A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro Integrado Pacaembu
Advertisements

Escola Municipal Urbana Frei Eugênio
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Registro de Estudo de Caso.
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Etapas de uma Sequência Didática
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Planejamento e Plano de aula.
Encontro dos Professores de Matemática da Rede Municipal de Ipatinga
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCUS CHERÉM
Professora: Isabel Cristina Lima
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
JOANA MESSIAS E ADELICE MARTINS UBERLANDIA 17/06/09
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
ATIVIDADE DIFERENCIADA PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMATICA
Curso de Capacitação Docente
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
Programa Ler e Escrever
O sucesso do trabalho pedagógico
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Planejamento - Professor
AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
Planejamento PNAIC 2014.
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
Dominando as práticas pedagógicas
III Encontro de Boas Práticas
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
PROJETO Navegando na Leitura
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
ESCOLA MUNICIPAL ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA CURSISTAS:NEDINA EMBOAVA DE SOUZA, APARECIDA T. P. REGNER E MÁRCIA MONTEIRO MORAES ATIVIDADE 3.9-METADADOS DA.
QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!.
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Equipe responsável pela produção
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PAE - PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO
Como elaborar um plano de aula
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Silvana Lamas Alves Ana Paula Guerreiro UME João Papa Sobrinho 3º ano
Por que o jornal na escola?
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
Professor(es) Apresentador(es):
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
Mapa da Escola Seqüência didática:.
Professoras: Lilian Mara Moraes, Eliane Lima Apa e Dora Aparecida Alvares Pereira Rabelo HISTÓRIA.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Transcrição da apresentação:

A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou as atividades referentes a reportagem conforme planejamento até o final do ano.

Atividades Realizadas A professora Rosângela escolheu trabalhar sistema métrico decimal, porque poderia aproveitar atividades complementares e cumprir conteúdo planejado pela Apostila do Positivo adotada pela escola juntamente com sequencia didática do Projeto Algar, uma vez que não teria tempo suficiente para trabalhar outros conteúdos nesse bimestre. A professora Moragana escolheu trabalhar a reportagem porque já tinha os jornais preparados e durante esse bimestre não daria tempo para trabalhar mais conteúdos.

Os alunos fizeram a leitura e interpretação do texto notícia à esquerda e da reportagem a baixo. Depois da interpretação textual fizeram a comparação entre notícia e reportagem.

Elaboração e resolução de 6 questões pelos alunos e elaboração de 13questões pela professora para os alunos resolverem sobre reportagem .

Exemplo de reportagem:(Revista Nova Escola) e conceitos de: Nariz de cera;Lide;Corpo da reportagem e A palavra do especialista . (Os alunos fizeram leitura e discutiram o conteúdo em sala de aula)

Identificação de reportagem

Produção final textual em dupla sobre reportagem.

Alunos da professora Rosângela construíram em grupos o metro e a régua na madeira e na cartolina. Depois fizeram exposição em sala de aula

Mediram seus colegas e registram os dados em tabelas

No laboratório de Informática os alunos pesquisaram sobre o sistema métrico decimal e foram orientados na realização da pesquisa pela professora Rosângela e pela técnica de informática Vanessa.

Os alunos desenvolveram atividades referentes ao sistema métrico e foram avaliados para possíveis intervenções se necessário.

Intervenções: Durante o desenvolvimento das atividades sobre sistema métrico decimal, foi observado algumas dificuldades em poucos alunos, porém procuramos propor algumas atividades sugeridas pela seguência didática como: medir espessura do lápis, do barbante,da borracha.Usando a calculadora, os mesmos calcularam as medidas pesquisadas e as registraram .Desta forma verificou-se melhor assimilação do conteúdo.Também fizeram conversões de m para dm, cm, mm.Depois para revisar o conteúdo foram propostas atividades da apostila do Positivo adotada pela escola.

Conclusões: Durante o desenvolvimento dos conteúdos o coordenador pedagógico, diretor e técnico de secretaria auxiliaram os professores a formular conclusões sobre as atividades realizadas, pois acompanharam o desenvolvimento de algumas atividades e perceberam motivação e entusiasmo dos alunos ao realizarem as atividades propostas.

O coordenador pedagógico acompanhou o processo através do planejamento diário e visitas à sala de aula.Durante as visitas foi observado avaliação contínua dos alunos com o objetivo de verificar dificuldades e propor intervenções para auxiliá-los a aprender. O técnico de secretaria acompanhou os alunos durante a realização das pesquisas e verificou o interesse dos mesmos em pesquisar o assunto.A diretora da escola acompanhou o resultado de algumas atividades e todos chegaram a conclusão de que os objetivos propostos foram alcançados.