Conceitos, Propostas e recursos metodológicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Pedagogia da pesquisa-ação
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PIBID/UFBA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Vídeo Educar – Rubem Alves
Professor-artista-professor
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ATIVIDADE DIFERENCIADA PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMATICA
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
“ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”
Rotina na Alfabetização:
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Capacitação dos professores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Escola Comum e Inclusão
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Metodologia do Ensino de Arte
Dançando na Escola:Relatos de Experiência. O Que é a dança experimental?
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
O sujeito e suas singularidade
Projeto Institucional das escolas Salesianas
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Perguntas de Modelação
CITAÇÕES.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Sequência Pedagógica da Dança
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Dançando na Escola:Relatos de Experiência
OFICINA DE CRIATIVIDADE
LABAN Rudolf Von Laban sistematizou a dança e o movimento humano. Teve fundamental importância na democratização do corpo através da dança (ou seja, aproximou.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
INVENTÁRIO CRIATIVO “ Arte é a tradução do espírito por meio da matéria.” (Salvador de Madariaga ) Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Interdisciplina.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Aprendendo a Dança da Vida
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
“Um país se faz de homens e livros”
Base nacional comum curricular
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Transcrição da apresentação:

Conceitos, Propostas e recursos metodológicos DANÇA NA ESCOLA Conceitos, Propostas e recursos metodológicos

Propostas Coletivo de Autores (1992) Desenvolvimento de uma disponibilidade corporal, no sentido de uma apreensão de variadas habilidades de execução/expressão de diferentes tipos de danças inicialmente sem ênfase nas técnicas formais, para permitir a expressão desejada sem deturpar o verdadeiro sentido nela implícito. (p.83) A capacidade de expressão corporal desenvolve-se num continuum de experiências que se iniciam na interpretação espontânea ou livre, evoluindo para uma interpretação de temas da dança formalizada, onde conscientemente o corpo é o suporte de comunicação. (p.83) Despertar a identidade social do aluno no projeto de construção da cidadania (danças brasileiras) (p.83)

Propostas Escola de Tempo Integral - Caderno Pedagógico 02 (2008) Desenvolver habilidades criativas; desafiar sua coordenação motora; atentar para uma postura cênica; lidar com medos, vergonhas, preconceitos; mas, acima de tudo, a se expressar de forma lúdica, social e política, dependendo do direcionamento proposto pelo professor(a) e pela turma. (p.107) O objetivo principal do trabalho com a dança não é a construção de coreografias, mas sim o letramento gestual deste conteúdo. (p.107) Levar o grupo a buscar algumas opções que farão com que simples movimentos possam ser usados como matéria-prima para montagem de danças e bailados complexos, indo muito além da simples reprodução de coreografias, como se vê tantas vezes nos trabalhos apresentados em festivais escolares. (p.107)

Propostas Isabel Marques (1999) A Dança no contexto – conectar o mundo da dança e o espaço fora da sala de aula, para que o espaço do ensino da dança não seja uma forma de escapar do mundo, mas um lugar para entendê-lo e para entendermos a nós mesmos. (p.95) Viver e apreciar a dança como arte Ouvir, sentir, perceber e experimentar conscientemente as relações entre respiração, energia muscular, cadeias ósseas, etc e as qualidades de movimento, ocupação do espaço. (p.95)

Metodologia do Ensino Questões iniciais Dança livre ou coreografias? O cotidiano do aluno e problematizações possíveis: questões de gênero, religião, inclusão, letras de música Como romper com o senso comum?

Metodologia do Ensino da Dança Possibilite vivências de gestos simples com ritmos variados (o aluno se percebe como corpo dançante) Instrumentalize seu aluno para o processo criativo (apreciação, desafios) Sensibilize seu aluno para uma compreensão mais profunda de seu corpo

Processo Coreográfico Passos: Escolha do tema Escolha da música (compreensão rítmica) Criação de movimentos simples e inclusivos Experimentar o movimento executando com diferentes qualidades expressivas (Laban) Explorar as amplitudes dos movimentos Explorar a percepção das possibilidades do espaço da dança (profundidade, lateralidade, níveis de movimento, planos, direções, distância) Explorar os recursos coreográficos: uníssono, contraste simultâneo, canon, antífono/responsorial, rondo Estimular a vivência de personagens, corporeificando o sentido da dança e exercitando a postura cênica

Cuidados metodológicos O apego ao óbvio – gesticulação a partir das letras das músicas O domínio do técnico e a perda do sentido de dançar (ex.:contratação de coreógrafos) Negação da autonomia e da criatividade Evitar concentração da turma em um único espaço o tempo inteiro, possibilite mudanças de posição sem destacar um determinado aluno Escolha de adereços/figurinos deve considerar o tipo de movimento e o espaço da dança A iluminação deve ter auxílio profissional