CANTINHO DE MATEMÁTICA Professora: Josiane Gonçalves Franco Orientadora: Selma Távora Espera Feliz Turma: 1º ano
CAIXA DE MATEMÁTICA COM O JOGO TANGRAM E A MENINA QUADRADA Eixo: III (geometria) Capacidade:8 Identificar e descrever a localização e a movimentação de objetos no espaço, identificando mudanças de direções e considerando mais de um referencial. Eixo:IV (tratamento da informação) Capacidade: 3 Coletar,organizar,classificar, ordenar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados.
CAIXA DE MATEMÁTICA Objetivo: Introduzir as figuras geométricas e definir os formatos dos objetos. Pois o jogo desenvolver a capacidade de coletar dados, organizar e reorganizar, construir e expressar emoções.
REGISTRANDO O MOMENTO A ESCOLHA DO JOGO. Escolha da atividade a ser desenvolvida foi através do jogo do tangram e da história da menina quadrada.
MANUSEANDO O JOGO TANGRAN DE MADEIRA E DE EMBORRACHADO.
História da menina quadrada. MOMENTO DA HISTÓRIA História da menina quadrada. A história ao ser contata a menina vai se transformando em figuras geométrica e assim vai surgindo jogo do tangram, do qual já foi manuseado na sala.
A HISTÓRIA DA MENINA QUADRADA Trabalhando a oralidade. As formas, os tamanhos e locais.
JUNTAMENTE COM A HISTÓRIA CADA CRIANÇA VAI CONSTRUINDO SEU JOGO. Interpretações e conclusões. Vamos montar a menina quadrada. O jogo é fabricado em folha de oficio e cortada com a mão.
É HORA DE BRINCAR COM O JOGO DO TANGRAN DA NOSSA CAIXA DE MATEMÁTICA. Relembrando os desenhos que a menina era na história. Construindo a história em duplas.
A MENINA QUADRADA PODE SER OUTROS DESENHOS. A história e o jogo foi um estimulo a mais para trabalhar com as formas geométricas de maneira divertida. * Apresentação de outras figuras que pode ser desenvolvida com o jogo. * Mas cada criança pode criar seu próprio desenho. Trabalhando com objetos em nossa sala que tem formado das figuras apresentadas. *Listamos separadamente no quadro os objetos que tem os formas de cada figura. E contamos o que tinham mais, menos...
COLAGEM COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS E CRIATIVIDADE DE CADA UM.
COLAGEM COM AS PEÇAS DO JOGO SE MISTURA COM A IMAGINAÇÃO DE COMPLETAR O TRABALHO.
CADA CRIANÇA CONSTRÓI SEU DESENHO DE FORMA ESPONTÂNEA. . Com a matemática eles são capazes de calcular, medir, ampliar e reconstruir conceitos a todo momento. . Eles descobre que a matemática vai além de número e que está presente no nosso cotidiano.
AS FIGURAS VÃO GANHANDO VIVA NAS MÃOS DE PEQUENOS CRIADORES CRIATIVOS E PENSANTES.
NO FINAL A MENINA QUADRADA GANHOU OUTRAS FORMAS E OS ALUNOS APRENDERAM PARA QUE SERVE AS FIGURAS GEOMÉTRICAS E O QUE SE PODE CONSTRUI COM ELAS.
MOMENTO DE REGISTRAR NOSSA CONQUISTA. “Oferecer espaço para o sujeito brincar é também oferecer espaço para “reorganizar experiências” (Vygotsky, 1988 apud Santos, 2008, p. 123)