Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial - PET PET Biologia INTRODUÇÃO No Brasil, quando.

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Transcrição da apresentação:

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial - PET PET Biologia INTRODUÇÃO No Brasil, quando se trata de elementos subjacentes ao aprendizado, a situação das redes estaduais e municipais de ensino fundamental é bastante crítica. Facilidades como acesso a uma biblioteca, computadores, laboratórios, entre outros, são privilégios para uma minoria dos alunos, mesmo nas regiões mais prósperas do país. Associado a esses fatores estão a carência de docentes e a formação inicial dos professores, a qual é insuficiente e deficiente. Os professores são obrigados a lecionar um numero excessivo de aulas semanais, os salários nesse setor são baixos e o material didático é insatisfatório. Para que consigamos mudar esse quadro precisamos reformular objetivos e métodos, e oferecer mais do que aulas expositivas orais, giz e quadro-negro. Existem muitas escolas da rede pública que não possuem Laboratórios de Ciências ou quando existem estão desativados. Entre algumas mudanças propostas para o ensino Ciências está a inserção da pratica experimental, através da seleção e produção de materiais didáticos de baixo custo e simples de serem realizados em sala de aula ou no laboratório. Desse modo, o Ensino de Ciências pode auxiliar o estudante na compreensão do mundo em que vive ao utilizar os conhecimentos já adquiridos pelo aluno sobre o tema em estudo, dando oportunidade a sua manifestação de pensamento e a elaboração de um conhecimento mais sistematizado sobre o assunto. OBJETIVO O objetivo deste trabalho foi através de parcerias com escolas públicas de Campinas inserir metodologias mais dinâmicas de ensino, reativar o laboratório de Ciências e incentivar o uso dos mesmos. MATERIAL E MÉTODOS Revitalização do Laboratório de Ciências A revitalização foi feita pelos alunos petianos através da limpeza e organização do espaço, além da identificação de todos os materiais disponíveis. Orientação para utilização dos materiais didáticos Foram levados para a escola instrumentos de ensino desenvolvidos pelos alunos da PUC Campinas, e também apostilas com experimentos para as aulas práticas, os petianos orientaram os professores interessados em como utilizar os materiais e apostilas Realização da Feira “Viva Japão” Com a participação dos professores e alunos da Escola Estadual Adalberto Nascimento – Campinas –SP, foi realizado um evento de extensão em forma de feira de ciências, onde todos os alunos produziram cartazes com os diversos temas propostos, entre eles, biotecnologia e meio ambiente. RESULTADOS E CONCLUSÕES O laboratório de Ciências foi totalmente reorganizado e ficou a disposição dos professores interessados em utilizá-lo. Os materiais didáticos doados a escola foram armazenados no laboratório e disponível para o acesso de todos os professores. A Feira de Ciências foi realizada com sucesso, com duração de dois dias e contou com a presença de muitos pais e alunos, demonstrando o valor das diversificações no ensino. Pode-se concluir que os resultados obtidos foram relevantes pois houve uma grande participação dos alunos na Feira de Ciências, e todo o processo de revitalização do laboratório foi acompanhado por professores interessados em utilizá-lo, os materias disponibilizados foram considerados com grande valor didático pelo corpo docente da Escola Estadual Adalberto Nascimento. CIÊNCIA NA ESCOLA SOUZA, A. C. O.; STRAZZA, B. A.; PALERMO, B.R.Z.; GRATÃO, B. G. de O.; DUARTE JÚNIOR, C. A.; PEREIRA, D. S.; CARNEIRO, D.G.L.; PINTO, F. C. R.; CAETANO, G.A.; GODOY, G. M.; CASTRO, G. M. S. R. de; FRANCISCO, K.M.; DELCORSO, M. C.; SOUZA, R. C. F. de; ZAMANA, R. R.; ANDRADE, R. T.; STELATO, M.M.