REVISÃO DO SISTEMA. REVISÃO DO SISTEMA POLÍTICA DA QUALIDADE Construir com qualidade, atendendo às necessidades dos clientes, os requisitos internos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

Conceitos, âmbito e objetivo
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Sistema de Informação Gerencial
Daciane de Oliveira Silva
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
U07 Grupo 19V.
Fundamentos de Administração
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Aplicando Linha de Balanço no Ms-Project/EPM para Planejamento Lean Construction em Empreendimentos Imobiliários.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Grupo: Agora Vai Ediudson, Amanda, Ana,
A padronização dos processos facilita o controle da operação da empresa, promove a qualificação e o desenvolvimento da equipe, gerando aos clientes a percepção.
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Ênfase em Indicadores Março / 2009
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Introdução à Qualidade
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Coordenador: Eliezer Barbosa Supervisor: Tharcio Varejão
Função da Administração:
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
Qualidade na Manutenção
Instrutor: Objetivos:.
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Seu Agente de Mudança..
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
NOÇÕES DE INDICADORES DE DESEMPENHO
Instrutor: Objetivos:.
GRUPO: Andreza Antonelli Katya Ribeiro Luis Henrique Maria das Graças
-Mais de 12 anos no mercado -Mais de de testes aplicados profissões elaboradas -Metodologia Alemã -Adaptada ao perfil brasileiro por especialistas.
Gestão da Produção e Logística
Administração de Materiais
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Mapeamento e Padronização de Processos
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Gerenciamento da Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
MÓDULO 2 QUALIDADE.
Portfólio de Serviços TI
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
QUALIDADE NA MANUTENÇÃO
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.4 Implementação e Operação
EEFEUSP - Departamento de Esporte 2014 Disciplina: ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO.
COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS
INDICADORES DE DESEMPENHO
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
CMMI Capability Maturity Model Integration
Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos.
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Capitulo 9 Análise de Sistemas da Qualidade. 4 empresas em diferentes setores industriais: Empresa 1 – autopeças, Empresa 2 – construção civil, Empresa.
Transcrição da apresentação:

REVISÃO DO SISTEMA

POLÍTICA DA QUALIDADE Construir com qualidade, atendendo às necessidades dos clientes, os requisitos internos e legais, melhorando continuamente a eficácia do sistema da qualidade.

VISÃO Estar entre as melhores construtoras de Minas Gerais no segmento de atuação até 2016.

MISSÃO Edificar sonhos com transparência, qualidade e pontualidade, visando à satisfação e tranqüilidade dos clientes.

VALORES Respeito com os clientes internos e externos; Avaliação dos RH por meritocracia; Foco do cliente; Simplicidade e agilidade nas soluções; Compromisso com resultado; Incentivo a educação dos funcionários; Ética nas relações; Comunicação integrada.

OBJETIVOS DA QUALIDADE Atender às necessidades e expectativas dos clientes (investidores e cliente final); Atender às necessidades dos funcionários; Desenvolver a capacitação profissional dos funcionários; Garantir a integridade física dos colaboradores; Atender os requisitos do produto; Melhorar os procedimentos de execução de serviços.

OBJETIVOS DA REVISÃO NO SGQ Melhoria continua do Sistema de Gestão de Qualidade da Escala.

HISTÓRIA Teve inicio em 2010 (com a assessoria da empresa Qualyquipe/Delva); Em maio de 2011 conquistamos as certificações; Em maio de 2012 conquistamos a manutenção das certificações; E agora contamos com o seu apoio na revisão do SGQ da Escala.

QUALIDADE “ Qualidade – Um termo subjetivo, para o qual cada pessoa, ou setor, tem a sua própria definição.  Em sua utilização técnica, a qualidade pode ter dois significados: 1 – As características de um produto ou serviço, que dão suporte (ou sustentação), à sua habilidade em satisfazer requisitos especificados ou necessidades implícitas e; 2 – Um produto ou serviço livre de deficiências.”

QUALIDADE Já segundo DAVID GARVIN a qualidade e baseada segundo as 5 abordagens abaixo: 1 – Transcendental / Cirque du Soleil; 2 – Produto / Características mensuráveis, medir; 3 – Manufatura / Produzido conforme especificado sem falhas; 4 – Usuário / Adequação ao uso; 5 – Valor / Relação custo e benefício.

QUALIDADE É ATENDER AOS REQUISITOS DO CLIENTE. QUALIDADE PARA ESCALA QUALIDADE É ATENDER AOS REQUISITOS DO CLIENTE.

COMO É EVIDENCIADA A QUALIDADE DO SEU SETOR?

PADRONIZAÇÃO Estabelecer o padrão de; Servir de modelo; Normas ou modelos; Documentação do SGQ.

PROCESSO Organização pode ser visualizada como um sistema que realiza seu trabalho através de um conjunto de atividades inter-relacionadas, que consomem recursos e produzem bens e serviços, denominados de PROCESSOS

TIPOS DE PROCESSOS FINALÍSTICOS OU PRIMÁRIOS: Impactam diretamente no cliente externo; APOIO: Sustentam os processos finalísticos; GESTÃO: Coordenar as atividades de apoio e os processos finalísticos ou primários; PROCESSOS-CHAVE: São os processos finalísticos, de apoio ou de gestão que têm impacto direto no cumprimento da missão da organização, isto é, são fundamentais para a execução de sua estratégia e suas atividades de rotina.

FLUXOGRAMA Técnica de representação gráfica que se utiliza símbolos previamente convencionados, permitindo a descrição clara e precisa do fluxo, ou seqüência, de um processo, bem como sua análise e redesenho

TIPOS DE FLUXOGRAMA VERTICAL

TIPOS DE FLUXOGRAMA

TIPOS DE FLUXOGRAMA

INDICADORES Indicadores são dados ou informações, preferencialmente numéricos, que representam um determinado fenômeno e que são utilizados para medir um processo ou seus resultados. Podem ser obtidos durante a realização de um processo ou ao seu final. Para os processos-chaves é que serão desenvolvidos INDICADORES que farão parte do Sistema de Medição do Desempenho Organizacional (SMDO) da Escala.

COMPONENTES DO INDICADOR ÍNDICE: É o valor numérico do indicador. METAS: São os índices arbitrados para os indicadores, a serem alcançados num determinado período de tempo. EVIDÊNCIA: Evidenciar de forma clara. Ex: reduzir o número de ocorrências em 50% até o final do ano, através da comparação dos resultados dentro de um mesmo período de tempo.

TIPOS DE INDICADORES ESTRATÉGICOS; PRODUTIVIDADE; QUALIDADE; CAPACIDADE.

REQUISITOS DO INDICADOR DISPONIBILIDADE – Facilidade de acesso para coleta, estando disponível a tempo; SIMPLICIDADE – Facilidade de ser compreendido; BAIXO CUSTO DE OBTENÇÃO; ADAPTABILIDADE - Capacidade de resposta às mudanças; ESTABILIDADE – Permanência no tempo, permitindo a formação de série histórica; RASTREABILIDADE – Facilidade de identificação da origem dos dados, seu registro e manutenção; REPRESENTATIVIDADE – Atender às etapas críticas dos processos, serem importantes e abrangentes.

EXEMPLO DE INDICADORES CLIENTES E MERCADO Índice de satisfação Índice de retorno de clientes Lucratividade de clientes Índice de reclamações Número de acesso à pagina de internet (expresso em Hh ou em %)

EXEMPLO DE INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS  Receitas/Lucratividade Retorno sobre o patrimônio líquido Valor econômico agregado Geração de Caixa Relação entre o executado x metas físicas (desvio, em %) Arrecadação com taxas de prestação de serviços Arrecadação de impostos

EXEMPLO DE INDICADORES RECURSOS HUMANOS Absenteísmo Rotatividade Índices de sugestões HH do treinamento Eficácia do treinamento Percentual de delegações de competências Indenizações Clima organizacional

EXEMPLO DE INDICADORES SEGURANÇA DO TRABALHO Freqüência e gravidade de acidentes no trabalho Quantidade de treinamentos realizados Reclamações

EXEMPLO DE INDICADORES SUPRIMENTOS % não-conforme nos itens adquiridos Entregas no prazo, em % ; Fora do prazo, em % Tempo médio de atendimento Índice de desempenho dos fornecedores Índice de requisições atendidas versus requisições feitas Número de horas paradas em decorrência da falta de matérias-primas / materiais / equipamentos a serem adquiridos

EXEMPLO DE INDICADORES SUPRIMENTOS Redução de rejeitos, resíduos ou retrabalhos Número de ocorrências de conflitos com fornecedores Nível de satisfação das parcerias Reclamações Tempo de Ciclo de Pedido ( TCP ) – em dias Pedidos prontamente atendidos dividido pelo total de pedidos X 100

EXEMPLO DE INDICADORES PLANEJAMENTO Quantidade de não-conformidades nos projetos Custo médio dos projetos Quantidade de idéias transformadas em produtos Tempo médio de desenvolvimento de novos produtos Redução de custos, em % Número de serviços prestados Novas tecnologias empregadas

EXEMPLO DE INDICADORES OBRA Redução de custos em % Prazo de entrega Retrabalho

INDICADOR DE QUALIDADE Exemplo: Percentual de Atendimento Meta: Atender 100% dos clientes Indicador: Percentual de atendimento Fórmula: Número de pessoas atendidas X 100 Número de pessoas necessitando atendimento

PRAZOS ACORDADOS Entregar todos os documentos revisados a setor de Qualidade até 20/10/2012. Averiguação em novembro na auditoria interna. Ajustes e nova averiguações na auditoria interna de fevereiro. Em maio auditoria externa.

ObrigadA a todos !!!