ApoioRealização Aspectos tecnológicos Parte 3/3. Uso da Informática no negócio PassadoPresente/Futuro Modelo do Negócio Uso de Telemática Atender necessidades.

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Transcrição da apresentação:

ApoioRealização Aspectos tecnológicos Parte 3/3

Uso da Informática no negócio PassadoPresente/Futuro Modelo do Negócio Uso de Telemática Atender necessidades ou desejos dos clientes Empresa definida por produto que oferece Clientes querem eficiência e personalização (“sensibilidade ao estilo de vida”) Empresa vende satisfação através de rede de compromissos entre parceiros Processamento de dados para gerar informação sobre desejos / necessidades Coordenação/suporte de compromissos para cultivar relacionamento com cliente* * Suporte de Telemática (Redes de Computadores e-Business)

Potencial para e-Business Número de usuários Internet vai explodir Mudanças tecnológicas aumentarão mercado –via Celulares WAP e WebTV –ligação de sites com call centers Assistência na navegação Dispensando sites mais elaborados Total Internet hoje = M “.” BellLabs Technical Journal “In 8 to 10 years, the number of devices connected to the Internet will equal the globe’s population.” BellLabs Technical Journal

Ameaça de exclusão das MPE’s Mas, o déficit de mão-de-obra especializada em tecnologia Internet já ultrapassava 25 mil profissionais em outubro de 1999 (CISCO Systems, Jornal do Brasil, 10/10/1999) Como facilitar a participação das MPEs?

Deficiências das MPEs Escassez de ativos do conhecimento; Resistência à mudança; Dificuldade de acesso e limitado conhecimento sobre o valor estratégico da informação; Planejamento orientado para o curto prazo; Não realizam treinamento de seus funcionários ; Infra-estrutura precária para a geração de inovações; A maioria não utiliza sistemas de avaliação da produtividade e de controle da qualidade ; e Escassa cultura tecnológica e de exportação. Fonte: SEBRAE - IX Encontro Metrologia, BHZ Agosto 2000

Três questões técnicas importantes 1- Infra-estrutura –hardware, software e acesso (informatização) 2- Construção e operação do site 3- Sistema (seguro) de pagamento Providências da empresa podem ser graduais

1. Falta de informatização Fonte: Pesquisa SEBRAE 1999

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