APRESENTAÇÃO DE ARTIGO Universidade Federal de Itajubá QUALIDADE – EPR 16 APRESENTAÇÃO DE ARTIGO Bárbara Gregatti 14316 Gabriela Matos 14319 Lays Renó 14328 Lucas Vieira 14330 Paula Della 14335 Vinícius Batista 14343 Prof. Michelle Luz 26/10/2010
PENSAMENTO ESTATÍSTICO: UM COMPONENTE PRIMORDIAL PARA O SUCESSO DO PROGRAMA DE QUALIDADE SEIS SIGMA Adriana Barbosa Santos Manoel Fernando Martins XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção - Florianópolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004
Sumário Introdução Pensamento estatístico Seis Sigma Pensamento estatístico e o Seis Sigma
1. Introdução
1. Introdução Estatística nas empresas Consequência Criação de barreiras que dificultaram a difusão dos conhecimentos estatísticos nos ambientes de produção Consequência
Nível gerencial ou estratégico 1. Introdução Uso da estatística nas empresas: - Pouco utilizada, apesar de gerar bons resultados Nível Operacional Nível gerencial ou estratégico (BJERKE & HERSLETH, 2001)
SURGIMENTO DO SEIS SIGMA 1. Introdução uso da filosofia estatística como estratégia para melhoria de processos e solução de problemas oportunidades de ganhos financeiros advindos da melhoria do desempenho organizacional SURGIMENTO DO SEIS SIGMA
1. Introdução Relação entre os conceitos de pensamento estatístico e a filosofia Seis Sigma Pensamento Estatístico parte de uma filosofia congruente aos objetivos de crescimento e melhoria do desempenho organizacional, uma vez que seu uso cria oportunidades reais de mudança e aprendizagem Seis Sigma diferencial da conduta dos profissionais engajados na elaboração de projetos que produzem ganhos financeiros tangíveis para a organização.
2. Pensamento Estatístico
2. Pensamento Estatístico “Processo de raciocínio que reconhece que variação está em tudo ao nosso redor e presente em tudo que fazemos que todo trabalho é uma série de processos interligados; e que identificar, caracterizar , quantificar, controlar e reduzir variação fornece oportunidades de melhoria” Snee (1990) Início século XIX Influenciou o desenvolvimento do pensamento moderno Compreender as variações nos processos de manufatura (Shewhart) Uso da estatística para tentar mudar o desempenho processos (Deming)
“Filosofia de aprendizagem e ação” (Quality Press) 2. Pensamento Estatístico “Filosofia de aprendizagem e ação” (Quality Press) Elementos Centrais (Moore) Onipresença da variação; Necessidade de dados sobre processo; O planejamento de coleta de dados com variação em mente; Quantificação da variação; e Explicação da variação. Princípios Todo trabalho ocorre em um sistema de processos interligados; Variação existe em todos os processos; e Entender e reduzir variação é a chave para o sucesso.
2. Pensamento Estatístico Variação: conceito primordial para compor o pensamento estatístico VARIABILIDADE X VARIAÇÃO Variabilidade Variação + Instabilidade + Falta de exatidão Sempre presente em produtos, pessoas, serviços, processos, natureza
2. Pensamento Estatístico Variações Entradas (Inputs) Atividades transformadoras Pessoas: habilidades , maneiras, estilo de aprendizagem diferentes; Máquinas: desempenho não uniforme; Material: fornecedores diferentes; Método: procedimentos ruins; Medições: inabilidade de medir; Ambiente: físico, de trabalho, das políticas
COLETADOS PARA MELHOR ENTENDER A VARIABILIDADE 2. Pensamento Estatístico DADOS: fator para se analisar as fontes de variação, são . geradores de resultados COLETADOS PARA MELHOR ENTENDER A VARIABILIDADE Medição: forma de se efetivar a observação de um . fenômeno que apresenta variações Monitorar a produção; controlar os processos; garantir a qualidade; , garantir o atendimento às exigências; evitar desperdícios e reduzir taxa de erros
Pensamento estatístico como catalisador da melhoria da qualidade
2. Pensamento Estatístico Anteceder o uso dos métodos e ferramentas estatísticas Conceitual Universalmente aplicável Requisito principal é o conhecimento Métodos estatísticos fortalecem o pensamento Fornecem oportunidade de melhoria ao processo Consequência da medição, coleta de dados e análise estatística
Aplicabilidade dos Métodos Estatísticos 2. Pensamento Estatístico Aplicabilidade dos Métodos Estatísticos Questionável Crença errônea de que métodos estatísticos sejam meio para promover a melhoria organizacional Preocupação de treinamentos para funcionários
3. SEIS SIGMA
3. SEIS SIGMA – Dificuldade na definição Ínicio anos 90: - Primeiros artigos: uma abordagem técnica, onde a medição, uso da estatística e a meta de quase perfeição. Novas visões: - Depois: modo eficiente e eficaz das organizações conseguirem elevar seu desempenho.
GESTÃO ESTRATÉGICA 3. SEIS SIGMA GRANDES COMPANHIAS COMEÇARAM A ADOTAR O PQSS (Programa de qualidade seis sigma)
3. SEIS SIGMA – decisão de definição “(...)abordagem que impulsiona a melhoria do desempenho do negócio, baseando-se na aplicação do pensamento estatístico em todos os níveis de atividades; no enfoque estratégico de gerenciamento; na valorização da satisfação dos clientes; na utilização de uma metodologia sistematizada que integre técnicas variadas para se avaliar e otimizar processos; na capacitação e na mudança de cultura proveniente da aprendizagem.”
3. SEIS SIGMA O conceito estatístico, primeiramente, considera que o comportamento do processo segue a distribuição normal de probabilidades. Baseado nesta premissa, busca-se reduzir gradativamente a variabilidade de um processo até que se atinja um fator de 99,9997% de sucesso (Seis vezes o desvio padrão);
3. SEIS SIGMA A metodologia segue um roteiro, conhecido como DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve, Control);
4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma
4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma contexto gerencial ELEMENTOS ESSENCIAIS DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO - Redução de variação - Eliminação de causas de variação - Consistência de propósito - Robustez Obtenção e forma de utilização das informações FATOR DE DIFERENCIAÇÃO entre administradores conscientes ou não dos princípios fundamentais do pensamento estatístico.
4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma DEMING Gerentes e administradores deveriam se concentrar no “como” a organização fornece produtos e serviços aos seus clientes, em vez de ficarem obsessivamente preocupados com os ganhos financeiros e com o controle gerencial. Gerenciar os meios, e não somente as medidas de desempenho relativas ao controle contábil. Administrador de um sistema otimizar sistema como um todo satisfação dos stakeholders. COMO? Compreender os elementos da Teoria da Variabilidade: O que é um sistema estável e a diferenciação entre causas comuns e causas especiais de variação.
4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma Nas organizações que adotam o Seis Sigma: redução da variação, a medição e a coleta de dados sucesso do PQSS Pensamento estatístico como fator primário: Melhora a comunicação alinhamento estratégico, integração e mudança de cultura organizacional; dimensões estratégicas que facilitam e aprimoram a implementação do PQSS.
4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma Apesar da grande ênfase na redução da variação: PQSS não reforça a necessidade do pensamento estatístico como tema essencial. Alguma freqüência: estudos que saLientam significado estatístico do Seis Sigma, juntamente com um enfoque dirigido para a aplicação dos métodos estatísticos, Falha nas discussões sobre o tema
4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma foco em processos entendimento de variação uso de dados para subsidiar ações ATIVIDADES DIÁRIAS DE GERENCIAMENTO Enriquecer o gerenciamento de processo Melhorar processos TOMADA DE DECISÃO
4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma Ações que podem ser mais bem definidas com a aplicação do pensamento estatístico: Definir estratégias para melhoria do desempenho organizacional Incentivar as pessoas a pensarem na eficiência e eficácia das atividades Manter constância de propósito Monitoramento das flutuações de mercado Aprimorar o planejamento Estímulo ao trabalho em equipe Reduzir o número de fornecedores Tomada de decisões baseada em fatos e dados Avaliar tendências competitivas Aumento da robustez no gerenciamento Quebra de barreiras interfuncionais Melhorar os processos de distribuição Reduzir variação nos processos administrativos e de fabricação. No Seis Sigma essa postura gerencial é fortemente enfatizada. AÇÕES EM PROCESSOS ESTRATÉGICOS, GERENCIAIS E OPERACIONAIS
4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma NÍVEL ESTRATÉGICO USO MAIS CONCEITUAL DAS IDÉIAS SUBJACENTES DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NÍVEL GERENCIAL UTILIZAÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA IMPLEMENTAÇÃO E GERENCIAMENTO DOS MEIOS QUE POSSIBILITAM ALCANÇAR OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS, PARA QUE AS ATIVIDADES DO NÍVEL OPERACIONAL ESTEJAM EM HARMONIA COM A ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA. Uma vez que o pensamento estatístico se torna um conceito disseminado em todos os níveis de atividades, AUMENTO DA QUALIDADE conseqüência de ações com consistência de propósito e associadas a uma mudança de cultura organizacional
4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma MUDANÇA DE CULTURA reduz resistência à utilização dos métodos estatísticos imprescindíveis para compor uma metodologia sistematizada que leve a melhorar todos os processos, eliminando defeitos, erros e falhas e otimizando os processos e suas saídas. PQSS metodologias DMAIC e DFSS têm tais características e são utilizadas de forma sistemática para implementar os Projetos Seis Sigma implementados para elevação do desempenho.
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS
5. Considerações Finais Barreiras para o sucesso do PQSS: pessoas e nível de aceitação dos princípios que o norteiam Sucesso: Projeto Seis Sigma conscientização das metas de longo prazo Ações individuais e objetivos estratégicos Direção comum Comunicação e alinhamento estratégico Sucesso do PQSS associado aos princípios da filosofia do pensamento estatístico
6. Referências Bibliográficas Santos e Martins “PENSAMENTO ESTATÍSTICO: UM COMPONENTE PRIMORDIAL PARA O SUCESSO DO PROGRAMA DE QUALIDADE SEIS SIGMA”, 2004.