UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
A Política Curricular e o Currículo Prescrito.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Currículo e Formação Docente
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Planejamento geral de um curso
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Tecnologia e Educação.
Licenciatura em Pedagogia a Distância
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Magistra – Curso Tecnologia da Informação
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Currículo como organização social
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Laboratório de Aprendizagem
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
O Currículo Modelado pelos professores
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Prática como Componente Curricular
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Concepções em Educação Matemática
Repensando prática docente e discente do CEP na busca da qualidade da aprendizagem de todos os alunos, considerando as condições sócio – econômica e cultural.
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
EE Profª Rosina Frazatto dos Santos 07/07/ /07/2010 “ SEJAM BEM-VINDOS(AS) ”
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
A Didática das Ciências Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação - USP.
Currículos e Programas
Saberes docentes.
Transcrição da apresentação:

UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA O CURRÍCULO UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA J. GIMENO SACRISTÁN

Aproximação ao conceito de currículo capítulo Discentes: Carine Danielle Fabiana Silva Jamyle Braga Janmile Almeida Thalita Tamires Wiliane Docente: Poliana Mascarenhas

Aproximação ao conceito de currículo capítulo “O currículo não é um conceito, mas uma construção cultural. Isto é, não se trata de um conceito abstrato que tenha algum tipo de existência fora e previamente à experiência humana. É, antes, um modo de organizar uma série de práticas educativas.” (GRUNDY, 1987)

“Não podemos esquecer que o currículo supõe a concretização dos fins sociais e culturais, de socialização, que se atribui à educação escolarizada, ou de ajuda ao desenvolvimento, de estímulo, e cenário do mesmo, o reflexo de um modelo educativo determinado, pelo que necessariamente tem de ser um tema controvertido e ideológico, de difícil concretização num modelo ou proposição simples.” (SACRISTÁN, 2000, p.15)

“Quando definimos o currículo estamos descrevendo a concretização da própria escola e a forma particular de enfocá-las num momento histórico e social determinado, para um nível ou modalidade de educação, numa trama institucional, etc.” (SACRISTÁN, 2000, p.15)

“... o currículo é a forma de ter acesso ao conhecimento, não podendo esgotar seu significado em algo estático, mas através das condições em que se realiza e se converte numa forma particular de entrar em contato com a cultura” (McNeil, 1983)

“Analisar currículos concretos significa estudá-los no contexto em que se configuram e através do qual se expressam em práticas educativas e em resultados.” (SACRISTÁN, 2000, p.15)

“As reformas curriculares nos sistemas educativos desenvolvidos obedecem pretensamente à lógica que através delas se realiza uma melhor adequação entre os currículos e as finalidades da instituição escolar, ou a de que com elas se pode dar uma resposta mais adequada à melhora das oportunidades dos alunos e dos grupos sociais.” (SACRISTÁN, 2000, p.18)

“Quando se fala de currículo como seleção particular de cultura, vem em seguida à mente a imagem de uma relação de conteúdos intelectuais a serem aprendidos, pertencentes a diferentes âmbitos da ciência, das humanidades, das ciências sociais, das artes, da tecnologia, etc.” (SACRISTÁN, 2000, p.18)

“O conteúdo é condição lógica do ensino, e o currículo, é antes de mais nada a seleção cultural estruturada sob chaves psicopedagógicas dessa cultura que se oferece como projeto para a instituição escolar.” (SACRISTÁN, 2000, p.19)

“Uma escola ‘sem conteúdos’ culturais é uma proposta irreal, além de descomprometida” (SACRISTÁN, 2000, p.19)

“A relação de determinação sociedade-cultura-currículo-prática explica que a atualidade do currículo se veja estimulada nos momentos de mudanças nos sistemas educativos, como reflexo da pressão que a instituição escolar sofre desde diversas frentes, para que adapte seus conteúdos à própria evolução cultural e econômica da sociedade.” (SACRISTÁN, 2000, p.20)

O CURRÍCULO: CRUZAMENTO DE PRÁTICAS DIVERSAS “Os conteúdos curriculares não podem ser indiferentes ao contexto nos quais se configuram”

O currículo modela-se dentro de um sistema escolar concreto.

O significado do currículo é dado pelos próprios contextos em que se insere: Contexto de aula; Contexto pessoal e social; Contexto histórico escolar; Contexto político.

Subsistemas nos quais se expressam práticas relacionadas com o currículo. O âmbito das atividades político-administrativa. O subsistema de participação e de controle. A ordenação do sistema educativo. O sistema de produção de meios. Os âmbitos de criação culturais , científicos, etc. Subsistemas técnico-pedagógico: formadores, especialistas e pesquisadores em educação. O subsistema de inovação. O subsistema prático-pedagógico.

Toda a prática pedagógica gravita em torno do currículo. O currículo é o cruzamento de práticas diferentes e se converte em configurador, por sua vez, de tudo o que podemos denominar como prática pedagógica nas aulas e nas escolas. Prática pedagógica tem característica multicontextualizada.

Toda a prática pedagógica gravita em torno do currículo. Todo modelo ou proposta de educação tem e deve tratar explicitamente o referente curricular. A realidade cultural de um país, tem muito a ver com a significação dos conteúdos e dos usos dos currículos escolares. A atuação profissional dos professores está condicionada pelo papel que lhes é atribuído no desenvolvimento do currículo.

As razões de um aparente desinteresse As análises sobre o currículo surgem como uma tarefa de gestão administrativa, algo que um administrador tem a responsabilidade de organizar e governar.

Referência: SACRISTÁN, J. Gimeno; O currículo: uma reflexão sobre a prática, 3ª ed, Porto Alegre: ArtMed, 2000.