Marketing direto Diálogo com o consumidor
Criar em Marketing Direto é sempre um grande desafio. A sua mensagem sempre se encontra em meio a uma intensa concorrência. Algumas informações importantes:
INFORMAÇÕES IMPORTANTES Este consumidor recebe, ainda, mais de impulsos visuais durante um dia normal. Uma pesquisa recente revelou que o consumidor não relacionado com o remetente joga fora, sem abrir, 44% de tudo o que recebe.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES Aproximadamente mensagens publicitárias atingem um consumidor médio todos os meses. Este mesmo consumidor é atingido por mensagens de marketing, diariamente.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES 70% das malas diretas que são enviadas às empresas não foram previamente solicitadas. Um executivo médio recebe 44 malas diretas por semana, aproximadamente.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES Os executivos principais de grandes empresas recebem mais de 75 malas diretas e muitas vezes chegam a receber 200 por semana. Menos de 10% das malas enviadas a executivos são lidas por eles.
Origens Conquista do Oeste americano (1872) Necessidade de bens do Leste Catálogos: American Express e Montgomery Ward & Company Confusão com vendas diretas pelo correio Marketing direto para públicos intermediários
Oposição Marketing de relacionamento Comunicação Diálogo Marketing de produto Propaganda Monólogo
Novo marketing direto Informação sobre pessoas Informação para pessoas Marketing de relacionamento continuado Conquista de nomes Fidelização de clientes
Funções Vendas diretas B-to-B e B-to-C Geração de leads para vendedores Qualificação de prospects Contato com suspects Vendas por contatos administrados Fortalecimento da relação com o cliente Fortalecimento de imagem de parceria e prestação de serviços Atendimento às reclamações e sugestões do consumidor
Característica fundamental Estabelecimento de um canal de mão dupla entre vendedor e cliente/prospect por meio de cupons, telefone, fax, internet ( , redes sociais), TiVO (HDTV) etc.
Unique Selling Proposition Característica que só você pode oferecer Diferencial real ou semântico Posicionamento = Imagem de marca + USP (Onde estamos? Aonde queremos chegar?)
Comunicação em MKT direto Linguagem e layout refletem posicionamento da empresa/produto Empresa iniciante ou sem imagem no mercado: “Se todo mundo fizer, eu não faço” (diferencial) Exemplo? FedEx x DHL
Construção lógica do texto Qual é o objetivo? -Captar nomes para database -Conseguir que o cliente teste o produto/serviço -Vender pelo telemarketing -Atualizar database -Fidelizar clientes Qual é o posicionamento? Qual é o prazo? Qual é o orçamento?
Construção lógica do texto (cont.) Quem vai comprar o que está à venda? -Coloque-se no lugar do target. -O texto precisa conversar com o leitor. Em que o produto satisfaz a necessidade do cliente? -Ganhar dinheiro; economizar dinheiro; economizar tempo e esforço; ajudar a família; sentir-se seguro; impressionar outras pessoas; ter prazer; progredir; pertencer a um grupo.
Construção lógica do texto (cont.) Que benefícios devem ser oferecidos? -Ninguém compra produtos ou serviços, mas os benefícios que eles proporcionam. -Ressaltar os benefícios mais importantes. -Diferencial ligado a benefícios (o que o produto tem de especial). Qual será a oferta? -É o que mais atrai na mensagem. -Provoca mais respostas.
Construção lógica do texto (cont.) O que fazer quando não há oferta? -Imprimir credibilidade à mensagem -Comprovar a qualidade com avaliações de institutos, testemunhais etc. -Destaque para a exclusividade.
Construção lógica do texto - Roteiro Prometa o melhor benefício no início da mensagem. Aumente de imediato a informação sobre este benefício. Diga ao leitor o que ele obterá ao responder. Apoie sua alegação com provas, garantias e testemunhais. Diga ao leitor o que ele perderá se não responder. Encerre a mensagem com outros benefícios (promessas secundárias) e a oferta. Estimule o leitor a agir na hora (convite à ação).