UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“CONHECENDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS”
Advertisements

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
Referências.
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Artemilson Lima Ilane Cavalcante
Publico Alvo: Fundamental I – segundo ciclo
Turismo como amálgama da destinação( lugar turístico)
Gestão da Educação Infantil
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Dobras da Leitura começou em abril de 2000, com 4 diferentes “dobras” de conteúdos: Eixo 3. Valorização da leitura e comunicação.
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Autora: Vanessa de Melo Araújo Coautor: Marcelo Cordeiro de Rezende
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito.
Metodologia da Pesquisa Científica
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ IV REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA XIII REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE JUVENTUDE INDÍGENA: ETNOGRAFANDO A ORGANIZAÇÃO.
Apresentação da Disciplina
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Seminário CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA – UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
TRABALHO FINAL DE ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL III TEMA: CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA Grupo:
Seminário de Análise e Produção Textual III
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
Autora: Elianete da Costa Sales Abdouni
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
SEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE APT III
Plano de Atividades do SI semestre Turma E.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Desenvolvendo uma Ferramenta de Auxílio à Aprendizagem de Algoritmos Acadêmica: Andréia Cristina dos Santos Gusmão Orientador: Prof. Artur Luís Ribas Barbosa.
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Engenharia de Dutos – 2015 Monografias Como escrever?
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São.
A função da literatura Disciplina: Fundamentos da literatura Professor: Marcel Matias.
REFLEXÕES SOBRE PERCURSOS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CLUBE DE CIÊNCIAS Sandra Maria Sales Pereira Ana Elisabeth Dias Pereira Cavalcante Diana Gonçalves.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
TÍTULO TAMANHO 50, NEGRITO AMORA DA SILVA MARIA LOPES Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Contabilidade I Apresentação da disciplina Profa. Adm. Mara Luiza Gonçalves Freitas Curso de Bacharelado em Administração.
PLANEJAMENTO Plano Educacional (Governo/Ministério da Educação/MEC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED CURSO DE PEDAGOGIA PROFESSORA: Maria Aparecida Lapa de Aguiar
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA:
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA: ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL III POLO: CONCÓRDIA SEMESTRE: 2014/2 TURMA: PECON/A 2012/1 ALUNAS: Cristina G. de Oliveira Refosco, Franciele A. Cerutti da Silva, Graciele L. Essing, Iolanda Helena Bier Seitenfus, Ivanete Gonçalves. LIVROS INFANTIS SOBRE OS BAIRROS DE RIO DE JANEIRO: QUANDO O ALUNO DE PEDAGOGIA SE TORNA O AUTOR. ALBERTO ROIPHE

Apresentação  Elementos explícitos e elementos implícitos;  Relato do processo de criação dos livros. O contexto do curso de Pedagogia da UNIRIO  Identificação da UNIRIO. Da forma ao conteúdo: sobre os procedimentos de preparação dos livros  Procedimentos de preparação dos livros;  Primeira atividade;  Segunda atividade;  Linguagem verbal e linguagem visual;  Forma do livro;  Conceito da leitura.

Sobre o conceito de texto-leitura de Roland Barthes como fundamentação teórica  Fundamentação teórica;  Escrever a leitura;  Literatura na escola;  Diferença entre lógica de leitura e regras da composição;  Importância do processo. Avaliando a prática de escrita e de leitura dos livros  Literatura na escola;  Jesuíno em: Sonho de um menino;  Mescla de cultura nordestina com futebol-Rio de Janeiro;  Bairro São Cristóvão: Centro Luiz Gonzaga e feira;  Formato do livro e história em versos;

 História postal;  Bairro da Lapa: Noite movimentada e circulação de turistas;  Formato do livro e história que conta; Considerações finais  Desdobramentos dessa experiência.

18 de Abril – DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL Figura 1: Um pa í s se faz com homens e com livros ” Essa frase criada por Monteiro Lobato demonstra a valoriza ç ão que dava à leitura e sua forte influência no mundo liter á rio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DAGA, Aline Cassol. Análise e produção textual III; caderno pedagógico – 1ª ed. – Florianópolis: DIOESC: UDESC/CEAD/UAB,2013. Figura 1: 18 de Abril- Dia Nacional do Livro Infantil. Disponível em: Acesso em: 11/08/2014. ROIPHE, Alberto. Livros infantis sobre os bairros do Rio de Janeiro: quando o aluno de pedagogia se torna o autor. Artigo-Revista Práticas de Linguagem. v. 2, n. 1, jan/jun Disponível na midiateca da disciplina Análise e produção textual III. Acesso em 27/08/2014.