Administração Interdisciplinar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

Ciclo de vida e organização do projeto
GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
O ambiente organizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes
Práticas de Apoio à Gestão
Dinâmica Organizacional
Elaborando Um Plano de Negócios
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Valor Consultoria Empresarial
Capítulo 6 Organização.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Modelo de Excelência em Gestão
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
O que é planejamento??? Curso: Enfermagem
Teorias Modernas de Gestão
Recursos Humanos do Projeto
Capítulo 8 Controle.
Estratégia Organizacional
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
GESTÃO, LIDERANÇA E TOMADA DE DECISÃO
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
6. MÉTRICAS / CONTROLES 22 DE MARÇO DE CONTROLES SERVEM PARA : - AVALIAR O DESEMPENHO DA ORGANIZAÇÃO. - ANALISAR O AMBIENTE EXTERNO.
Planejamento e estratégia
Capítulo 7 Direção.
Análise Organizacional Profa Ms. Adriene Pires
PLANEJAMENTO.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.
Gestão Estratégica de Pessoas
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
Professor Marcus Soeiro
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
1 Teorias Administrativas Teorias AdministrativasInternet-III Aula do dia 04/10/03 Aula do dia 04/10/03.
Introdução ao Planejamento
O AMBIENTE ORGANIZACIONAL
O ambiente organizacional
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Teoria da Administração
Planejamento e Estratégia
Introdução à Administração Análise Ambiental
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Cultura Organizacional
Capítulo 7 Direção.
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Mudança Organizacional
Introdução à Administração
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Introdução à Administração
Introdução à Administração
Introdução à Administração
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Prof. Sonia Loureiro Gestão do Conhecimento Profa. Sonia Loureiro GESTÃO DO CONHECIMENTO Profa. Sonia Loureiro
Habilidades e características do líder
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Tópicos Especiais de Administração - TEA
Processos Decisórios Aula Apresentação do Plano de Ensino. 2. Unidade 1 – Definição de Processos Decisórios.
Poder, Cultura e Mudanças nas Organizações Profª. Drª. Rosa Maria Fischer.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Transcrição da apresentação:

Administração Interdisciplinar LIVRO Administração, teoria e prática no contexto brasileiro: Filipe Sobral e Alketa Peci Capítulo 3 – Ambiente Organizacional Original: Prof. Me. Marcus Eduardo Rocca

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

AMBIENTE ORGANIZACIONAL A RELAÇÃO ENTRE AS EMPRESAS E O AMBIENTE PODE SER ANALISADA SOBRE A PERSPECTIVA DA INCERTEZA AMBIENTAL E DA DEPENDÊNCIA, DESTACANDO-SE ALGUMAS DAS ESTRATÉGIAS DE ADMINISTRAÇÃO. Mas: Quais são os fatores que influenciam o desempenho organizacional? O sucesso ou o fracasso organizacional dependem de uma boa administração ou são simples consequência de fatores ambientais favoráveis?

AMBIENTE ORGANIZACIONAL Papel do administrador  limitado por forças internas e externas. Bons administradores: aproveitam as oportunidades, antecipam as mudanças, corrigem os desvios. lideram as organizações na direção de seus objetivos. Portanto, resultados estão mais condicionados por fatores fora do controle do administrador, ex: economia, mercado, políticas governamentais, ações dos concorrentes, etc.

AMBIENTE ORGANIZACIONAL Qualquer que seja a organização, o ambiente é uma força poderosa com impacto no sucesso ou insucesso. Cabe aos administradores monitorarem e analisarem o ambiente organizacional para detectar potenciais oportunidades e ameaças para suas organizações. Conceito ambiente organizacional refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas, que tem potencial para influenciar seu desempenho.

AMBIENTE ORGANIZACIONAL Mesmo que os fatores do ambiente externo possam parecer iguais para as organizações que fazem parte de um mesmo segmento de mercado, a influência – potencial ou real – de cada um desses fatores depende da singularidade da organização. Portanto, o mesmo fator externo normalmente afeta as organizações de forma bem diferente.

CULTURA ORGANIZACIONAL Representa muito da “personalidade” de uma organização, já que se refere a características e traços relativamente permanentes que marcam sua trajetória de atuação e perpassam todos os elementos do ambiente interno. Cultura organizacional se expressa nas políticas de recursos humanos, nos estilos de liderança, nas tomadas de decisão e até no ambiente físico e tecnológico da organização.

CULTURA ORGANIZACIONAL Definida como um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida por meio de histórias, rituais, lendas, slogans, símbolos, linguagem e cerimônias, diferenciando uma organização da outra.

PODER E CULTURA ORGANIZACIONAL Todos esses elementos da cultura, ao mesmo tempo em que ordenam e constroem a identidade organizacional – criando as bases para a comunicação e o consenso – também servem para ocultar e operacionalizar as relações de poder e de dominação presentes nas organizações. O poder mantém homologa a cultura, levando ao controle de seus membros e do ambiente organizacional.

EXERCÍCIOS 1º) Tome por base uma empresa qualquer que você conheça. Observando a figura do slide 02, explique como essa empresa utiliza sua “cultura organizacional” para se relacionar com as “variáveis políticas”. 2º) Qual o papel exercido pelos Stakeholders no ambiente organizacional de uma empresa? 3º) Como a cultura organizacional afeta a ação gerencial?