Curso: Práticas Pedagógicas Unidade Curricular: Pesquisa Aplicada/intervenção Professor: Vanessa Elsas Suporte Pedagógico: Nair Martins.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Trechos selecionados do livro de Heraldo Marelim Vianna
CONCEITOS ELEMENTARES
Metodologia Científica
O Plano de Ação Curricular na Escola
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Perfil do Profissional
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
Metodologia Da Pesquisa Científica
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA PROFESSOR: GIVALDO ROCHA NIELLA
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Trabalho de conclusão de curso
PLANEJANDO AS AÇÕES EM SAÚDE
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Perguntas de Modelação
Metodologia da Pesquisa Científica
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Metodologia de Pesquisa
Estudo de Caso Profª Dra. Elisabete Matallo Marchesini de Pádua
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
O que é pesquisa científica?
Curso: Práticas Pedagógicas Unidade Curricular: Pesquisa Aplicada/intervenção Professor: Vanessa Elsas Suporte Pedagógico: Nair Martins.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Universidade Castelo Branco
TCC.
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
O que entendemos por teoria e por prática.
Finalidades da pesquisa científica
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Curso: Práticas Pedagógicas Unidade Curricular: Pesquisa Aplicada/intervenção Professor: Vanessa Elsas Suporte Pedagógico: Nair Martins

Etapas de um estudo de caso a) delimitação da unidade-caso; b) coleta de dados; c) seleção, análise e interpretação dos dados; d) elaboração do relatório.

Compartilhamento dos casos identificados Quando cada caso é um caso? - Reconhecer semelhanças e particularidades; - Reconhecer casos típicos, extremos e atípicos; - Reconhecer margens entre fenômeno e contextos; - Selecionar 1 caso para apresentação; - Delinear perguntas e objetivos do estudo de caso; - Pensar em métodos de coleta de dados.

Apresentar uma resenha do artigo selecionado Identificar: Caso estudado (o quê?) Contexto (onde, quando, quem?) Objetivos do estudo (por quê?) Técnicas metodológicas adotadas (como?) Bases teóricas (que concepções, ideias, hipóteses e teorias contribuíram com o trabalho?) Resultados encontrados Reflexão do Grupo: A leitura auxiliou a pensar no caso escolhido pelo grupo e ampliar as possibilidades de explorá-lo?

Pesquisa-ação Como processo de melhora da prática, considera-se às vezes que a pesquisa-ação é ateórica, mas embora seja verdade que a teoria disciplinar tradicional não é prioridade principal, é contudo importante recorrer a ela para compreender as situações, planejar melhoras eficazes e explicar resultados. (TRIPP, 2005)

Etapas da Pesquisa-ação - A pesquisa-ação começa com um reconhecimento; - Pesquisa-ação é concebida num ciclo iterativo; - Investigação-ação é utilizada em cada fase; - A reflexão é essencial para o processo de pesquisa-ação; - A pesquisa-ação tende a ser participativa.

PESQUISA-AÇÃO

PROJETO DE PESQUISA-AÇÃO 1 - trata de tópicos de interesse mútuo; 2 - baseia-se num compromisso compartilhado de realização da pesquisa; 3 - permite que todos os envolvidos participem ativamente do modo que desejarem; 4 - partilha o controle sobre os processos de pesquisa o quanto possível de maneira igualitária; 5 - produz uma relação de custo-benefício igualmente benéfica para todos os participantes; 6 - estabelece procedimentos de inclusão para a decisão sobre questões de justiça entre os participantes.

O ensino democrático não é só aquele que permite o acesso de todos os que o procuram, mas, também oferece a qualidade que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. O ensino democrático é aquele que, sendo estatal, não está subordinado ao mandonismo de castas burocráticas, nem sujeito às oscilações dos administradores do momento [...]. O ensino democrático é, também, aquele cuja gestão é exercida pelos interessados, seja indiretamente, pela intermediação do Estado (que precisamos fazer democrático), seja diretamente, pelo princípio da representação e da administração colegiada. (CUNHA, 1987, p. 6).