CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunicação Interpessoal (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Advertisements

COMUNICAÇÃO e FEEDBACK
GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO em PROJETOS
Comunicação Nome. Código. José Rafael R. Bertuga
PERCEPÇÕES.
CEOS - CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
Técnicas de Negociação
Comunicação.
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Comunicação Empresarial O processo de Comunicação
Redação Publicitária I
Comunicação Causa da comunicação
Professor: Júlio Cesar
Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth.
Como atender bem o público
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
COMUNICAçÃO.
Produção Textual.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Comunicação Empresarial
Teoria da Comunicação A comunicação completa e eficaz entendida como troca de informações, idéias sentimentos, escrita, oral ou de sinais é vital para.
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
O que é Comunicação?.
PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO.
Ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém).
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECUROSOS HUMANOS
Gerenciamento da comunicação no projeto
O processo de comunicação
Trimestrais 2012 Escola Sabatina - ABS.
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Aula 5.
Comunicação A palavra comunicação significa “tornar comum”, trocar informações e compartilhar idéias. É a transferência e a compreensão de significados.
4º Planejamento Estratégico Espiritual
COMUNICAÇÃO GERENCIAL.
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
FEEDBACK.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
COMUNICAÇÃO Transferência de informação e significado de uma pessoa para outra. É necessário que o destinatário receba e compreenda a informação. Comunicar.
Homem X Comunicação.
1.3 Comunicação e indivíduo
A Comunicação e seus Conceitos
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
A Comunicação na Gestão de RH
Comunicação.
Como Falar Bem em Público
Tema 16 – Comunicação O homem é um homo loquens, ou seja, um homem da linguagem. Ele constrói o seu mundo, suas relações, seu espaço por meio da linguagem.
O QUE É COMUNICAÇÃO VERBAL?
Ciência da Computação – Campus Marquês Turma: CC6P13
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
Aula 6 – Funções da Linguagem e Comunicação Interpessoal
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
Comunicação.
AULA 3 – IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO
Comunicação e Redação Empresarial
Professora: Janine Fernandes
Gerenciamento de Projetos de Forma Simples Mentorear Assessoria Empresarial Ltda Gestão de Projetos Paulo Espindola TV.3.0 Comunicação.
COMUNICAÇÃO Prof. Liciane Cechetto.
Socialização Processo, no qual o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos,suas normas e regras básicas de relacionamento,apropriando-se.
1 Gestão de Projetos Comunicação em Gestão de Projetos cristianomagalhaes.wordpress.com
A Liderança transformacional
A importância da Comunicação na Negociação Cap. III Pág Prof
COMUNICAÇÃO.
Abril/2007 Material Elaborado por Vanessa Barros Fontes: Elementos do comportamento Organizacional – Bowdich & Buono – Ed. Pioneira, 1992 Fundamentos de.
Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 5.
Professor: Arthur William Formação: Graduação em Administração (UNP); MBA em andamento em Gestão Empresarial (UNP); Mestrando em Ambiente, Tecnologia e.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL FEED-BACK
Comunicação Interpessoal (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Transcrição da apresentação:

CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA

1. INTRODUÇÃO Reflexão e aprofundamento sobre o processo básico da comunicação, a fim de que haja maior exatidão na compreensão do significado daquilo que se quer transmitir. Objetivo Embora não seja o caso, gostaria de lembrar da figura de Alan Kardec

2. DEFINIÇÃO É essencialmente um processo interativo e didático (de pessoa a pessoa) em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor. Comunicação interpessoal Do lat. communicatio de communis = comum significa a ação de tornar algo comum a muitos. Comunicação

Incorpora o uso do corpo, os gestos, a voz etc. 3. MODOS DE COMUNICAÇÃO VERBAL-ORAL (Dar instruções, entrevistar alguém, informar...) VERBAL VERBAL-ESCRITA (Memorandos, relatórios...) SIMBÓLICA O lugar que moramos, as roupas que usamos...(retrato da personalidade) NÃO-VERBAL Incorpora o uso do corpo, os gestos, a voz etc. AMBÍGUA

Exatidão da Comunicação Se refere ao ponto até onde o sinal básico transmitido pelo emissor é recebido, sem distorções, pelo receptor. Símbolo ==> palavras, escritas, desenhos etc. Comportamentos ==> gestos, contato visual, linguagem corporal etc. Em muitos casos, os esforços de comunicação são intercâmbios tanto simbólicos como comportamentais. A chave é o entendimento desses símbolos e comportamentos. Há distinção entre a transmissão da comunicação e a compreensão do significado dessa informação. Este processo se reflete no modelo Shannon-Weaver.

4. MODELO SHANNON-WEAVER Informação Transmissor Receptor Destino Mensagem Sinal Sinal recebido Mensagem Fonte de ruído Feedback Fonte: Adaptado de C. F. Shannon e W. Weaver, The Mathematical Theory of Communication.

EXPLICANDO O MODELO DE SHANNON-WEAVER EMISSOR RECEPTOR DECODIFICAÇÃO CODIFICAÇÃO RUÍDO É tudo aquilo que interfere na comunicação, prejudicando-a. Pode ser o som sem harmonia, um emissor e um receptor fora de sintonia, falta de atenção do receptor etc.

RECURSOS PARA ANULAR RUÍDOS Elemento da mensagem que não traz informação nova. Deve-se repetir frases e ensinamentos. Redundância É o processo de se dizer a uma pessoa como você se sente em função do que ela fez ou disse. São, também, sinais que permitem conhecer o resultado da mensagem. Feedback

5. BARREIRAS À COMUNICAÇÃO EFICAZ 1. Sobrecarga de Informações (incapazes de ordenar) 2. Auto-conceito (aceitamos as informações que confirmam nossa crença e negamos as que contrariam) 3. Fonte (acreditamos mais nos portadores de status) 4. Localização física (distância diminui a comunicação) 5. Defensidade (indivíduos que se sintam ameaçados dificultam o entendimento mútuo)

UM COMUNICADOR QUE Pareça frio e distante, “sabe-tudo” ou tentando controlar os receptores PROVOCARÁ DEFENSIDADE

6. COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL 1. Usar linguagem apropriada e direta. 2. Fornecer informações tão claras e completas quanto for possível. 3. Usar canais múltiplos para estimular vários sentidos do receptor (audição, visão etc.). 4. Usar comunicação face a face sempre que for possível. HABILIDADES TRANSMISSÃO DE

3. Reflexão - Reformular sempre a mensagem que tenha recebido. 1. Escuta ativa - Criar situações que ajudem as pessoas a falarem o que realmente querem dizer. 2. Empatia - Colocar-se na posição da outra pessoa, num esforço para entendê-la. 3. Reflexão - Reformular sempre a mensagem que tenha recebido. 4. feedback - Criar condições para um retorno do que se faz. HABILIDADES AUDITIVAS

1. No caso de feedback negativo, vá direto ao assunto. 2. Concentre-se no problema. 3. Esteja preparado para receber feedback. 4. Ao encerrar o feedback, faça um resumo, a fim de que todos saiam com o mesmo entendimento sobre o que foi decidido. HABILIDADES DE FEEDBACK

7.CONCLUSÃO Esperamos que a discussão sobre os diversos tipos de comunicação e as várias técnicas para diminuir o ruído (interferência no significado do que se quer transmitir) possa capacitar-nos a transmitir as nossas idéias, sentimentos e emoções, com mais clareza e determinação. Parabéns aos novos Expositores Espíritas

8.FONTE DE CONSULTA BOWDITCH, J. L. e BUONO, A. F. Elementos de Comportamento Organizacional. São Paulo, Pioneira, 1992. (Capítulo 5.º)