QUALIDADE DE VIDA SANDRA PULINO 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

VANTAGENS COMPETITIVAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Consultoria Empresarial
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
GESTÃO COM PESSOAS Profa. Msc. Fátima Frayha.
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Consultoria Etapas do processo de Consultoria
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Fase 2: Diagnóstico dos Públicos
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
Responsabilidade Social
Auditoria da Qualidade
A Importância da Educação Continuada
Modelo de Excelência em Gestão
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Teorias Modernas de Gestão
Cristian de Souza Freitas, MSc
Qualidade de vida.
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Qualidade de Vida.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
GESTÃO DE PESSOAS II ADM
1 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL MACEIÓ MISSÃO Atuar nos processos de transferência de Conhecimento Gerencial atualizados e inovadores, visando à.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Cargos e Salários Material para avaliação
Gestão Estratégica de Pessoas
Delegação, Centralização e Descentralização
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno. BENEFÍCIOS São a conquista da classe trabalhadora através da concorrência que o mercado de trabalho criou ao longo.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Prof(a): Patrícia Braz
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8
Saúde e qualidade de vida
Gestão de Pessoas no Setor Público
A Engenharia e o Ambiente. 2 TecnologiaxAmbiente É impossível a sobrevivência humana independente de um determinado grau de tecnologia. Discussão: Imagine.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Prof Fabio Uchôas de Lima Gestão do Fator Humano MANUTENÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

QUALIDADE DE VIDA SANDRA PULINO 2013

CONCEITO QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO É o conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho ( Limongi, 1996). Foco clínico da ausência de doenças até recursos.

CONTRIBUIÇÃO DAS CIÊNCIAS SAÚDE – visa preservar a integridade física, psicológica e social do ser humano. ECOLOGIA – ciência em que o homem é parte integrante e responsável preservação do ecossistema e dos insumos da natureza. ERGONOMIA – estuda as condições de trabalho ligadas à pessoa, visando o conforto e o desempenho nas diversas posições de trabalho. PSICOLOGIA – demonstra a influência das atitudes internas e as perspectivas de vida da pessoa , de acordo com suas necessidades individuais.

CONTRIBUIÇÃO DAS CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO – procura aumentar a capacidade de mobilizar recursos para atingir resultados em um ambiente competitivo.

CONTRIBUIÇÃO DAS CIÊNCIAS SAÚDE ERGONOMIA PSICOLOGIA Expectativas de vida conforto e afetos e valores desempenho ECOLOGIA Ecossistema e Preservação ADMINISTRAÇÃO velocidade, mudanças e competitividade QVT

FERRAMENTAS - DIAGNÓSTICO Clima organizacional; Grupos de trabalho que atuam como comissões de qualidade de vida; Relatórios Médicos ( sinais de stress e outros ); Pesquisa de opinião; Exigências Legais; Avaliação de Desempenho;

ÁREAS ENVOLVIDAS Potencial Humano – capacitação, motivação e desenvolvimento profissional da força de trabalho; educação para a convivência social e para o aprendizado organizacional. Saúde e Segurança do trabalho – preservação, prevenção, correção ou reparação de aspectos humanos e ambientais que neutralizam riscos na condição de trabalho.

INDICADORES DA GESTÃO DA QVT INDICADORES são ferramentas de planejamento e decisão que permitam clareza de critérios, objetividade de avaliação, facilidade de levantamento de informações, visibilidade de dados, efeitos de determinadas ações.

PROGRAMA DE QVT Cada empresa deve ter sua proposta de QVT. Os itens mais utilizados são : Condições de Trabalho; Integração Social; Oportunidade de Crescimento; Uso das Capacidades Sociais; Relevância Social do trabalho

PROGRAMA DE QVT Outros aspectos relevantes CULTURA – atividades de lazer, arte e informação cultural refletem positivamente no clima organizacional e motivação dos empregados; GENTILEZA – gentileza no trabalho refletem nos atos de reconhecimento e valorização do outro;

STRESS X QUALIDADE DE VIDA Pessoa = complexo biopsicossocial Significa que tem potencialidades biológicas, psicológicas e sociais que correspondem às condições de vida. Saúde – não é apenas ausência de doença, mas o bem-estar biológico, psicológico e social.

STRESS É uma palavra derivada do latim . Ganhou conotação de Adversidade ou aflição. Posteriormente sua tradução evoluiu para pressão e força. Hans Selye – qualquer adaptação requerida á pessoa. É um agente neutro, que pode ser positivo ou negativo.

STRESS Não há qualidade de vida no trabalho se as condições em que se trabalha geram stress. STRESS – é vivido no trabalho pela capacidade de adaptação, na qual sempre está envolvido o equilíbrio obtido entre exigência e capacidade. Se o equilíbrio for + gera bem estar; Se o equilíbrio for – gera conflitos, incerteza e sensação de desamparo.

STRESS É a transação que envolve risco, perda ou situação na qual capacidades a mais devem ser mobilizadas, e quanto maior é o esforço, mais duvidoso se torna o acontecimento.

TRABALHO PRÓXIMA AULA Objetivo : identificar características das atividades de saúde e segurança. QUESTÕES 1- A QVT está sendo cada vez mais reconhecida como um elemento importante dentro das organizações, tanto pelos funcionários quanto pelos dirigentes. Explique as razões para este fato.

... 2- Explique 02 indicadores empresariais da QVT baseados na visão biopsicossocial do indivíduo.

... 3- Visite uma empresa e verifique as condições de saúde e segurança oferecidas para seus funcionários, e se há algum Programa de Qualidade de Vida. Se houver, descreva-o. Se não houver, crie um programa que esteja de acordo com a cultura desta empresa.

... 4- A partir do conteúdo apresentado anteriormente, justifique a frase : “ O que muitas empresa tem de desumano é o seu próprio modelo de trabalho. Um modelo que violenta e restringe as reais capacidades de uma pessoa dentro de um escritório ou de uma fábrica.” Afirmação do Prof. Dr. Peter Kevin Spink