CANTINHO DE MATEMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
Geometria no Programa de Matemática do Ensino Básico esev aeep
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Plano de Ação Pedagógica
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Pentaminós e Planificação do Cubo
Programas sociais para a infância
OS TRÊS PORQUINHOS.
A influência da ludicidade nas diversas metodologias de ensino;
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Percepção do Espaço Pela Criança
Divisão (semana 6).
Introdução ao conceito de Multiplicação
Construindo objetos de aprendizagem em matemática
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/2014.
Profª Eleida da Silva Arce Adamiski
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
Escola Estadual Silva Dourado
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
INSTITUTO TECNOLÓGICO DIOCESANO Professor Aguinaldo R. de Miranda
Relatório de Proposta de Projeto
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
ESPAÇO E FORMA Proposta de atividade como produto do Portal do Professor Cursista: ROSANGELA ROSA Ativ. 3.5 – módulo III.
Trabalhos de Informática Trabalhos realizados pelos alunos do 3º ano
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
Colégio Estadual Augusto Meyer
Visita a Serralves 9 de Fevereiro de 2007 Bloco temático “Jardins de trapos” Professores responsáveis: Eva Coelho Manuel Barbosa.
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
Planejamento da Rotina Semanal
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 04
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
EL654 Síntese das aulas Aulas  Primeira Primeira Aula  Segunda Segunda Aula  Terceira Terceira Aula.
Tema:Geometria plana Projeto: sobre figuras planas e perímetro Professora: Lorení Turma: 6º ano Disciplina: Matemática O resultado foi bom os alunos desenvolveram.
Registro do jogo de TRILHA
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 3ª Semana
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Trabalhar a comanda da atividade com a sala, estipulando para o aluno com dificuldade o espaço a ser representado na paisagem.
Gincanúmeros.
Actividades com o Tangram
Boliche dos substantivos
Sequência Didática Adição até o número 20
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFª Mara Lúcia Benincasa Pereira de Oliveira.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
Mapa da Escola Seqüência didática:.
PROJETO O VISITANTE TURMA: Jardim II PROFESSORA: Ana Rita P R Oliveira
Projeto: “As Quatro Estações”
Abertura do evento contou com a presença
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Tangram.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
O coelhinho matemático
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Oficina 2: Espaço e Forma 4º e 5º anos
Transcrição da apresentação:

CANTINHO DE MATEMÁTICA Professora: Josiane Gonçalves Franco Orientadora: Selma Távora Espera Feliz Turma: 1º ano

CAIXA DE MATEMÁTICA COM O JOGO TANGRAM E A MENINA QUADRADA Eixo: III (geometria) Capacidade:8 Identificar e descrever a localização e a movimentação de objetos no espaço, identificando mudanças de direções e considerando mais de um referencial. Eixo:IV (tratamento da informação) Capacidade: 3 Coletar,organizar,classificar, ordenar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados.

CAIXA DE MATEMÁTICA Objetivo: Introduzir as figuras geométricas e definir os formatos dos objetos. Pois o jogo desenvolver a capacidade de coletar dados, organizar e reorganizar, construir e expressar emoções.

REGISTRANDO O MOMENTO A ESCOLHA DO JOGO. Escolha da atividade a ser desenvolvida foi através do jogo do tangram e da história da menina quadrada.

MANUSEANDO O JOGO TANGRAN DE MADEIRA E DE EMBORRACHADO.

História da menina quadrada. MOMENTO DA HISTÓRIA História da menina quadrada. A história ao ser contata a menina vai se transformando em figuras geométrica e assim vai surgindo jogo do tangram, do qual já foi manuseado na sala.

A HISTÓRIA DA MENINA QUADRADA Trabalhando a oralidade. As formas, os tamanhos e locais.

JUNTAMENTE COM A HISTÓRIA CADA CRIANÇA VAI CONSTRUINDO SEU JOGO. Interpretações e conclusões. Vamos montar a menina quadrada. O jogo é fabricado em folha de oficio e cortada com a mão.

É HORA DE BRINCAR COM O JOGO DO TANGRAN DA NOSSA CAIXA DE MATEMÁTICA. Relembrando os desenhos que a menina era na história. Construindo a história em duplas.

A MENINA QUADRADA PODE SER OUTROS DESENHOS. A história e o jogo foi um estimulo a mais para trabalhar com as formas geométricas de maneira divertida. * Apresentação de outras figuras que pode ser desenvolvida com o jogo. * Mas cada criança pode criar seu próprio desenho. Trabalhando com objetos em nossa sala que tem formado das figuras apresentadas. *Listamos separadamente no quadro os objetos que tem os formas de cada figura. E contamos o que tinham mais, menos...

COLAGEM COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS E CRIATIVIDADE DE CADA UM.

COLAGEM COM AS PEÇAS DO JOGO SE MISTURA COM A IMAGINAÇÃO DE COMPLETAR O TRABALHO.

CADA CRIANÇA CONSTRÓI SEU DESENHO DE FORMA ESPONTÂNEA. . Com a matemática eles são capazes de calcular, medir, ampliar e reconstruir conceitos a todo momento. . Eles descobre que a matemática vai além de número e que está presente no nosso cotidiano.

AS FIGURAS VÃO GANHANDO VIVA NAS MÃOS DE PEQUENOS CRIADORES CRIATIVOS E PENSANTES.

NO FINAL A MENINA QUADRADA GANHOU OUTRAS FORMAS E OS ALUNOS APRENDERAM PARA QUE SERVE AS FIGURAS GEOMÉTRICAS E O QUE SE PODE CONSTRUI COM ELAS.

MOMENTO DE REGISTRAR NOSSA CONQUISTA. “Oferecer espaço para o sujeito brincar é também oferecer espaço para “reorganizar experiências” (Vygotsky, 1988 apud Santos, 2008, p. 123)