Pacto Nacional.
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Questões introdutórias
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
Maria Luiza C. E. Programa de Formação de Professores
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Está sujeita a três elementos fundamentais:
A relação Professor/ Aluno
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Caderno 4 4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
1.Contribuições de Piaget para a educação.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Docência universitária: repensando a aula
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
Aprendendo a Dança da Vida
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação
Psicologia da Educação
A pré história da linguagem escrita
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Roni Ivan Rocha de Oliveira Maria Luíza de Araújo Gastal
Transcrição da apresentação:

SÓCIO-INTERACIONISMO “CONTEXTO SOCIAL É O LUGAR ONDE SE DÁ A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MEDIADO.”

CONHECIMENTO POTENCIAL ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL APRENDIZAGEM CONHECIMENTO POTENCIAL ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL CONHECIMENTO REAL POTENCIALIDADE DE APRENDER PROCESSO DE APRENDIZAGEM O ALUNO JÁ SABE E FAZ SOZINHO

O PAPEL DAS INTERAÇÕES AVALIAR O QUE O SUJEITO PODE FAZER SOZINHO. OBSERVAR O QUE O SUJEITO FAZ COM A AJUDA DO OUTRO. O NÍVEL DE RIQUEZAS E DIVERSIDADES DAS INTERAÇÕES DETERMINARÁ O POTENCIAL ATINGIDO.

EDUCADOR ASSOCIAR O QUE O APRENDIZ SABE A UMA LINGUAGEM CULTA OU CIENTÍFICA. INTEGRÁ-LO HISTÓRICA E SOCIALMENTE NO MUNDO. INTEGRÁ-LO INTELECTUALMENTE EM SEU ESPAÇO VITAL.

ACONTECENDO A APRENDIZAGEM AQUISIÇÃO DE MUITAS CAPACIDADES PARA PENSAR SOBRE VÁRIAS COISAS. CONSTRUIR O CONHECIMENTO A PARTIR DO ATO DE PENSAR. SE REALIZA NA INTERAÇÃO COM O OUTRO. PROVOCA VÁRIOS PROCESSOSINTERNOS DE DESENVOLVIMENTO MENTAL; TOMANDO CORPO SOMENTE QUANDO O SUJEITO INTERAGE COM OBJETOS E SUJEITO EM COOPERAÇÃO.

TRANSFORMAÇÃO DE PROCESSOS O processo interpessoal é transformado num processo intrapessoal. As funções no desenvolvimento da criança aparecem duas vezes no ciclo do desenvolvimento humano: primeiro, no nível social, e, depois, no nível individual; Primeiro, entre pessoas (interpsicológica), e, depois, no interior da criança (intrapsicológica).

O INDIVÍDUO O INDIVÍDUO NÃO É UMA CÓPIA DO EXTERNO EVOLUI INTELECTUALMENTE NA INTERAÇÃO CONSTANTE E ININTERRUPTA ENTRE PROCESSOS INTERNOS E INFLUÊNCIAS NO MUNDO SOCIAL. O JEITO DE CADA UM APRENDER O MUNDO É INDIVIDUAL. CONCEITOS ESPONTÂNEOS EVOLUAM EM CONCEITOS CIENTÍFICOS. QUANTO MAIS REFLETE, MAIS SE TORNA CONSCIENTE, COMPROMETIDO E TRANSFORMADOR DA REALIDADE

SALAS DE AULA TRADICIONAIS X SÓCIO-INTERACIONISTA CURRICULO X

SALAS DE AULA TRADICIONAIS X SÓCIO-INTERACIONISTA SEGUIMENTO DO CURRÍCULO X

SALAS DE AULA TRADICIONAIS X SÓCIO-INTERACIONISTA ATIVIDADES X

SALAS DE AULA TRADICIONAIS X SÓCIO-INTERACIONISTA ESTUDANTES X

SALAS DE AULA TRADICIONAIS X SÓCIO-INTERACIONISTA PROFESSORES X

SALAS DE AULA TRADICIONAIS X SÓCIO-INTERACIONISTA RESPOSTAS X

SALAS DE AULA TRADICIONAIS X SÓCIO-INTERACIONISTA AVALIAÇÕES X

SALAS DE AULA TRADICIONAIS X SÓCIO-INTERACIONISTA ESTUDANTES X