Ação Assessorias de Matemática, Interação Virtual e Robótica para Prática de ensino-aprendizagem em Matemática Carla Maciel R. Pedroso Marcus Vinicius.

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Transcrição da apresentação:

Ação Assessorias de Matemática, Interação Virtual e Robótica para Prática de ensino-aprendizagem em Matemática Carla Maciel R. Pedroso Marcus Vinicius de Azevedo Basso Instituto de Matemática – UFRGS Colégio de Aplicação - UFRGS Instituto Estadual Rio Branco – SE - RS

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO- APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Carla Maciel Ramos Pedroso (apresentadora); Gustavo Camargo Bérti (co-autor); Mariana Müller Barcelos (co-autora); Marília Luiza Matte (co-autora); Patrícia Lima da Silva (co-autora); Ronaldo Souza dos Santos (co-autor). Instituto de Matemática UFRGS

INTRODUÇÃO  O trabalho de Assessoria de Interação Virtual é realizado no Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS, com alunos de 5ª e 6ª séries, integrando o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ao aprendizado de Matemática.

UM POUCO SOBRE O PROJETO AMORA  Existe desde 1996 e tem parceria com o Instituto de Matemática desde  É realizado com as turmas de 5ª e 6ª séries do CAp que possuem em seu currículo atividades diferenciadas.  Os alunos do Projeto Amora desenvolvem pesquisas a partir de suas interrogações e em função de situações desafiadoras para si mesmos. Organizados em pequenos grupos a partir de assuntos ou temáticas comuns, desenvolvem seus projetos em parceria com outros colegas sob a supervisão de um professor orientador.

AS ASSESSORIAS DE INTERAÇÃO VIRTUAL Finalidades:  Auxiliar os alunos em seus projetos de pesquisa  Complementar os conteúdos de matemática vistos em aula  Ensinar, a partir de recursos computacionais, esses e outros conteúdos considerados relevantes pelo grupo  Exercitar em nós, futuros professores, a prática docente.

Nossa organização:  As assessorias ocorriam às quintas-feiras à tarde e eram planejadas semanalmente nas manhãs de segunda e quarta-feira.  Basearam-se em atividades realizadas no computador e publicadas numa página da web, criada pelo grupo, e à qual nossos alunos têm acesso.  Cada aula era registrada, individualmente, na forma de relatório, e ao fim do semestre disponibilizamos tais relatórios nas formas impressa e digital.

NOSSA PÁGINA NA WEB

NOSSA PÁGINA NA WEB  Atualizada semanalmente, contém as atividades realizadas em cada aula.  Era através dela que nossos alunos acompanhavam as aulas e comunicavam-se virtualmente conosco.  A construção da página possibilitou um aprimoramento de nossos conhecimentos sobre informática na educação.

OBJETIVOS  Tínhamos por objetivos que os alunos: adquirissem familiaridade com os conteúdos trabalhados; sentissem-se à vontade frente a situações matemáticas desafiadoras; fossem capazes de compreender, solucionar e analisar informações de conteúdos matemáticos modelados por meios digitais; adquirissem o gosto pelas tecnologias, bem como o uso dessas como ferramenta para estudo.

METODOLOGIA  Trabalhamos de forma diferenciada, visto que éramos seis professores para uma turma de, em média, dezoito alunos.  Atendimento individual, possibilitando conhecer as limitações e potencialidades de cada um.  Atividades retiradas ou adaptadas de materiais existentes na Internet e, em igual medida, criadas por nós.  Materiais e atividades diversificados.

CONTEÚDOS TRABALHADOS  Sempre que possível, associávamos os conteúdos matemáticos aos temas escolhidos pelos alunos para seus projetos de pesquisa, de modo que sentissem a presença da matemática nas mais diversas áreas do conhecimento.  Trabalhamos com nossos alunos: Gráficos; Lógica Matemática; Geometria Espacial; Multiplicação; Divisão.

 Gráficos: modelos de gráficos; interpretação de dados contidos nas colunas e nos eixos; noções de mudanças de escala. Jogo dos Palitos

Gráfico do resultado do jogo

 Lógica: análise de sentenças e suas implicações; jogos de interpretação; análise textual com uso da lógica.

Atividade envolvendo lógica

 Sólidos Geométricos: diferenciação de figuras planas e de sólidos; identificação das partes (vértices, arestas e faces); associação entre sólidos e planificações; classificação (prismas, pirâmides, cones, cilindros e esferas).

Atividade das aulas de Geometria

 Multiplicação: multiplicação através de área; algoritmo da multiplicação; tabuada e cálculo mental; interpretação e resolução de problemas.

Atividade das aulas de Multiplicação

 Divisão: algoritmo da divisão; divisão em inteiros e racionais; resto de uma divisão; prova real; interpretação e resolução de problemas.

Atividade das aulas de Divisão

Atividade das aulas de Divisão

AVALIAÇÃO: PARECERES DOS ALUNOS  Cabe às Assessorias elaborar pareceres trimestrais sobre os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.  São considerados aspectos cognitivos e não-cognitivos.  Os professores do CAp-Amora utilizam os pareceres na elaboração das avaliações finais trimestrais dos alunos.

ASSESSORIA DE INTERAÇÃO VIRTUAL – 2009/1 CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DAS TURMAS A E D DO PROJETO AMORA Descrição dos aspectos cognitivos avaliados: Gráficos: Interpretação de dados representados em gráficos de colunas: localização dos eixos, compreensão do significado da altura das colunas. Lógica: Análise de sentenças lógicas (verdadeiro ou falso); conclusões a partir de sentenças implicativas. Geometria espacial: Diferenciação de figuras planas e de sólidos; identificação das partes (vértices, arestas e faces); associação entre sólidos e suas planificações e vice-versa; classificação (prismas, pirâmides, cones, cilindros e esferas). Multiplicação: Utilização, montagem e compreensão do algoritmo; tabuada e cálculo mental; resolução de problemas.

Reconhecimento de objetos e elementos: identificação de conceitos, relações e propriedades matemáticas expressas no enunciado. Solução de problemas simples: exige apenas o uso de informações explícitas no enunciado das questões. Solução de problemas complexos: requer a extração e reorganização dos dados contidos no enunciado para, a partir dessas relações, chegar à solução. Avaliação dos domínios cognitivos: Reconhecimento de objetos e elementos Solução de problemas simples Solução de problemas complexos Interpretação de gráficos Lógica Geometria espacial Multiplicação

PARECER DO ALUNO(A) “Ana” Notamos que ela evoluiu bastante desde as primeiras aulas, não em relação aos conteúdos matemáticos, com os quais já tinha facilidade, mas sim na postura em sala de aula. No início, Ana era agitada e falava demais, quase sempre muito alto. Querendo participar e ajudar os colegas, acabava atrapalhando e tirando a oportunidade de outros participarem. Nas últimas aulas, mostrou-se mais tranqüila, mas sem retrair-se. Continua interessada e participando ativamente das aulas, mantendo um bom relacionamento com todos. Avaliação dos domínios cognitivos: Reconhecimento de objetos e elementos Solução de problemas simples Solução de problemas complexos Interpretação de gráficos AS LógicaAP NA Geometria espacialAPASAP MultiplicaçãoAS

RESULTADOS  Dos alunos: aumento do interesse em relação às aulas; maior esforço em realizar as atividades; familiaridade com o conteúdo; confiança frente a desafios; aptidão para analisar, interpretar e solucionar situações-problema.

 Nossos: experiência quanto a relação aluno-professor; noções de avaliação de alunos e elaboração de pareceres; apropriação dos recursos das tecnologias de informação e comunicação para preparação de aulas; preparação para acompanhar as novas tendências no ensino de matemática.

EXTENSÃO  Uma das funções básicas da Universidade.  Interação sistematizada da Universidade com a comunidade.  Contribui com conhecimentos e experiências para a avaliação e vitalização do ensino e da pesquisa.  Contribui para formação acadêmica-profissional do aluno.  Possibilita ao aluno testar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

CONTATO  Nosso site:  do grupo:  Carla Maciel Ramos Pedroso:  Marcus Vinicius de Azevedo Basso: