BIOLOGIA Exercícios– cap. 2, 3, 4 e 5 (9ª série)

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BIOLOGIA Exercícios– cap. 2, 3, 4 e 5 (9ª série) Professora: Emanuelle Grace e Alexsandra Feitosa

Origem da Vida Abiogênese e Biogênese foram teorias que se confrontaram por muito tempo. Indique os defensores de cada uma e descreva passo a passo o experimento daquele que foi importante para derrubar a abiogênese. Descreva o experimento que reforçou a hipótese heterotrófica.

1. Leia as questões a seguir sobre a água e insira uma caixa de texto sobre a alternativa correta: 1.1 Um ser humano adulto tem cerca de 40 a 60% de sua massa corpórea constituída por água. A maior parte dessa água encontra-se localizada: a) No meio intracelular b) No líquido linfático c) Nas secreções salivares e intestinais d) Na saliva e) No plasma sanguíneo 1.2 Nas recentes expedições espaciais que chegaram ao solo de Marte, e através dos sinais fornecidos por diferentes sondas e formas de análise, vem sendo investigada a possibilidade da existência de água naquele planeta. A motivação principal dessas investigações, que ocupam frequentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria, naquele planeta: A existência de um solo rico em nutrientes e com potencial para a agricultura. A existência de ventos, com possibilidade de erosão e formação de canais. A possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra.

Assinale V para verdadeiro e F para falso, sobre a água. ( ) Os seres aquáticos obtêm o oxigênio necessário para sua respiração a partir dessas moléculas dissolvidas de água. ( ) A vida como um todo é dependente de água ( ) O poder de dissolução da água não é tão importante para a ocorrência de reações. ( ) O suor resulta da pouca capacidade da água de absorver calor - baixo calor específico.

2. De acordo com a Biologia, o que são substâncias inorgânicas 2. De acordo com a Biologia, o que são substâncias inorgânicas? Cite exemplos. 3. A taxa de água pode variar de acordo com alguns fatores. Cite esses fatores. 4. Cite e explique duas propriedades da água. DICA!!! Para responder as questões acima basta selecionar a caixa de texto e começar a escrever!

Magnésio presente na clorofila é, portanto, necessário à fotossíntese. 5. Os sais minerais existem nos seres vivos de forma imobilizada ou dissociados em íons. Pequenas variações nas porcentagens de íons podem modificar profundamente a permeabilidade, irritabilidade e viscosidade da célula. Insira o círculo verde sobre a frase verdadeira e o círculo vermelho sobre a frase falsa: Cálcio é necessário para a ação de certas enzimas em importantes processos fisiológicos. Magnésio presente na clorofila é, portanto, necessário à fotossíntese. Ferro, presente na hemoglobina, esta relacionado ao transporte de gases. Fosfato é o principal cátion extra e intracelular. O cálcio participa da síntese de proteínas e ácidos nucléicos. O cálcio pode se apresentar dissolvido ou em forma de carbonato de cálcio e fosfato de cálcio. Cloreto, importante cátion presente tanto na hemoglobina quanto na clorofila. DICA! Duplique os círculos (ctrl D) para que todas as frases sejam identificadas como verdadeiras ou falsas!

Componente de ossos e dentes. Essencial à coagulação do sangue. 6. O homem necessita de, aproximadamente, vinte e um elementos químicos diferentes. Certos elementos são requeridos em quantidades diárias maiores do que outros. Com relação à função de alguns sais minerais no organismo humano, associe as colunas e LIGUE o sal mineral à sua função: Principal íon positivo no interior das células. Influencia a contração muscular e a atividade dos nervos. Componente de ossos e dentes. Essencial à coagulação do sangue. Componente de muitas proteínas. Essencial para a atividade metabólica normal. Essencial para o armazenamento e transferência de energia. Componente do DNA e RNA. Componente dos hormônios da tireóide,importante na estimulação do metabolismo. Cálcio Potássio Enxofre Fósforo Iodo DICA! Selecione uma das linhas ao lado para fazer a ligação do sal à sua função no nosso corpo.

7. Os glicídios são compostos orgânicos essenciais para o bom funcionamento dos seres vivos. Tais compostos são classificados em: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Organize os exemplos abaixo de acordo com essa classificação, preenchendo a tabela: Monossacarídeos Dissacarídeos Polissacarídeos DICA! Clique e arraste as palavras abaixo de acordo com a classificação correta para dentro da tabela! Ribose Amido Sacarose Glicose Maltose Frutose Quitina Lactose Glicogênio Celulose

BONS ESTUDOS!! 8. Comente a principal função dos carboidratos. 9. Quais as principais substâncias que são consideradas como as principais formas de reserva energética de vegetais e animais respectivamente? 10. Quais os polissacarídeos que são considerados como componentes estruturais de animais e vegetais, respectivamente? BONS ESTUDOS!!

11. Quais os representantes dos glicerídeos e o papel desempenhado por eles? 12. Cite o principal representante dos esteróides. Cite duas importantes funções por ele desempenhadas. 13. O que ocorre com o excesso de colesterol retirado do sangue? BONS ESTUDOS!!

14. Assinale os itens corretos sobre os lipídeos Nos animeis o excesso de lipídeos é armazenado no tecido adiposo, enquanto em vegetais esse escesso é armazenado nas sementes na forma de óleos. Os glicerídeos são compostos formados por tres unidade de ácidos graxos associados uma molecula de colesterol. Os carotenóides são importantes na visão – vitamina A. Os altos níveis de HDL ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. A característica anfipática dos fosfolipídeos é fundamental para a manutenção da estrutura da membrana plasmática. As gorduras saturadas são prejudiciais ao organismo por aumentarem os níveis de LDL Os óleos vegetais são benéficos ao organismo por reduzirem os níveis de HDL.