1 Exploração GSI Gestão do conhecimento nas empresas dado > informação > conhecimento – Modelo Caórdico Dimensões do conhecimento Tipos de Conhecimento.

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Exploração GSI Gestão do conhecimento nas empresas
Transcrição da apresentação:

1 Exploração GSI Gestão do conhecimento nas empresas dado > informação > conhecimento – Modelo Caórdico Dimensões do conhecimento Tipos de Conhecimento Aprendizagem organizacional Gestão do Conhecimento – Cadeia de Valor da Gestão do Conhecimento – Tipos de Sistemas para a Gestão do Conhecimento – Sistemas e infra-estrutura para a gestão do conhecimento Criação, captura e codificação Reutilização: partilha e distribuição Operação Proj. Espec. Admin. RH Admin. NTIC

Tema 9 - gestão do conhecimento2 DADOS INFORMAÇÕES COMPREENSÃO SABEDORIA RUÍDOS CONHECIMENTO RUÍDOS tornam-se DADOS quando têm um padrão cognitivo. Ruídos tornam-se dadosRuídos tornam-se dadosRuídos tornam-se dadosRuídos tornam-se dados ©2000, The Chaordic Alliance

Tema 9 - gestão do conhecimento3 DATA DADOS tornam-se INFORMAÇÕES quando combinados em um todo coerente que pode ser relacionado com outras informações. INFORMATION UNDERSTANDING WISDOM RUÍDOS tornam-se DADOS quando têm um padrão cognitivo. NOISE KNOWLEDGE Dados tornam-se informaçõesDados tornam-se informaçõesDados tornam-se informaçõesDados tornam-se informações DADOS INFORMAÇÕES COMPREENSÃO SABEDORIA RUÍDOS CONHECIMENTO ©2000, The Chaordic Alliance

Tema 9 - gestão do conhecimento4 INFORMATION + DATA UNDERSTANDING WISDOM DADOS tornam-se INFORMAÇÕES quando combinados em um todo coerente que pode ser relacionado com outras informações. NOISE KNOWLEDGE INFORMAÇÕES tornam-se CONHECIMENTO quando integradas com outras informações em uma forma útil para tomar decisões e determinar ações. Informações tornam-se conhecimentoInformações tornam-se conhecimentoInformações tornam-se conhecimentoInformações tornam-se conhecimento DADOS INFORMAÇÕES COMPREENSÃO SABEDORIA RUÍDOS CONHECIMENTO RUÍDOS tornam-se DADOS quando têm um padrão cognitivo. ©2000, The Chaordic Alliance

Tema 9 - gestão do conhecimento5 INFORMATION DATA UNDERSTANDING WISDOM INFORMAÇÕES tornam-se CONHECIMENTO quando integradas com outras informações em uma forma útil para tomar decisões e determinar ações. DADOS tornam-se INFORMAÇÕES quando combinados em um todo coerente que pode ser relacionado com outras informações. NOISE CONHECIMENTO torna-se COMPREENSÃO quando relacionado com outros conhecimentos de maneira útil para antecipar, julgar e agir. KNOWLEDGE DADOS INFORMAÇÕES COMPREENSÃO SABEDORIA RUÍDOS CONHECIMENTO RUÍDOS tornam-se DADOS quando têm um padrão cognitivo. ©2000, The Chaordic Alliance

Tema 9 - gestão do conhecimento6 INFORMATION DATA KNOWLEDGE UNDERSTANDING COMPREENSÃO torna-se SABEDORIA quando informada por propósito, ética, princípios, memória e projeção. CONHECIMENTO torna-se COMPREENSÃO quando relacionado com outros conhecimentos de maneira útil para antecipar, julgar e agir. WISDOM INFORMAÇÕES tornam-se CONHECIMENTO quando integradas com outras informações em uma forma útil para tomar decisões e determinar ações. DADOS tornam-se INFORMAÇÕES quando combinados em um todo coerente que pode ser relacionado com outras informações. NOISE DADOS INFORMAÇÕES COMPREENSÃO SABEDORIA RUÍDOS CONHECIMENTO RUÍDOS tornam-se DADOS quando têm um padrão cognitivo. ©2000, The Chaordic Alliance

Tema 9 - gestão do conhecimento7 NOISE DATA INFORMATION KNOWLEDGE UNDERSTANDING COMPREENSÃO torna-se SABEDORIA quando informada por propósito, ética, princípios, memória e projeção. CONHECIMENTO torna-se COMPREENSÃO quando relacionado com outros conhecimentos de maneira útil para antecipar, julgar e agir. WISDOM INFORMAÇÕES tornam-se CONHECIMENTO quando integradas com outras informações em uma forma útil para tomar decisões e determinar ações. DADOS tornam-se INFORMAÇÕES quando combinados em um todo coerente que pode ser relacionado com outras informações. Noise to Wisdom summary flowNoise to Wisdom summary flowNoise to Wisdom summary flowNoise to Wisdom summary flow DADOS INFORMAÇÕES COMPREENSÃO SABEDORIA RUÍDOS CONHECIMENTO RUÍDOS tornam-se DADOS quando têm um padrão cognitivo. ©2000, The Chaordic Alliance

Tema 9 - gestão do conhecimento8 DADOS INFORMACÃO CONHECIMENTO COMPREENSÃO SABEDORIA SEPARÁVEL, LINEAR, MECANÍSTICO, MENSURÁVEL, ABUNDANTE HOLÍSTICO, ESPIRITUAL, INTUITIVO, CRIATIVO, RARO Data linear – Wisdom holisticData linear – Wisdom holisticData linear – Wisdom holisticData linear – Wisdom holistic ©2000, The Chaordic Alliance

Tema 9 - gestão do conhecimento9 DADOS INFORMAÇÃO CONHECIMENTO COMPREENSÃO SABEDORIA INDÍGENAS IndígenasIndígenasIndígenasIndígenas ©2000, The Chaordic Alliance

Tema 9 - gestão do conhecimento10 DADOS SOCIEDADE MODERNA... INFORMAÇÃO CONHECIMENTO COMPREENSÃO SABEDORIA Sociedade moderna ©2000, The Chaordic Alliance

11

12 gestão do conhecimento e os SIE? :: entre as aplicações que crescem + rapidamente.. 35% ao ano!

13 Tipos de Conhecimento nas organizações :: explícito x tácito Explícito: relatórios, práticas, regras e processos de negócio Tácito: embebido na mente dos indivíduos

14 Tipos de Conhecimento nas organizações :: explícito: estruturado e semi-estruturado

15 Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento Aprendizagem organizacional: criação de novos processos de negócio que reflectem a experiência organizacional Gestão do conhecimento: conjunto de processos para criar, recolher, armazenar, manter e aplicar o conhecimento organizacional CKO (Chief Knowledge Officer): executivo encarregado da gestão do conhecimento na organização

16 O conhecimento organizacional o conhecimento como activo organizacional: – como realizar os processos de negócio e criar produtos ou serviços eficiente e eficazmente – as 2 ou 3 coisas que a organização sabe fazer melhor

17 Cadeia de valor da gestão do conhecimento Gestão efectiva do conhecimento depende.. – 80% da gerência e organização – 20% da tecnologia

18 Tipos de Sistemas para Gestão de Conhecimento

19 a

20 Sistemas de Gestão de conhecimento da Empresa :: sw canadense da Hummingbird (Coca-Cola, etc.) Gestão de Conhecimento Integrado – Conhecimento estruturado – Conhecimento semi-estruturado combina – Gestão de documentos – Gestão de conhecimentos – Inteligência do negócio – Tecnologias de portal

21 Sistemas de Gestão de conhecimento da Empresa :: sw americano da AskMe Inc. (Procter & Gamble, etc..) Rede de conhecimento da empresa – Conhecimento tácito

22 KWS > Knowledge Work Systems :: Criação de novo conhecimento Papel dos “knowledge workers” – Manter a organização actualizada no conhecimento desenvolvido no mundo exterior – Consultores internos – Agentes da mudança organizacional

23 KWS > Knowledge Work Systems

24 Sistemas e infra-estrutura de NTIC para a gestão do conhecimento Groupware collaboration Intranets Portals push Word processing Desktop publishing Image & Web publishing Sharing Calendars Databases KWS: CAD Virtual reality Investment workstations Expert systems Neural nets Fuzzy logic Genetic Algorithms Intelligent agents Partilha de conhecimento Captura e Codificação de conhecimento Distribuição de conhecimento Criação de novo conhecimento

25 Gestão do Conhecimento :: Distribuição do conhecimento Gerir e coordenar o trabalho dos knowledge workers Ligar o trabalho dos knowledge workers com todos os níveis e funções organizacionais Ligar a organização com o mundo externo – (clientes, fornecedores, governo, auditores) Gestão de documentos – (criação, armazenamento, recuperação, e disseminação) Scheduling de indivíduos e grupos Comunicação entre indivíduos e grupos – (iniciação, recepção e gestão das comunicações de voz, digitais ou baseadas em documentos) Gestão de dados

26 A organização Manufactura e produção Finanças Marketing e vendas Recursos humanos Fornecedores Clientes Governo Auditores Gestão do Conhecimento :: Distribuição do conhecimento

27 Indexação e pesquisa de textos Criar Página web Editar e rever Web server Contactos de Ligações a outras páginas Web publishing & document management Gestão do Conhecimento :: Distribuição do conhecimento

28 Criar Plano/ documento Enviar por mail Rever diagramas Redesenhar diagramas Ok? Entregar Ao contratista Introduzir dados do desenho Bd de desenho Serviços de colaboração Arquitectos Consultores Contratantes Engenheiros Rever documentos Realizar mudanças Ferramentas de gestão de projectos (gestão de configuração) Gestão do Conhecimento :: Distribuição do conhecimento

29 Gestão de Conhecimento :: Partilha de conhecimento comunicação, colaboração e coordenação Sistemas: – – Discussões de grupo (fóruns) – calendários de grupo – sistemas de tele-conferência (voz, vídeo, dados)

30 Chat e conferências Groupware Ferramentas de pesquisa Páginas web Gestão documental “Workflows” – Estudo de caso da Assembleia da Republica de Portugal Bases de dados e “datawarehouses” Aplicações empresarias “best practices” Projectos Investigação e referências notícias Gestão de Conhecimento :: Partilha de conhecimento

31 > Proximas aulas Operação Proj. Espec. Admin. RH Admin. TI

32 Exploração GSI :: Técnicas Inteligentes de captura e codificação de conhecimento Baseadas em tecnologias de BD – Data Mining – Data Warehouse – OLAP (análise de dados multidimensionais) Baseadas em tecnologias de IA – Sistemas Especialistas (Periciais) – Redes neuronais – Lógica difusa – Algoritmos genéticos – Agentes inteligentes Computação GRID – Redes de Sistemas Distribuídos Operação Proj. Espec. Admin. RH Admin. TI

33 > Estudo de caso da AR Operação Proj. Espec. Admin. RH Admin. TI