PROMOÇÃO Introdução. A promoção tem o significado de comunicação. O mercado precisa ser continuamente informado e persuadido a respeito dos produtos e.

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Transcrição da apresentação:

PROMOÇÃO Introdução. A promoção tem o significado de comunicação. O mercado precisa ser continuamente informado e persuadido a respeito dos produtos e serviços que estão à sua disposição.Precisa transformar cada cliente potencial em cliente real,“fazendo a cabeça” das pessoas.A essa atividade, de informar e persuadir, damos o nome de comunicação .

PROMOÇÃO Comunicação O processo de comunicação envolve: um comunicador uma mensagem um receptor Quando um comunicador emitir uma mensagem ele deverá pensar na comunicação,ou seja, que o seu receptor realmente entenda o que quer dizer. Para uma firma comunicar-se com o seu mercado o administrador (mercadólogo) deve pensar na propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, merchandising e relações pública (composto promocional).

PROMOÇÃO Composto promocional É uma combinação e relação dos tipos de promoções que a firma faz para determinado período de tempo. Itens a serem considerados no composto promocional: Os objetivos de marketing e depois fazer um plano mercadológico. A natureza do produto, pois alguns produtos industriais técnicos podem não ser anunciados com muita intensidade, exigindo algum trabalho de venda pessoal. O mercado e os consumidores.

PROMOÇÃO Propaganda É qualquer forma paga de apresentação não pessoal de idéias, produtos e serviços levada a efeito por um patrocinador identificado. Importância da propaganda para a atividade mercadológica. As empresas podem manter cooperação de seus intermediários. Familiarizar seus clientes com o uso dos produtos fabricados. Criar imagem de credibilidade. Lançar novos produtos. Estimular demanda. Criar lealdade de marca. Enfatizar características dos produtos.

PROMOÇÃO Tipos de propaganda. Propaganda Institucional Visa divulgar a imagem de empresas ou marcas de produtos, com a intenção de venda indireta. Por exemplo: Para divulgar a imagem de um analgésico e antitérmico Anador, foi feita uma campanha institucional sobre o tema “saúde é o melhor presente” cujo o objetivo principal era alertar os pais, educadores e a população sobre os principais problemas que normalmente acometem crianças na faixa de 0 a 10 anos de idade e sobre os cuidados que devem ser tomados para evitá-los.

PROMOÇÃO Propaganda promocional Visa estimular a venda imediata. Por exemplo:Uma estratégia, como a utilizada pela Staroupe, que para aumentar a sua participação no mercado de jeans, a empresa investiu maciçamente na marca para aumentar as suas vendas.

PROMOÇÃO Propaganda cooperativa Quando os custo de anúncios são rateados entre os próprios membros de uma associação. Por exemplo: Os produtores de leite podem fazer anúncios enfatizando os benefícios do produto, visando ao aumento de seu consumo e conseqüentemente favorecendo todas as indústrias do setor.

PROMOÇÃO Propósitos básicos para um comercial ser eficiente. Chamar atenção do público a que se refere. Despertar o interesse Despertar o desejo. Levar os consumidores atingidos pelo comercial à ação. Devem portanto, ser aplicados os princípios de AIDA (Atenção-Interesse-Desejo –Ação).

PROMOÇÃO Fatores a serem considerados para perseguir os objetivos determinados pelo programa de marketing. A disponibilidade de mídias e dos fundos reservados para a promoção. A natureza do mercado e do produto como foi visto anteriormente. Os investimentos da concorrência. As leis existentes e que regulam a atividade.

PROMOÇÃO Métodos de aplicação de verbas. Pode ser usada uma percentagem fixa sobre as vendas passadas ou previstas. Uma variação do método anterior é o dispêndio por unidade, onde os gastos com a propaganda são considerados em um valor fixo por unidade vendida. Alocar verbas para a propaganda de acordo com as disponibilidades de caixa. Considerar os gastos da concorrência para estipular suas verbas.Ajustam –nas com as informações que recebem do mercado. Este método é conhecido como paridade competitiva. Método de pesquisa em que vários esquemas publicitários são testados até concluir qual é o principal e qual trará melhores resultados. Método abordagem-tarefa em que as verbas são alocadas considerando os objetivos de marketing.