Como Divulgar Sua Empresa Marketing
Ponto de Partida Para que servem as empresas e as organizações ? Satisfazer necessidades humanas e organizacionais Que tipos de necessidades? Básicas Complexas Racionais Emocionais Declaradas Ocultas
Novas Exigências do Cliente Qualidade Preço Justo Rapidez Conveniência Soluções Completas Flexibilidade Multiuso Segurança Garantias
Questões Fundamentais Quem são meus clientes ? Quantos são ? Onde eles estão ? Quando e como eles compram ? Como me comunicar com eles ?
O que é Marketing, afinal? Conceito 1 “ Marketing é identificar, conquistar e manter clientes, desenvolvendo relações lucrativas e duradouras com estes, ao atender suas necessidades declaradas ou ocultas”
O que é Marketing, afinal? Conceito 2 “Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, precificação, promoção e distribuição de idéias, bens, serviços, organizações e eventos para criar e manter relacionamentos que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais” Boone e Kurtz (2001) – Marketing Contemporâneo
O que é Marketing, afinal? Conceito 3 “Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Kotler – Administração de Marketing 12ª Edição
Quais as Principais Variáveis de Marketing ? Propaganda Promoção de Vendas Publicidade Patrocínio Ass. Imprensa Produto Promoção Preço Praça Força de Vendas Logística C.Distribuição Mala Direta Telemarketing Marketing Direto
Comparativo Propaganda Promoção de Vendas Construção de imagem, marca, atitude. Share-of-mind (+) Emocional Longo prazo Incondicional Mídia de massa Promoção de Vendas Aumentar vendas, lançar produtos, reduzir estoques. Market Share (+) Racional Prazo Determinado Elemento Condicional Mídia de massa + PDV
Divulgando a Empresa É possível divulgar sem investimento? Como escolher o veículo adequado? O que devo destacar na mensagem? Como avaliar o retorno?
Como Vender o Meu Produto Comércio Varejista Comércio Atacadista Venda Direta Loja própria Feiras Porta-a-porta Televendas Catálogo Internet
Estrutura do Mercado Empresa V Varejo Atacado V Consumidor Final V
Para pensar... “ As pessoas íntimas dos clientes não buscam transações; elas cultivam relacionamentos.” M. Treacy