SENAI / SC EM BUSCA DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Advertisements

Contexto da Informação
34ª Reunião da Qualidade Jorge Gerdau Johannpeter
Daciane de Oliveira Silva
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
BSC – BALANCED SCORECARD
GESTÃO ESTRATÉGICA Vitor AugustoKoch.
Sistema de Indicadores de Desempenho e o Balanced Scorecard
Governança de TI BSC Indicadores Balanceados de Desempenho
O Balanced Scorecard na Natura
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
COMO SER PREFEITO.
Referencial Rumo à Excelência
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico do PGQP
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
Secretaria de Administração e Gestão Estratégica do Estado de Roraima
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Balanced Scorecard Metodologia de Planejamento Estratégico para Empresas Prof. MSc. Dimas A Gonçalves PUC Campinas - CEA.
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Software de Gestão Estratégica
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
MAP_BSC n o 1 / 29 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
Modelo de Planejamento
ADM01003 – Visão Sistêmica nas Organizações
Orçamento Governamental GESTÃO ESTRATÉGICA. Orçamento Governamental ESTRATÉGIAS EMERGENTES.

Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
Planejamento e Responsabilidade Social
Balanced Scorecard A Estratégia em Ação Medições que impulsionam o
Seu Agente de Mudança..
Transformando estratégia em ação
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Controle da estratégia e Balanced Scorecard (BSC)
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
GESTÃO ESTRATÉGICA Balanced Scorecard
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard.
Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto.
Disciplina: Controladoria
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
BSC Jefferson Bueno.
Balanced Scorecard A estratégia em ação. 2 O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos.
BSC Indicadores de Desempenho e as Funções do Gestor
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Estratégias: formulação, implementação e avaliação
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
BSC Balanced Scorecard
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
CONTROLADORIA Prof. André da Costa Ramos, M.Sc.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
COMPETITIVIDADE E DESEMPENHO EMPRESARIAL
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/10 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Contabilidade Gerencial
FUNDAÇÃO HEMOMINAS Outubro/2010. OBJETIVO Direcionar os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade, produzindo respostas consistentes a três questões.
Transcrição da apresentação:

SENAI / SC EM BUSCA DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO FERRAMENTAS DE GESTÃO SENAI / SC EM BUSCA DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO Sérgio Roberto Arruda

SISTEMA DE GESTÃO VISÃO FERRAMENTAS DE GESTÃO MODELO DE GESTÃO Ser uma Instituição de Excelência em Educação Profissional até 2005 BSC - Balanced Scorecard Software ERP Contrato de Gestão Avaliação da Qualidade do Produto Inovação e Transf. de Tecnologia Programa SENAI de Desenv. Plano de Desenvolvimento de Pessoas Programa de Participação nos resultados Avaliação por Competência Banco de Idéias FERRAMENTAS DE GESTÃO MODELO DE GESTÃO PNQ - Prêmio Nacional da Qualidade NBR ISO 9001: 2000

BALANCED SCORECARD GESTÃO DA PERFORMANCE ESTRATÉGICA DO SENAI/SC SENAI / SC EM BUSCA DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Planejamento Estratégico “No limiar do Século XXI, as empresas que não tiverem uma visão clara de como ser diferentes e únicas, serão devoradas pela concorrência” (MICHAEL PORTER)

Processo de Planejamento Estratégico Visão Negócio Valores Missão Valores Políticas Análise de Ambientes

Importância da Análise de Ambiente “Mudanças são oportunidades. Podem ser vistas como ameaças por muitos executivos, mas todas precisam ser exploradas como uma oportunidade para fazer algo de diferente, algo de novo e, acima de tudo, para fazer algo melhor, algo mais produtivo e lucrativo.” Peter Drucker

Dados para Análise de Ambiente Resultados do Repensar Estratégico; Resultado da Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores; Resultado da Avaliação da Qualidade do Produto das Unidades; Resultado da Avaliação da Qualidade em Gestão das Unidades; Pesquisa de Posicionamento e Demanda de Mercado; Indicadores para o Contrato de Gestão 2004; Mapa Estratégico e Painel de Desempenho Balanceado - status atual; Status das Iniciativas Estratégicas e Projetos Estaduais.

Principais Aspectos - FCS BALANCED SCORECARD - BSC Metodologia de Implantação do Planejamento Estratégico Análise de Ambientes Principais Aspectos - FCS BALANCED SCORECARD - BSC Visão e Estratégia Ações e Orçamento Desdobradas em Objetivos Estratégicos Traduzidas em Iniciativas Alavancadas por Indicadores Monitorados por Metas Associados a

comunicaçao PRINCIPIOS CONSTRUÇÃO

BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO

“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”. Robert S. Kaplan & David P. Norton Mapas Estratégicos, 2004

O que é o Balanced Scorecard? O Balanced Scorecard ou Painel de Desempenho Balanceado é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em ações operacionais que direcionam o comportamento e o desempenho.

Referencial Teórico 1996: “O Balanced Scorecard - A Estratégia em Ação”; 2000: “Organização Orientada para a Estratégia”; 2004: “Mapas Estratégicos”.

Organizações que utilizam o BSC: Gerdau, Alcoa, Petrobrás, Votorantin, Unibanco, Suzano, Oxiteno, SENAI/SC, Eletrosul, Univali e Porto de Itajaí, entre outras. Todas as organizações premiadas pelo Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) utilizam o BSC como modelo de gestão em busca da excelência.

O Desafio é Traduzir a Estratégia em Ação “Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas” Revista Fortune “Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim.... É execução ruim.” Revista Fortune

Implementação da Estratégia Metas Ações + Competências Recursos Incentivos = Implementação da Estratégia Informação Ações + Competências Recursos Incentivos = Ausência de desafio Informação = Início comprometido + Metas Competências Recursos Incentivos Informação = Medo / Insegurança Metas + Recursos Incentivos Informação Ações = Frustação + Metas Incentivos Informação Ações Competências = Pequena Transform. + Metas Informação Ações Competências Recursos = Caos + Ações Competências Recursos Incentivos Metas

Dificuldades na Implementação da Estratégia Visão Somente 5% do nível operacional compreende a visão de futuro Pessoas Mais de 75% das organizações brasileiras não vinculam incentivos e remuneração com a estratégia 78% das empresas brasileiras não vinculam o orçamento com a estratégia Recursos Gestão da Estratégia Somente 32% das organizações brasileiras possuem mecanismos eficazes de monitora-mento e controle de sua evolução Mais de 90% das organizações falham na implementação da estratégia Fonte: Symnetics.

O BSC poderá superar estas dificuldades Visão Pessoas Recursos Gestão da Estratégia Somente 5% do nível operacional compreende a visão de futuro Tradução a partir de objetivos e indicadores Mais de 75% das organizações brasileiras não vinculam incentivos e remuneração com a estratégia Comunica-ção, desdobra-mento e alinhamento Planejamento de recursos e orçamento vinculado à estratégia 78% das empresas brasileiras não vinculam o orçamento com a estratégia Aprendizado, comunicação e feedback contínuo Somente 32% das organizações brasileiras possuem mecanismos eficazes de monitora-mento e controle de sua evolução Modelo de Gestão Construído a partir da Estratégia!!!!

Como obter este modelo de gestão Estratégica ? Visão e Estratégia Ações Desdobradas em Objetivos Estratégicos Traduzidas em Iniciativas Alavancadas por Indicadores Monitorados por Metas Associados a

Construção do Balanced Scorecard Definição e detalhamento dos Indicadores 3 Definição e Priorização de Iniciativas 5 Capacitação da Equipe de Desenvolvimento 1 Mapeamento da Estratégia 2 Definição de Metas 4 Comunicação do Painel de Desempenho Balanceado 6

Construção do Balanced Scorecard 3 5 1 Definição e Detalhamento dos Indicadores Definição e Priorização de Iniciativas Capacitação da Equipe de Desenvolvimento 2 4 6 Comunicação do Painel de Desempenho Balanceado Mapeamento da Estratégia Definição de Metas

VISÃO: “Tornar-se líder do mercado” Recrutar e reter colabo- Mapa Estratégico VISÃO: “Tornar-se líder do mercado” Diagrama das relações de causa e efeito entre os objetivos estratégicos Financeira Rentabilidade Cliente Satisfação dos clientes Serviços com preços competitivos Objetivo estratégico Interno Buscar excelência operacional Otimizar eficiência administrativa Relação Causa e efeito Aprendizado Desenvolver a lide- rança e os talentos Recrutar e reter colabo- radores qualificados

Lógica Natural de Causa e Efeito E atingir a Visão Financeira Para agregar valor e sucesso financeiro... Cliente Visando atender as necessidades dos clientes... Interna Para construir competências e obter excelência nos processos internos... Aprendizado e Crescimento Desenvolver as pessoas...

Terminologia Básica Meta Mapa Estratégico Objetivos Indicadores Diagrama das relações de causa e efeito entre objetivos estratégicos O que a estratégia deve alcançar e o que é crítico para seu sucesso? Programas de ação chave necessários para se alcançarem os objetivos Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance da estratégia? Meta 30 Minutos 90% O nível de desempenho ou a taxa de melhoria necessários Mapa Estratégico Strategic Theme: Operating Efficiency Financeira Financial Rentabilidade Profitability Menos aviões Fewer Planes Mais clientes More Customers Customer Cliente Vôo pontual Flight Is on Time Preços mais baixos Lowest Prices Objetivos Indicadores Iniciativa Rápida preparação em solo Hora de pouso Partida pontual Interno Internal Programa de otimização da duração do ciclo Rápida preparação em solo Fast Ground Turnaround Aprendizado Learning Alinhamento do pessoal de terra Ground Crew Alignment

Painel de Desempenho Objetivo Indicadores Metas 2004 2006 2008 O que a estratégia deve alcançar e o que é crítico para seu sucesso? Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance da estratégia? O nível de desempenho ou a taxa de melhoria necessários Objetivo Indicadores Metas 2004 2006 2008 Buscar excelência operacional Índice de Qualidade do Prestador 50 65 90 % satisfação dos recursos credenciados 70% 78% 85% Programas de ação chave necessários para se alcançarem os objetivos Iniciativa Estratégica Responsável Prazo Orçamento Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Gerência da Qualidade Dez./04 R$ 80.000

Construção do Balanced Scorecard 3 5 1 Definição e Detalhamento dos Indicadores Definição e Priorização de Iniciativas Capacitação da Equipe de Desenvolvimento 2 4 6 Comunicação do Painel de Desempenho Balanceado Mapeamento da Estratégia Definição de Metas

Enfoque Convencional nº 2 do Projeto de Indicadores Derivar os indicadores dos objetivos de cada setor Objetivos corporativos Objetivos setoriais Indicadores

Enfoque Recomendado Alinhar os indicadores à estratégia e à necessidade de gerar aprendizado.

Utilização do indicador na tomada de decisão Outcomes Lagging Resultantes de Efeito de Controle Drivers Leading Direcionadores Causadores de Verificação

Construção do Balanced Scorecard 3 5 1 Definição e Detalhamento dos Indicadores Definição e Priorização de Iniciativas Capacitação da Equipe de Desenvolvimento 2 4 6 Comunicação do Painel de Desempenho Balanceado Mapeamento da Estratégia Definição de Metas

Metas e Iniciativas As metas e iniciativas devem ser estabelecidas e serem suficientes para sustentar a efetiva implementação da estratégia.

Propósito das Metas Estabelecer e comunicar o nível esperado de desempenho à organização; Possibilitar que os indivíduos compreendam qual é a sua contribuição à estratégia geral da organização; e Mostrar a correlação entre os desempenhos esperados nas perspectivas do Mapa Estratégico.

Construção do Balanced Scorecard 3 5 1 Definição e Detalhamento dos Indicadores Definição e Priorização de Iniciativas Capacitação da Equipe de Desenvolvimento 2 4 6 Comunicação do Painel de Desempenho Balanceado Mapeamento da Estratégia Definição de Metas

Propósito das Iniciativas Estratégicas Identificar prioridades; Conectar recursos escassos com a estratégia; Assegurar alinhamento entre ações e estratégia; Esclarecer responsabilidades; e Permitir o relacionamento do orçamento com o processo de planejamento estratégico.

Componentes do Painel de Desempenho Uma iniciativa estratégica fechará o diferencial de desempenho do objetivo Exemplo Objetivo Indicador Meta Iniciativa Estratégica Ampliar participação no mercado educacional % Participação no mercado industrial de educação profissional 70% Desenvolver programas de ensino a distância Meta Dif. O que é crítico para alcançar a estratégia? Como o medir o alcance do objetivo O nível de desempenho ou de taxa de melhoria esperada $M Real

Construção do Balanced Scorecard 3 5 1 Definição e Detalhamento dos Indicadores Definição e Priorização de Iniciativas Capacitação da Equipe de Desenvolvimento 2 4 6 Comunicação do Painel de Desempenho Balanceado Mapeamento da Estratégia Definição de Metas

Multiplicidade de meios para a comunicação Canais Férteis Canais inférteis Comunicação um a um face a face Comunicação no corredor ou junto à cafeteira Reuniões de pequenos grupos Videoconferências Conversas por telefone Correio de voz Correio eletrônico Reuniões de grandes grupos Notas pessoais manuscritas Cópias antecipadas e agendas Faxes Memos internos Discursos formais Cartas Boletins informativos Relatórios Kaplan & Norton, (2000, p. 233)

Implementar o BSC O processo de Implementação do BSC não é apenas a definição do mapa estratégico, indicadores, metas e iniciativas; O processo de Implementação do BSC não é apenas operacionalizar um software. Implementar o BSC é torná-lo vivo na organização para o gerenciamento da estratégia Mapa

Mapa Estratégico BSC Corporativo Aumentar os resultados globais Financeira e Social Ampliar a atuação com responsabilidade social Otimizar as despesas operacionais Aumentar as receitas de serviços Aumentar a rentabilidade dos Produtos Clientes Aumentar a participação de mercado Fidelizar os clientes Melhorar as condições de empregabilidade dos clientes Ampliar a visibilidade da marca SENAI/SC Captar novos clientes Aumentar a satisfação dos clientes Educação Implementar novos cursos Melhorar o desempenho Didático-pedagógico Otimizar os custos com EP e STT Processos Internos Obter excelência no desempenho institucional Aumentar a produção de serviços - STT Pessoas e Inovação Aumentar a produtividade Aumentar a satisfação da força de trabalho Manter a infra- estrutura atualizada Criar e desenvolver competências Casa da Qualidade