Descritores SOP - 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO: a prova em questão
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Oficina de Elaboração de Questões
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Letramento: um tema em três gêneros
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
“Estudo e reflexão sobre Avaliação”
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Era uma vez uma rainha que vivia em um grande castelo.
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
PROVAS ESCRITAS: QUESTÕES OBJETIVAS E DISSERTATIVAS
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Apropriação de Resultados
OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE ITENS PARA O ENEM
Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2012
TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
Avaliação Educacional
Oficina de Apropriação de Resultados
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
GT SOBRE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: QUESTÕES NORTEADORAS
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Alfabetização e Letramento
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Atividade complementar 04 e 05
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
Musicalização no Prolicenmus C
Avaliação de Língua Portuguesa
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Como redigir um bom texto?
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
Conscientização sobre a importância do SARESP
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
Oficina de Divulgação de Resultados
É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Era uma vez... (Adaptado de PATTON, Michael Quinn. Utilization-Focused Evolution. Londres: sage Pub,1997, p. 45 – 46) Ela tinha uma varinha mágica que.
Transcrição da apresentação:

Descritores SOP - 2010

ERA UMA VEZ uma rainha que vivia em um grande castelo. Ela tinha uma varinha mágica que fazia as pessoas bonitas ou feias, alegres ou tristes, vitoriosas ou fracassadas. Como todas as rainhas, ela também tinha um espelho.

Um dia, querendo avaliar sua beleza, ela perguntou ao espelho: - Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?

O espelho olhou bem para ela e respondeu: Minha rainha, os tempos estão mudados. Esta não é mais uma resposta assim tão simples. Hoje em dia, para responder a sua pergunta eu preciso de alguns elementos mais claros. Atônita, a rainha não sabia o que dizer. Só lhe ocorreu perguntar: - Como assim?

Veja bem, respondeu o espelho Veja bem, respondeu o espelho. Em primeiro lugar eu preciso saber por que Vossa Majestade fez essa pergunta, ou seja, o que pretende fazer com a minha resposta. Pretende apenas levantar dados sobre o seu ibope no palácio? Pretende examinar o seu nível de beleza, comparando-o com o de outras pessoas ou a sua avaliação visa ao desenvolvimento de sua própria beleza, sem nenhum critério externo?

É uma avaliação que considera normas ou critérios pré-determinados? De toda forma, é preciso, ainda, que Vossa Majestade me diga se pretende fazer uma classificação dos resultados.

E continuou o espelho: Além disso, eu preciso que Vossa Majestade me defina em que bases devo fazer essa avaliação. Devo considerar o peso, a altura, a cor dos olhos, o conjunto? Quem devo consultar para fazer esta análise?

Por exemplo: se consultar somente os moradores do castelo, vou ter uma resposta; por outro lado, se utilizar parâmetros relacionados ao reino todo, terei uma outra resposta. Entre a turma da copa ou mesmo entre os anões, a Branca de Neve ganha estourado. Mas se perguntar aos seus conselheiros, acho que a minha rainha terá o primeiro lugar.

Devo utilizar análises continuadas? Depois, ainda tem o seguinte, continuou o espelho, como vou fazer essa avaliação? Devo utilizar análises continuadas? Posso utilizar alguma prova para verificar o grau dessa beleza? Utilizo a observação? Finalmente, concluiu o espelho, será que estarei sendo justo? São tantos pontos a considerar... A rainha ficou, então, muito confusa e sem saber o que iria responder... Clarilza Prado de Souza

Quando se fala em avaliação, o que vem imediatamente a sua cabeça? A avaliação Quando se fala em avaliação, o que vem imediatamente a sua cabeça?

APRENDIZAGEM.

A Aprendizagem A aprendizagem mecânica é a aprendizagem de novas informações, com pouca ou nenhuma associação com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Ele simplesmente recebe a informação e a armazena de forma que ela permanece disponível por um certo intervalo de tempo. Mas, na ausência de outras informações que lhes sirvam de combinação, permanece na estrutura cognitiva de forma estática.

Aprendizagem significativa A aprendizagem significativa tem como base as informações já existentes na estrutura cognitiva. As novas informações podem interagir contribuindo para a transformação do conhecimento em novos conhecimentos, de forma dinâmica, não aleatória, mas relacionada entre a nova informação e os aspectos relevantes da estrutura cognitiva.

Avaliação da aprendizagem. Elemento pedagógico utilizado para compreender até que ponto os objetivos traçados foram alcançados. Instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno para uma tomada de decisão. Exercício de reflexão sobre a prática docente.

Matriz de referência É um documento que se organiza em subconjuntos de habilidades correspondentes ao nível da série dos alunos a serem avaliados. As habilidades são decompostas em descritores, que têm a função de avaliar as unidades mínimas de cada habilidade.

Descritor portanto não é o conteúdo do ensino, mas antes um comportamento a ser desenvolvido pelo educando para atingir determinados objetivos no desenvolvimento de habilidades.

Fonte: PROALFA – Boletim Informativo pág. 9 Os descritores C1: Dominar os conhecimentos e as capacidades que concorrem para a apropriação da tecnologia da escrita. Fonte: PROALFA – Boletim Informativo pág. 9 D1: Identificar letras do alfabeto; D2: conhecer as direções e o alinhamento da escrita na LP; D3: Diferenciar letras de outros sinais gráficos, como números, sinais de pontuação ou outros sistemas de representação; D4: Identificar o nº de sílabas (consciência sílaba): D5: Identificar sons, sílabas e outras unidades sonoras (consciência fonológica e fonêmica) D6: Identificar o conceito de palavra (consciência de palavras) D7: Distinguir, como, leitor, diferentes tipos de letras

O que é um item? Item é a unidade do teste de uma avaliação em larga escala, pode ser de múltipla escolha ou aberto.

Os elementos que compõem um item Enunciado pode apresentar uma situação-problema, um questionamento ou uma questão contextualizada. pode conter um suporte (texto, figura ou outro recurso). inserido no enunciado podemos encontrar ainda o comando para a resposta, que se apresenta sob a forma de complementação de uma sentença ou de uma pergunta.

Os elementos que compõem um item Alternativas de resposta são as possíveis respostas a serem escolhidas. apenas uma constitui-se como correta: gabarito. as demais são denominadas de distratores, que devem ser plausíveis.

O enunciado e o comando Sobre a redação do enunciado e do comando, recomenda-se que: A linguagem utilizada deve ser clara e deve atender à norma culta da língua; Procure utilizar apenas expressões positivas; Não pode induzir a resposta correta, tampouco a incorreta (pegadinhas); Procure evitar o uso de expressões do tipo: “Qual das alternativas...”, “A alternativa que indica...”, “Assinale a resposta correta...” etc; Procure evitar enunciados muito extensos.

O suporte Sobre a escolha do suporte, recomenda-se que: Devem ser adequados ao nível de escolarização que se pretende avaliar; Podem ser usados fragmentos de textos verbais, porém os mesmos devem permitir a apreensão do sentido global; As figuras devem conter boa qualidade gráfica; Devem apresentar a referência bibliográfica; Devem conter os títulos (mesmo os fragmentos).

O gabarito

Os distratores

Os passos para elaborar um item. Escolha o descritor da Matriz. Analise a operação mental que envolve o descritor, ou seja, a habilidade exigida para resolvê-lo. Defina a situação-problema a ser trabalhada no item. Elabore um enunciado. Se for usar suporte, selecione bons textos ou boas imagens que contemplem a diversidade de gênero textual. Elabore as alternativas de respostas. Certifique-se de que o item está de acordo com o descritor. Faça a revisão do item verificando a redação, a apresentação e as alternativas de resposta(Brasil, 2003).

Leia o texto e responda a questão abaixo. Exemplo de item Leia o texto e responda a questão abaixo.