Valor Agregado para Decisão Estratégica e Aprendizado Pessoal/Institucional (Dados, Informações e Conhecimento) Figura 1: Sistema Articulado de Indicadores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
BENCHMARKING.
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
PREMISSAS VER&ENA Dar autonomia ao Cliente
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
APRENDIZADO, CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Avaliação Institucional
1. CONCEITO 5 Dimensões Produção, finanças, marketing …
ad – direção para, tendência para;
GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Formação por competências
Gerenciamento de Projetos e
Referencial Rumo à Excelência
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
VI Reunião do Colegiado Técnico-Consultivo Forte de Copacabana – Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2007 Estados: Bahia, Pará, Pernambuco,
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
FÓRUM DA REDE GOIÁS Avaliação, instrumento estratégico no ciclo de gestão do PPA , Avançar Mais Dra. Maria das Graças Rua.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Planejamento - a definição de estratégias do PNRH
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FURG RIO GRANDE 06 de junho de 2006 Ana Karin Nunes Assessora.
A gestão universitária e a política nacional de avaliação da educação superior
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Gestão por Competências
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Contabilidade Métodos Prt. Dobradas PFC Objeto Campo de Aplicação Função Econômica Função Administr. Apurar o Resultado Contr. o Patrimônio Prestar Informações.
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
Estruturas Organizacionais
Capítulo 1 A administração hoje.
Função Planejamento GUI I
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Elaboração e Análise de Projetos
GESTÃO PÚBLICA Burocracia Planejamento e Processo Administrativo Prof. Msc Nelson Fossatt.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Mapeamento e Padronização de Processos
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
Prof. Patrício Vasconcelos
Planejamento Estratégico Profª Camila Taquetti Planejamento e Gestão de Serviços Sociais II.
Níveis de Gestão Empresa Uma entidade social conscientemente coordenada. Função da Gestão Funciona como um conjunto de funções que visam conduzir a um.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

Valor Agregado para Decisão Estratégica e Aprendizado Pessoal/Institucional (Dados, Informações e Conhecimento) Figura 1: Sistema Articulado de Indicadores Sociais e Ampliação do Conhecimento.

Noções Conceituais Gestão da Informação: considerando sua dúplice natureza comunicativo-institucional (ao mesmo tempo dinâmica e relacional) pode ser entendida como a estruturação e/ou o ordenamento estratégico dos fluxos de dados e/ou informações institucionais, por um lado, compreendendo a definição e/ou a identificação do plano tático relativo às suas 04 (quatro) dimensões conformadoras, e por outro, devendo afiançar e/ou estabelecer o plano operacional referente aos papéis e às responsabilidades das(os) atrizes(atores) organizacionais. Monitoramento: segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) “ ... pode ser definido como um processo contínuo e sistemático por meio do qual as partes interessadas obtém informação e conhecimento regular sobre os progressos realizados (...). Em sentido restrito, o monitoramento incide tanto sobre a implementação e o desenvolvimento de projetos quanto sobre a utilização dos recursos institucionais. Em sentido mais amplo, o monitoramento também envolve a supervisão das estratégias e das ações empreendidas (...), subsidiando a decisão sobre novas estratégias e ações que, eventualmente, possam ser empregadas visando garantir o progresso em direção aos resultados mais importantes”. PNUD, Manual de planificación, seguimiento y evaluación de los resultados del desarrollo: p. 08. Avaliação: consonante o mesmo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, 2009) “ ... é um exame crítico mais rigoroso (...) sobre as atividades realizadas e/ou em curso (...). Usualmente, as avaliações são realizadas de maneira independente, isto é, por agentes institucionais externos, embora também possam ser levada a termo por agentes institucionais internos. (....) Também são mais rigorosas quanto aos procedimentos, design e metodologia, e geralmente compreendem uma análise mais extensa e/ou exaustiva”. PNUD, Manual de planificación, seguimiento y evaluación de los resultados del desarrollo: pp. 08-9.

(Agentes, Funções e Elementos Compósitos) Gestão da Informação Figura 2: Modelo de Referência – Fluxo de Dados, Informações e Conhecimento (Agentes, Funções e Elementos Compósitos)

Políticas Públicas, Programas e Projetos Sociais Desenvolvimento Social e Humano Diagnóstico Implementação Reflexão Formulação Análise Crítica Compartilhada Experiência Institucional Fundamentos Técnico e Social Figura 3: Ciclo de Monitoramento e Avaliação (M&A).