MOTIVAÇÃO Conceitos Básicos.

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Transcrição da apresentação:

MOTIVAÇÃO Conceitos Básicos

Conceitos Básicos Observação dos pais sobre filhos: ele possui potencial, mas parece não saber usá-lo em proveito próprio. O desempenho das pessoas no trabalho ou fora dele não depende somente de habilidades individuais,mas também da motivação. Thomas Edison: genialidade é 1% de inspiração e 99% de transpiração.

O que é Motivação? Pessoas motivadas esforçam-se mais! Disposição para fazer alguma coisa, condicionada pela capacidade de essa ação satisfazer uma necessidade do individuo.

Teorias Antigas sobre Motivação Hierarquia das necessidades (Maslow): Dentro de cada ser humano existem 5 necessidades: fisiológicas, segurança, sociais, estima, auto-realização. A medida que cada necessidade é atendida, a próxima torna-se dominante.

Teoria X (necessidades de nível baixo) - Mc Gregor Trabalhadores não gostam de trabalhar, e sempre que puderem vão evitar Como não gostam precisam ser coagidos, controlados ou ameaçados com punições para atingirem metas Evitam responsabilidade e buscam orientação formal sempre que possível A maioria coloca a segurança acima de todos os fatores associados ao trabalho e mostram pouca ambição

Teoria Y (necessidades de nível alto) – Mc Gregor Trabalhadores podem considerar o trabalho algo tão natural quanto descansar ou se divertir Demonstram auto-orientação e autocontrole se estiverem comprometidas com os objetivos Na média as pessoas podem aprender a aceitar ou até buscar responsabilidade Qualquer pessoa pode ter capacidade de tomar decisões inovadoras, não se trata de privilégio exclusivo daquelas que ocupam posições hierárquicas mais altas.

Teoria de Dois Fatores (Higiene-motivação) - Herzberg Fatores higiênicos Fatores motivacionais Qualidade da supervisão Oportunidade de promoção Remuneração Oportunidades de crescimento Políticas da Organização Reconhecimento Condições físicas do trabalho Responsabilidade Relacionamento com os colegas Realização Segurança no emprego Alta (insatisfação com o trabalho) Alta (satisfação com o trabalho)

Teorias Contemporâneas sobre Motivação: Das necessidades (McClelland) As pessoas trabalham porque tem: Necessidade de Realização: busca da excelência, de realizar-se em relação a determinados padrões, de lutar pelo sucesso Necessidade de Poder: fazer as pessoas se comportarem de maneira que não é própria do comportamento delas Necessidade de Associação: desejo de relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis

Teorias Contemporâneas sobre Motivação: Fixação de Objetivos Intenções expressas como metas podem ser fonte principal de motivação no trabalho Objetivos específicos aprimoram o desempenho e objetivos difíceis (quando aceitos), acarretam melhor desempenho do que as metas mais fáceis de serem alcançadas.

Teorias Contemporâneas sobre Motivação: Do Reforço Condicionamento do comportamento pelo reforço Ignora o individuo, concentra-se apenas no que lhe acontece quando realiza uma ação qualquer

Teorias Contemporâneas sobre Motivação: Da Equidade Trabalhadores avaliam o esforço que dedicaram a uma atividade (entrada) e o que obtivera,m com isso (resultado); então comparam sua proporção entre entrada e resultado com proporção de outros funcionários que consideram relevantes Proporções desiguais ou onde prevalece a injustiça, pode levar o trabalhador a subestimar-se ou superestimar-se

Teorias Contemporâneas sobre Motivação: Da Expectativa Atração: importância que o indivíduo da ao resultado ou a recompensa potencial que será alcançado no trabalho. Baseia-se nas necessidades não satisfeitas do individuo Relação desempenho-recompensa: grau em que o individuo acredita que determinado nível de desempenho levara a obtenção do resultado desejado Relação esforço-desempenho: probabilidade detectada pelo individuo de que uma quantidade específica de esforço o conduzira ao desempenho Modelo de expectativa simplificado: Esforço individual – desempenho individual – recompensas organizacionais – metas pessoais

Limitações Culturais A maioria das teorias foi desenvolvida nos EUA e para os norte-americanos Cultura americana: individualismo e conquistas materiais Tomar cuidado ao assumir recomendações fornecidas quando se lida com outras culturas

Implicações para os Administradores Reconhecer diferenças individuais Adequar as pessoas ao trabalho Utilizar objetivos Assegurar que os objetivos sejam considerados atingíveis Individualizar recompensas Vincular a recompensa ao desempenho Verificar a justiça do sistema