Atividades no Trimestre CONFAZ CURITIBA-2011 Presidente – Célia Carvalho Coordenação Executiva – Augusto Monteiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
Advertisements

Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG
PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA A Lei nº de 16/07/2008.

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
GT-06 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público – CASP Síntese das Atividades de 2010 Coordenadores: Wanderlei Pereira das Neves (SC) Rosangela Dias Marinho.
XXVII Reunião Ordinária do GEFIN Local:
GT-04 – DIVIDA PÚBLICA (Setembro ). Acompanhamento da aprovação da flexibilização na Res. 43/SF dos limites para as operações da COPA. Foi também.
Recte Rempublicam Gerere
Planejamento dos trabalhos CONFAZ-RIO-2011 Presidente – Célia Carvalho Coordenação Executiva – Augusto Monteiro/BA.
Atividades no Trimestre CONFAZ Manaus-2011 Presidente – Célia Carvalho Coordenação Executiva – Augusto Monteiro.
Apresentação sobre a Dívida Pública dos Estados
Relatório Trimestral de Atividades do GEFIN 3º Trimestre de 2010 Célia Carvalho (MG) Fadua Cruz –(PR).
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS – NOVOS DESAFIOS DA ÁREA TRIBUTÁRIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PEC 285/04 “A REFORMA DO ICMS”
DO FUNDEF AO FUNDEB O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi substituído pelo Fundo de.
Atividades no Trimestre
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
Análise da Tramitação da PEC Precatórios Augusto Monteiro – Rep. Bahia Grupo de Gestores Financeiros dos Estados – GEFIN / CONFAZ.
“Grupo de Gestores das Finanças Estaduais - GEFIN” Augusto Monteiro Coordenador Executivo do GEFIN Reunião da COGEF Salvador, 14 de Novembro de 2012.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
Despesa Pública Na Lei de Responsabilidade Fiscal
Grupo de Gestores das Finanças Estaduais - GEFIN REPERCUSSÃO FINANCEIRA DA MP DA DÍVIDA PÚBLICA GOIÂNIA, SETEMBRO DE 2009.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Arno Hugo Augustin Filho Secretário do Tesouro Nacional Brasília, 03 de julho de 2007 RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Avaliação e Cumprimento de Metas – 1 o Quadrimestre.
Análise da Tramitação da PEC-12 - Precatórios Augusto Monteiro – Rep. Bahia Grupo de Gestores Financeiros dos Estados – GEFIN / CONFAZ.
Análise da Tramitação da PEC-351 (395) - Precatórios Augusto Monteiro – Rep. Bahia Grupo de Gestores Financeiros dos Estados – GEFIN / CONFAZ.
Análise de Alternativas à PEC-12 - Precatórios Augusto Monteiro – Rep. Bahia Grupo de Gestores Financeiros dos Estados – GEFIN / CONFAZ.
GT-01 – Educação 2011 Coordenadores: MT – Mauro Nakamura Filho RN – Valdemar Silva Filho.
Atividades no Trimestre GEFIN São Luís Dezembro/2012 Presidente – Célia Carvalho/MG.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
GT-01 – Educação 2010 Coordenadores: MT – Mauro Nakamura Filho RN – Valdemar Silva Filho.
GT-01 – Educação Junho de 2010 Coordenadores: MT – Mauro Nakamura Filho RN – Valdemar Silva Filho.
GT- 04 – Dívida Pública Coordenadores: Silvio Vieira da Luz (GO) Wanderlei Pereira das Neves (SC)
FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FUNDEB CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO GESTORES DE ORÇAMENTO DOS ESTADOS Cuiabá – MT, agosto de 2005.
GT-03 – Segurança Pública Coordenadores: José Luiz Barreto(DF) Keuly T. Queiroz Costa (AC)
Grupo de Gestores das Finanças Estaduais - GEFIN REPERCUSSÃO FINANCEIRA DA PROPOSTA DE MEDIDA PROVISÓRIA DÍVIDA PÚBLICA SETEMBRO DE 2009.
Atividades no Trimestre CONFAZ São Paulo-2011 Presidente – Célia Carvalho Coordenação Executiva – Augusto Monteiro.
Secretário-Adjunto da Fazenda
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
Valorização do Magistério: Piso Salarial e Plano de Carreira
APRESENTAÇÃO DO GEFIN Pré-CONFAZ Belo Horizonte, Setembro/2010 Célia Carvalho - MG Presidente Augusto Monteiro –BA Coordenador Executivo.
Atividades no Trimestre GEFIN- Campo Grande Setembro/2012 Presidente – Célia Carvalho/MG.
GT 06 – Contabilidade Coordenadores: Adriano de Souza Pereira (SC) Maria da Conceição Rezende (MG)
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJAÍ AUDIÊNCIA PÚBLICA Câmara de Vereadores AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS 1º QUADRIMESTRE DE 2013.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
SEMINÁRIO: FEDERALISMO E RISCOS FISCAIS O “NOVO” FPE Receita Estadual Secretaria da Fazenda do RS Porto Alegre, 24 de agosto de 2015.
Reunião da Plenária Novembro/2010 Apresentação Audin.
10/Setembro/2015 PROFISCO II (BR-X1039) Linha do Tempo.
Municipalização Descentralização da execução das políticas públicas, sem os correspondentes recursos financeiros para fazer frente a novas responsabilidades.
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
SIOPE Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Brasília/DF.
CONFAZ Gefin – Grupo de Gestores Financeiros Sub-grupo: Vinculação de Receitas Foz do Iguaçú, 09 de dezembro de 2004.
1 MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço.
DIREITO TRIBUTÁRIO INTRODUÇÃO.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
RREO - R ELATÓRIO R ESUMIDO DE E XECUÇÃO O RÇAMENTÁRIA RGF – R ELATÓRIO DE G ESTÃO F ISCAL Odair Scharnowski 18/06/2013.
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE Alinhamento Técnico Pedagógico/2016.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Senado Federal Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo- CDR Audiência Pública – 07/outubro/2015 Instrução do PRS nº 1/2013 PROJETO DE RESOLUÇÃO.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
Subcomissão Especial destinada a analisar e diagnosticar a situação em que se encontram as Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na área da.
7.7 Leis Orçamentárias O plano Plurianual PPA art. 165 I, § 1º CF Instrumento vigência Longo prazo Vigência – União, Estados, Distrito.
Transcrição da apresentação:

Atividades no Trimestre CONFAZ CURITIBA-2011 Presidente – Célia Carvalho Coordenação Executiva – Augusto Monteiro

DIVIDA –GEFIN entregou 3 propostas na reunião CONFAZ de 29/04/2011; Revisão geral das regras que regem a 9496/97; Revisão da taxa de juros para 4% e correção por IPCA; Limitador da correção da dívida pela taxa SELIC acumulada. –Paralelamente foi proposta por 20 governadores – Norte/ Nordeste/Centro Oeste Alteração do indexador – IGP-DI p/ IPCA; Redução de taxa de juros para 2%. Redução do comprometimento da RLR, destinado para o pagamento das dívidas intralimite com a União, para 9% da – RLR

PAGAMENTO DA DÍVIDA PELOS ESTADOS

ATIVIDADES NO TRIMESTRE

DELIBERAÇÃO CONFAZ Definição pelos Secretários de quais propostas sejam apresentadas e detalhadas pelo GEFIN ;

DIVIDA –REFIS – Lei (reparcelamento de débitos com a União em 180 parcelas) –Inserção no anexo 5 do PAF do montante do reparcelamento substituindo eventuais espaços para novas operações; DELIBERAÇÃO CONFAZ –Não considerar no valor do PAF face a omissão da lei que instituiu o REFIS ou incluir no espaço fiscal do Estado

CONTABILIDADE - Adaptação dos Sistemas de Contabilidade às Normas Internacionais de Contabilidade – prazo atual –DESAFIOS: –Cumprimento da exigência em curto espaço de tempo –União não respondeu Ofício do CONFAZ –DELIBERAÇÃO DO CONFAZ: –Criação de um Grupo de Secretários para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos no âmbito federal e estadual; –Prorrogar o prazo para os Estados 1 ano após a adaptação pela União; –Promover um Seminário – STN e ESTADOS (GEFIN).

INSCRIÇÃO DOS ESTADOS NO CAUC - SISTN –SANÇÕES : –bloqueio no Cadastro único de Convênios – CAUC; –Impossibilidade de realização de convênios e operações de crédito ; –DELIBERAÇÕES DO CONFAZ : –Aprovação e encaminhamento ao Ministério da Fazenda de minuta de alteração de redação da Portaria STN n. 109/2002, da Instrução Normativa 01/2005, da alteração da Cartilha do usuário do SISTN, elaborada pelo GEFIN.

EDUCAÇÃO Piso Salarial Nacional (Lei /08) –Correção de 15,85% - R$ 1.187,97 (nível médio 40 horas) – variação do valor mínimo nacional aluno 2010 / 2009

EDUCAÇÃO União -R$ 1 bilhão p/ entes que não praticam o mínimo (Estados e Municípios); Portaria 213/2011 e Resolução 05/11 –Aplicar 25% MDE; –Preencher SIOPE; –Dispor de plano de carreira; etc. Obs: Ressalta-se que não há novos recursos, são os mesmos decorrentes da complementação do FUNDEB (10% dos recursos).

SAUDE - PLP 306-B/ Previsão de votação 07/2011 Pontos favoráveis- emendas propostas pelo GEFIN e acatadas: –Dedução do FUNDEB da base de cálculo por 5 anos; –Caráter gradativo. (Art. 6º - § 1º Os Estados e o Distrito Federal que, no ano anterior ao da vigência desta Lei Complementar, aplicarem percentual inferior ao especificado no caput, considerando-se o disposto nos arts. 2º, 3º e 4º, deverão elevar gradualmente o montante aplicado, para que atinjam os percentuais mínimos no exercício financeiro de 2011, reduzida a diferença à razão de, pelo menos, um quarto por ano.) Pontos desfavoráveis- emendas propostas pelo GEFIN e não acatadas pelo Congresso Inclusão dos inativos e pensionistas; Inclusão das despesas de saneamento, e despesas que não sejam de caráter universal (clientela fechada).

DELIBERAÇÕES DO CONFAZ 1.Gestões junto ao Congresso - adequar o caráter gradativo para 5 anos a partir da promulgação da lei; 2.Avaliar a viabilidade de retomar as negociações junto ao Congresso com vistas a inclusão das despesas com inativos, pensionistas, de caráter não universal atualmente vigente e saneamento no computo dos gastos com a saúde; 3.Outra alternativa – impedir a tramitação do PLP306B e retomar a tramitação do PLC 089/2007 que poderá ser totalmente revisto e emendado.

Estudos em andamento Royalties do Petróleo.