ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Delineado de acordo com os objetivos e estratégias. Ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa.
Funções dos executivos dentro da organização
Planejamento Controle Organização Direção
BENEFÍCIOS DE UMA ESTRUTURA ADEQUADA
BENEFÍCIOS Identificação; Organização; Informações, recursos, e feedback aos empregados; desempenho compatíveis Condições motivadoras.
ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO FORMAL INFORMAL
Formal Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.
Informal Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma.
ALGUNS TIPOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Estrutura Funcional TRAPP
Estrutura por Produto TRAPP
Estrutura Matricial Diretoria Geral Assessoria Secretária Executiva ADM/ Financeira ADM Produção Engenharia Manutenção Comunicação Ampolas Frascos Carpules Flaconetes
SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DENTRO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
O Sistema de comunicação da empresa é de grande importância para a instituição não somente interna como externa. É neste sistema que aplica as necessidades organizacionais, é nele que fluem e que dá movimento a empresa.
DEVEMOS CONSIDERAR Com que freqüência O que dizer De que forma O que dizer A quem dizer Quando dizer Com que freqüência De que forma Por que meio de comunicação, entre outras.
SISTEMA DE DECISÃO No processo de tomada de decisão, há vários aspectos que deve ser considerado como os dados disponíveis e informações. Outro aspecto importante é trabalho em equipe desempenhando capacidade para capturar as informações, para isso um bom sistema de comunicação ajudar a avaliar e aplicar decisões.
Comunicação Informação Conhecimento Decisão Dados
SISTEMA DA RESPONSABILIDADE Determina a quantidade de autoridade delegada Obrigação do indivíduo a quem ela foi atribuída
Sistema de Autoridade Autoridade é o direito de se tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, é o direito de desempenhar uma tarefa que lhe foi designada.
CONDICIONANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
FATOR HUMANO
A empresa funciona por meio de pessoas, a eficiência depende da qualidade intrínseca e do valor e da integração dos homens que ela organiza.
FATOR AMBIENTE EXTERNO Avaliação do processo de relação entre a empresa e seu ambiente.
FATOR SISTEMA DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS Objetivo é o alvo ou meta que se pretende alcançar.
FATOR TECNOLOGIA
Devemos considerar qual o tipo de tecnologia a serem usadas dentro de uma estrutura organizacional para melhorar o desempenho dos serviços os produtos prestados da empresa.
ORGANOGRAMA INVERTIDO - VIDEO
Com uma gestão de liderança democratica e participativa, a organização pode motivar os seus colaboradores, conseguindo assim, uma melhor participação e resultados positivos, fazendo com que a empresa tenha crescimento e participação de mercado, e as pessoas envolvidas tenham também crescimento profissional e social.
abordagem gerencial. 13º ed. São Paulo: Atlas, 2002. Bibliografia CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. 7º ed. São Paulo: Atlas, 2000. OLIVEIRA, Djalma de Pinto Rebouças de. Sistemas, organização & métodos: uma abordagem gerencial. 13º ed. São Paulo: Atlas, 2002. STONER, James A. F., FREEMAN, R. Edward. Administração. 5º ed. Rio de Janeiro: PHB, 1992. CHIAVENATO,Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6º ed.Rio de Janeiro: Campus, 2000.