CONTRATOS Profa. Juliana Cavalcante

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito dos Contratos ano lectivo 2007/08 Assunção Cristas Contrato 1.ª abordagem.
Advertisements

A FALSA DICOTOMIA ENTRE O DIREITO PÚBLICO E O DIREITO PRIVADO.
Prof. Dr. Alexandre Guerra Faculdade de Direito de Sorocaba
Prof. Dr. Alexandre Guerra Faculdade de Direito de Sorocaba
TEORIA GERAL DOS CONTRATOS
DIREITO CIVIL I AULA 12 TEMAS 12/13 PÁGINAS: 17/19 21/27
Teoria Geral dos Contratos Mercantis Direito Empresarial II
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2011
Comunicação Empresarial
30/03/2017.
30/03/2017.
Prof. Andrei Brettas Grunwald
01/04/2017.
PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012.
Unidade 3- Contratos Mercantis
Direito Civil III – Contratos Princípios
02/04/2017.
02/04/2017.
Unidade 4- Contratos Mercantis
Ato administrativo. Conceito: ato jurídico que decorre do exercício da função administrativa, sob um regime jurídico de direito público. Elementos ou Requisitos.
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Princípios Contratuais
Prof. Gabriel Lopes Coutinho Filho 1º sem/2015
Princípios da autonomia
ESCOLA PAULISTA DE DIREITO – EPD PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONTRATUAL
Nova Teoria Contratual
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
FILOSOFIA E ÉTICA PROF. Dr. ALGACIR JOSE RIGON AULA III
DIREITO ADMINISTRATIVO I
CONTRATOS MERCANTIS.
CONTRATOS Caracterizar o contrato, abrangendo nesse conceito todos os negócios jurídicos resultantes de acordo de vontade, para padronização.
Princípios Gerais do Direito Contratual
Noções Jurídicas de Contratos
IDELCELINA BARROS XIMENES
Dos Contratos Agrários
O DIREITO INTERNACIONAL
Teoria Geral dos Contratos
PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO
Prof. Dra. Evelyn Interpretação do contrato?. Interpretar um contrato é esclarecer o sentido dessas declarações e determinar o significado do acordo ou.
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
TEORIA GERAL DOS CONTRATOS MERCANTIS
Direito Empresarial Professor: Otto Eduardo Fonseca Lobo
Eduardo Hipólito do Rego
CONTRATOS Profa. Juliana Cavalcante
Direito Internacional Público
Proposição Jurídica Tipos.
O Dano Social e as Relações de Direito Privado
CONTRATOS E RESPONSABILIDADE CIVIL Teófilo Otoni Maio/2015
CONCEITO DE CONTRATO. CONCEITO CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO
Consumidor Aspectos gerais.
Direito Administrativo I
A FALSA DICOTOMIA ENTRE O DIREITO PÚBLICO E O DIREITO PRIVADO. CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: Introdução ao Direito Professor: Milton Correa Filho.
INTRODUÇÃO 1. Conceito de Direito:
4.1. Introdução: As fontes obrigacionais devem ser entendidas como os fatos jurídicos dos quais se originam as relações obrigacionais, sendo a lei a fonte.
Contratos Internacionais
TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Prof. M.Sc. Antonio Armando Ulian do Lago Albuquerque
CONCEITO DE CONTRATO E PRINCÍPIO DO DIREITO CONTRATUAL
Cap: Proteção Contratual pelo Código de Defesa do Consumidor.
Contrato no Código de Defesa do Consumidor  A Constituição Federal de 1988 dispõe no art. 5º, XXXII que: “ O Estado promoverá, na forma da lei, a defesa.
Profª. Drª. Débora Vanessa Caús Brandão Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais, sub-área de Direito Civil pela PUC/SP. Professora Titular de.
DIREITO CIVIL Prof. Wiverson de Oliveira. Contratos Código Civil: Lei de Artigos Contratos Código Civil: Lei de
Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei. Deveres e obrigações O Direito subjetivo  deveres de terceiros O Obrigações: deveres de natureza patrimonial.
Prof. Rafael Mafei. * Fatos correspondentes à previsão de norma jurídica. * Fato jurídico natural * Ordinário (Ex: Nascimento, morte) * Extraordinário.
FATOS E ATOS JURÍDICOS. INTRODUÇÃO Fato –Evento Fato da natureza –Conduta Ato humano.
ALTERAÇÃO CONTRATUAL Conforme dispõe o art. 444 da CLT as relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre negociação das partes interessadas.
1 Fontes do Direito do Trabalho Ordenamento Jurídico : “Conjunto de Normas emanadas de autoridades competentes vigorantes num dado Estado’ (Maria Helena.
Fontesdo Direito de Familia
CONTRATOS EM ESPÉCIE PROFª. FERNANDA NUNES. ELEMENTOS CONSTITUTIVO Vontade das partes livremente expressa, Objeto lícito a ser contratado Forma prescrita.
CONTRATOS PROF. HENRIQUE SCHUH.
Transcrição da apresentação:

CONTRATOS Profa. Juliana Cavalcante "No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude.“ Henry W. Longfellow Profa. Juliana Cavalcante

CONDIÇÕES DE VALIDADE DOS CONTRATOS: Requisitos de ordem geral: art. 104, CC. Capacidade do agente; Objeto lícito, possível, determinado ou determinável; Forma prescrita ou não defesa em lei. Requisitos de ordem especial: a) Consentimento recíproco ou acordo de vontades.

CONTRATOS Requisitos subjetivos: Manifestação de duas ou mais vontades e capacidade genérica dos contraentes; Aptidão específica para contratar; Consentimento. Requisitos objetivos: dizem respeito ao objeto do contrato: Licitude de seu objeto; Possibilidade física ou jurídica do objeto; Determinação de seu objeto.

CONTRATOS Requisitos formais: Forma livre; Forma especial ou solene; Forma contratual.

CONTRATOS - Princípios fundamentais do direito contratual: Princípio da autonomia da vontade: art. 421 e 425, CC - se alicerça na ampla liberdade contratual, poder dos contratantes em disciplinar seus interesses mediante acordo de vontades, suscitando efeitos tutelados pela ordem jurídica. *Contratos atípicos: resulta de um acordo de vontades não regulado no ordenamento jurídico, mas gerado pelas necessidades e interesses das partes.

CONTRATOS - Princípios fundamentais do direito contratual: Princípio da supremacia da ordem pública: a liberdade de contratar sempre encontrou limitação na ordem pública, pois o interesse da sociedade deve prevalecer quando colidente com o interesse individual. Normas de ordem pública: as normas que instituem a organização da família (casamento, filiação, adoção, alimentos) as que estabelecem a ordem de vocação hereditária e a sucessão testamentária; as de organização política e administrativa do Estado; os preceitos fundamentais do direito do trabalho.

CONTRATOS Princípios fundamentais do direito contratual: Princípio do consensualismo: basta, para o aperfeiçoamento do contrato, o acordo de vontades, contrapondo-se ao formalismo. Em regra os contratos são consensuais, alguns poucos são reais porque somente se aperfeiçoam com a entrega do objeto, subsequente ao acordo de vontades.

CONTRATOS Princípios fundamentais do direito contratual: Princípio da relatividade dos efeitos do contrato: funda-se na idéia de que os efeitos do contrato somente são gerados e produzidos em relação às partes, não afetando terceiros nem a seu patrimônio. Embora ainda exista tal princípio, este encontra-se atenuado pelo princípio da função social do contrato e pelas cláusulas gerais que, por conterem normas de ordem pública, não se destinam a proteger unicamente os direitos individuais, mas os da coletividade.

CONTRATOS Princípios fundamentais do direito contratual: Princípio da obrigatoriedade dos contratos: pacta sunt servanda (os contratos devem ser cumpridos) - significa a irreversibilidade da palavra empenhada. Um contrato válido deve ser cumprido, pois foram as partes que escolheram os termos e a eles se vincularam. Fundamento: Necessidade de segurança nos negócios; Imutabilidade dos contratos;

CONTRATOS Princípios fundamentais do direito contratual: Princípio da revisão dos contratos ou da onerosidade excessiva ou ainda teoria da imprevisão: rebus sic stantibus (no mesmo estado): opõe-se ao princípio da obrigatoriedade, pois permite que as partes recorram ao judiciário, a fim de obterem alteração na convenção e condições, em determinadas situações. Verificar arts. 478, 479 e 480, CC.

CONTRATOS Princípios fundamentais do direito contratual: Princípio da boa-fé e da probidade: art. 422, CC – exige o princípio da boa-fé que as partes se comportem de forma correta nas tratativas, durante a formação e no cumprimento do contrato. * Há a presunção da boa-fé objetiva pelo juiz, devendo a má-fé ser provada por quem a alega.

CONTRATOS Princípios fundamentais do direito contratual: Boa-fé subjetiva: concepção psicológica da boa-fé Boa-fé objetiva: princípio geral do direito, segundo o qual todos devem se comportar com boa-fé nas relações recíprocas: padrão de conduta, de agir com retidão, com probidade, honestidade e lealdade, nos moldes do homem comum, atendidas as peculiaridades dos usos e costumes do lugar.

Professora Juliana Cavalcante julianac@mgol.com.br