1 A década doExperiential Learning. Learning is experience. Everything else is just information. - Prof. Albert Einstein.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Advertisements

AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Daciane de Oliveira Silva
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
O perfil do novo profissional da área de transmissão
PAIIPME.
Uma experiência da Universidade Corporativa Petrobras
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Levantamento das necessidades de treinamento
Modelo de Excelência em Gestão
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
Gestão por Competências
GC e Excelência em Gestão Fábio Fontanela Moreira
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Teorias Modernas de Gestão
RMP Consultoria de Negócios
Referências Bibliográficas
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
Excelência em Gestão.
Margarete Teresinha Fabbris de Oliveira Santos Vanusa Sampaio Pedroso
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
Estratégia Organizacional
BOATO OU AMEAÇA - Experiência do GDFAZ com a proposta do IEFE - Arranjo do Confaz - ENCAT e GEFIN com papéis mais claros - Crise de Gestão no Estado Brasileiro.
2o Encontro de Parceiros de Educação

Gabriel Bastos Machado
Planejamento Estratégico
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Nossa motivação People First Liderança de Mercado Crescimento Quality & Risk Mgmt Excelência Operacional Valores Compartilhados 2.
Professor Eliomar B. Furquim Maio/2012
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Na Era do e-RH.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
Uma onda de reorganizações
BSC Jefferson Bueno.
Universidade Corporativa Procenge
FILOSOFIA EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E ÁREA DE PRODUÇÃO Prof. Wesley Vieira Borges.
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
Transcrição da apresentação:

1 A década doExperiential Learning

Learning is experience. Everything else is just information. - Prof. Albert Einstein

Aprender hoje, aplicar amanhã. Aprender com as próprias experiências. Compartilhar conhecimentos. Educação para Adultos

Benefícios de Curto Prazo Redução da evasão escolar Melhor aproveitamento nas aulas Sentimento de aplicabilidade do aprendizado

Benefícios de Longo Prazo Imagem da Instituição Mudança de Cultura, centrada no aprendizado Quebra de paradigmas

Desafio para Gestores Universitários Implementar novas metodologias, mais interativas Tornar o aprendizado mais informal sem perder sua essência. MEC Brasileiro Capacitação de Facilitadores

Novo ambiente de negócios Atualmente, as organizações enfrentam novos desafios impostos por um mercado global em constante processo de evolução: Achatamento da arena global; Força da base da pirâmide social; Fortalecimento do BRIC; Velocidade do processo de inovação; Longa cauda da Internet; Sustentabilidade dos negócios.

Velocidade da inovação 74 anos 38 anos 16 anos 13 anos 5 anos 4 anos 22 meses TelefoneRádioPCTelevisãoCelularInternetSkype Velocidade da Taxa de Disseminação de Inovações Tecnológicas (em número de anos necessários para atingir 50 milhões de usuários) Fonte: Veja Especial (2006)

Dimensão Temporal da Estratégia Tempo MISSÃO P LANO E STRATÉGICO P LANO O PERACIONAL P LANO T ÁTICO Compromisso Permanente Prazo de 3 a 5 anos Prazo de 1 ano Base diária

Novo papel do executivo Pensar no longo prazo Mas deve cumprir metas de curto prazo Buscar retornos crescentes para o acionista Mas também atender às demandas de todos stakeholders Ter uma visão integrada do negócio Mesmo sem conhecer os detalhes da operação Estimular o empreendedoris mo e a criatividade Mas não perder o foco e a eficiência operacional

Essa é a taxa de insucesso dos planos estratégicos das organizações por falhas na sua execução. Segundo estudo recente da Harvard Business School, as organizações bem- sucedidas são excelentes em 4 práticas fundamentais de gestão: Estratégia CulturaEstrutura Execução +++ Definida e comunicada claramente para todos os stakeholders Valorização de equipes de alto desempenho e orientadas a resultado Processos que simplifiquem e racionalizem fluxo de informações Busca incessante por right people on key seats Fonte: N. Nohria (2003), O que realmente funciona, HBR Desafio da execução da estratégia

Planejamento Execução Pensamento como Alavanca Organizacional para Execução Estratégica. Desenvolvimento de pessoas

Segundo estudos do Prof. Kirk Patrick, organizações cada vez mais procuram métricas para avalilar o retorno (não somente ROE) sobre seus investimentos em Treinamento. Avaliação do Participante Acréscimo de Conhecimento Aplicação Prática Retorno +++ Nível Ambiente Corporativo

PessoasProcessos Tecnologia Gestão do Conhecimento

Links 1. // // 2. koeln.de/situierteslernen/fenwick2.pdfhttp://methodenpool.uni- koeln.de/situierteslernen/fenwick2.pdf 3. zz1Zk68W1Jihttp://reviewing.co.uk/research/experiential.learning.htm#ax zz1Zk68W1Ji mlhttp://wilderdom.com/experiential/ExperientialReferences.ht ml

Links BR Academy na Mídia business-games Modelo de Avaliação de Treinamentos model.htm Quem Somos book/2 Harvard – Experiential Learning votes-to-change-mba-program/

Antonio Dirceu de Miranda Engenheiro pela POLI-USP, com MBA pela Lancaster University. Fez sua carreira no mercado financeiro, atuando no Brasil, EUA e Holanda na área internacional dos Bancos Citibank, Unibanco e Rabobank. É Fundador e Presidente do Grupo Educacional BankRisk e BR Academy.