INTRODUÇÃO SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS E RAZÃO EM ÁLGEBRA

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Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS E RAZÃO EM ÁLGEBRA TEOREMA DE TALES INTRODUÇÃO SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS E RAZÃO EM ÁLGEBRA

Púbico Alvo 8ª Séries (9 º ano)

PARTE HISTÓRICA

PARTE HISTÓRICA A ciência, tão fundamental na era moderna, teve seu início por volta do ano 600 a.C. na cidade de Mileto, Grécia, especialmente com de Tales de Mileto. Tales era filósofo, geômetra, astrônomo, físico, político e comerciante, e acredita-se que tenha nascido no ano 625 a.C. Não se sabe ao certo em que ano morreu. Uma das ideias deste grande filósofo e matemático é esta: uma lei que se aplique a triângulos vale tanto para triângulos de construção (por exemplo, a construção de uma casa) como para aqueles desenhados (a planta da casa) e mesmo para triângulos...“imaginários”, como ele se referia aos triângulos abstratos, os do nosso pensamento, aqueles com que de fato lida a geometria.

DESENVOLVIMENTO do plano: OBJETIVOS Propiciar ao aluno uma aproximação ao conteúdo matemático em uma nova forma de abordagem, proporcionando para o mesmo o aprimoramento de suas competências e habilidades, com a construção e utilização de formas geométricas, cálculo das razões trigonométricas resolução de problemas algébricos e a aprendizagem do conteúdo programático.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender a matemática presente no mundo vivencial com as razões das formas geométricas do seu cotidiano permitindo-lhe também selecionar as informações e entende-las, proporcionando–lhe a aprendizagem do conteúdo.

ESTRATÉGIAS Elaboração, confecção de figuras geométricas que exemplifiquem o conteúdo programático, contextualizando juntamente com a parte histórica, com a realidade do aluno para resolução de problemas.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Competência da capacidade de contextualizar, de enfrentar situações-problema, ficando implícita a valorização da imaginação, da necessária abstração quando se criam novos contextos; habilidade de desenvolver raciocínio lógico e o calculo de grandezas proporcionais. Habilidades: H21, H24, H35, H30, H37, H05 E H07 Competências: G1, G2 E G3 (observar, realizar e compreender).

Áudio visual (projetor); Lousa, giz; Recursos Áudio visual (projetor); Lousa, giz; Compasso, régua, esquadro, transferidor; E.V.A.; Cartolina e papel sulfite;

Exercícios na sala de aula, Exercícios extraclasse –tarefas, AVALIAÇÃO Participação, Produção, Trabalhos, Escrita, Exercícios na sala de aula, Exercícios extraclasse –tarefas, Exercícios em grupo.