Plano de negócio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
Projeto - Plano de Negócios
Planejamento Estratégico de Marketing
AULA 1 - INTRODUÇÃO “todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir” (Lewis Carroll)
Políticas de Investimentos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Gestão Integrada de Negócios
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Universidade Federal Fluminense
PLANO DE NEGÓCIOS.
Metodologia da pesquisa científica FGV 2011
Planejamento estratégico
PLANO DE NEGÓCIO.
Sumário executivo A empresa Plano de Marketing Plano Financeiro
BUSINESS PLAN Como montar um Business Plan Profs. Luiz C. Di Serio
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Como estabelecer e organizar
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Administração de Marketing I
Equipe de Gestão.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Administração de Empresas Pessoais
Estratégia Organizacional
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
SUMÁRIO EXECUTIVO Enunciado do projeto Competência dos responsáveis
Introdução ao Marketing
O plano de Negócio.
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
Planejamento Estratégico TREVOSERVIS – 2011/2020
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Segmentação e Posicionamento de Mercado
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Empreendedorismo ________________________________________
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard.
Processos Administrativos Aula 1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
CONSULTORIA EMPRESARIAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I PROFª MARA DIOTTO Levantamento e Utilização de um briefing AMBIENTES (MACRO, EXTERNO E INTERNO) RISCOS E OPORTUNIDADES (HISTÓRICO.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Abertura e Estruturação Organizacional
ESTRATÉGIASDEMARKETING ConceitoseAplicações. CONCEITO DE ESTRATÉGIA É Um Conjunto Integrado de Escolhas Sobre Como Criar e Conquistar Valores Para os.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
PLANO DE NEGÓCIO: Equipe: Prof. Orientador: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
Transcrição da apresentação:

Plano de negócio

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento.

O que é Plano de Negócio? Descrição do empreendimento e modelo de negócio que sustenta a empresa. Orientação no ambiente de negócio. Deve responder: Em que negócio estou? O que vendo? Qual é o meu mercado-alvo?

Para que planejar? Gerenciar negócio e apresentá-lo a investidores, bancos e clientes. Análise de risco dos agentes financeiros. Entender e estabelecer diretrizes para o negócio. Gerenciar de forma mais eficaz. Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo.

Fatores de sucesso considerados no PN Conceito de negócio Atendimento às necessidades de mercado. Características de um negócio bem-sucedido: Algo novo Algo melhor Um mercado novo ou mal-atendido

Fatores de sucesso considerados no PN Reconhecimento do mercado. Tamanho do mercado. Acessibilidade do mercado. Receptividade do mercado. Fatores que o afetam.

Fatores de sucesso considerados no PN Situação do setor Levantar fatores que afetam o setor. Setores em crise: Dificuldades de financiamento. Oportunidade se houver posicionamento adequado. Ex.: construção de novas casas x reformas.

Fatores de sucesso considerados no PN Enfoque empresarial consistente. Reconhecimento da natureza da empresa Definição das principais metas Declaração da missão

Fatores de sucesso considerados no PN Gerenciamento competente. Capacidade da equipe de diretores. Controle financeiro. Previsão dos custos iniciais de operação. Previsão de mudanças.

Estrutura Sumário executivo – síntese das principais informações do plano explicita objetivo do plano em relação ao leitor. Enunciado do projeto Competência dos responsáveis Produtos e tecnologia Mercado potencial Elementos de diferenciação Previsão de vendas Rentabilidade e projeções financeiras Necessidades de financiamento

Estrutura A empresa Histórico Missão Visão Objetivos e metas de negócios Situação atual: crescimento, faturamento dos últimos anos, estrutura organizacional e legal, certificações, parcerias e serviços terceirizados.

Estrutura Análise estratégica Ameaças e oportunidades Forças e fraquezas O setor A concorrência O mercado

Estrutura Plano de marketing O produto: ciclo de vida, vantagens competitivas. Planos de pesquisa e desenvolvimento. Preço Distribuição Comunicação Serviços ao cliente (venda e pós-venda) Relacionamento com os clientes

Estrutura Plano financeiro Investimento inicial Projeção dos resultados Projeção do fluxo de caixa Projeção do balanço Ponto de equilíbrio Análise do investimento Tempo de retorno do investimento Valor atual líquido

Posicionamento do negócio Restrito: produto. AI ou Eventos? Amplo: demandas de mercado. Soluções em Comunicação? ou Comunicação de resultados?

Decisões para definir a abrangência do negócio Dimensão do produto. Necessidades do mercado. Tecnologia de produtos/serviços. Decisão relacionada ao diferencial e ao valor que ele agrega.

Decisões para definir a abrangência do negócio Abrangência geográfica. Escolha de mercados específicos. Aceitabilidade ou adequação do produto/serviço ao perfil de cliente. Existência de produtos/serviços substitutos ou concorrentes. Quantos estágios da cadeia quer ou necessita participar. Consultoria, assessoria, parcerias.

VISÃO Estabelece o foco, a direção da empresa rumo ao futuro. Onde se pretende que a organização esteja amanhã em seu ambiente e o que se deve fazer para isso. É orientada por valores e princípios. Deve ser viável. Orienta o estabelecimento de objetivos e metas. Motiva as pessoas.

Fatores para a elaboração da visão Aprendizado sobre mercado e ambiente. Marca. Alianças, parcerias, redes: interação de competências distintas. Potencial humano – comprometimento.

MISSÃO Razão de existir da empresa. Papel da organização em face da realidade. Delimita ação no espaço de negócio escolhido, dá senso de direção ao negócio. Deve ser compartilhada por todos os funcionários.

Características da missão Possui número limitado de metas. Enfatiza principais valores e políticas (essas definem como lidar com seus públicos de interesse). Define escopo competitivo. Define setor . Define produtos. Define competência (tecnologia, atendimento, comunicação) que apóiam sua atuação. Define segmento de mercado. Quem é nosso cliente? Quem poderá vir a ser nosso cliente? O que podemos fazer para manter os primeiros e conquistar novos? Define atuação geográfica: região, país estado, cidade, grupo de países.

Edelman Visão Um líder global e independente de comunicação que se posiciona e protege seus clientes em um mundo em constante mudança e com crescente fluxo de informações. Missão Oferecer consultoria em Relações Públicas e serviços estratégicos de comunicação que permitam a nossos clientes construir relacionamentos duradouros e influenciar atitudes e comportamentos em um mundo complexo. Empreendemos nossa missão através da convergência, integrando conhecimento especializado de práticas e indústrias, entendimento de mercados locais, metodologias próprias e criatividade. Somos dedicados em construir longas e recompensadoras parcerias que agreguem valor aos nossos clientes e ao nosso pessoal. Valores Qualidade>Integridade>Respeito>Espírito Empreendedor>Benefícios Mútuos

Ketchum Estratégia Missão Oferecer as melhores, mais modernas e criativas soluções em comunicação, agregando valor à imagem corporativa de nossos clientes.    Valores Nossos valores refletem a responsabilidade em assegurar um meio saudável e colaborativo que permita a satisfação da equipe e o comprometimento com o melhor serviço e resultados para os clientes. Criatividade>Resultados>Comprometimento>Precisão>Talento>Paixão