Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social em 27 de abril de 2001 - Seminários Saúde e Trabalho Ergonomia Cognitiva: Novo trabalho, Tarefas complexas, Outras competências Júlia Issy Abrahão Universidade de Brasília
Ergonomia Objetivos da Ergonomia: transformar o contexto de trabalho e, produzir conhecimentos científicos Os princípios que norteiam a ação ergonômica: a integração entre o conforto, a segurança e a eficiência dos homens e dos equipamentos; a atividade de trabalho como eixo central; e, a articulação entre o trabalho prescrito e o trabalho real
Ergonomia e Novas Tecnologias As evoluções tecnológicas influenciaram na gênese da ergonomia enquanto disciplina e têm alterado de forma estrutural a relação homem-trabalho. A introdução das novas tecnologias no contexto de trabalho: altera a natureza da atividade; eleva a complexidade da tarefa; e, aumenta as exigências de natureza cognitiva.
Características das tarefas complexas As tarefas tendem a ser mais complexas: quanto maior o número de elementos a serem tratados; quando requer do sujeito uma capacidade de avaliação e antecipação dos procedimentos e disfuncionamentos; quando exige capacidade de abstração acentuada; quando a sua natureza é dinâmica e incerta.
(físicas, psicológicas, sociológicas) Modelo Ergonômico Genérico - MEG Sistema de trabalho C o m p e t ê n c i a s metas e sub-metas critérios para bons resultados Operador demanda restrições suportes resposta demanda restrições condições Sistema tecnológico Características (físicas, psicológicas, sociológicas) Atividades Posto de trabalho Ambiente do sistema de trabalho físicas + cognitivas ações Sistema empresarial e organizacional resposta produtos ambiente físico Políticas sócio-econômicas Co-operadores ST interpretado ST real ST prescrito resultados do trabalho Modelo proposto por Marmaras e Pavard (1999)
MEG - Cognição Ênfase no componente cognitivo Ambiente do Sistema de Trabalho Ambiente do Operador Ênfase no componente cognitivo Diagnóstico Compreensão dos processos cognitivos Transformação do sistema técnico
Processos perceptivo e cognitivo Possibilidade de erros Verdade X Realidade Processos perceptivo e cognitivo
Processos perceptivo e cognitivo Objeto Características: - cor - textura - tamanho - formato - profundidade Captação pelo Sistema Sensorial Cérebro Estruturas corticais Sistema Cognitivo Processo Perceptivo Processos Cognitivos Interpretação e Integração das características do objeto aos conhecimentos do sujeito R E S P O T A Memória Categorização Atenção Resolução de Problemas: tipos de raciocínio Linguagem
Cognição Mecanismos mentais que agem sobre a informação sensorial, buscando a sua interpretação, classificação e organização Conjunto de atividades e processos pelos quais um organismo adquire informação e desenvolve conhecimentos.
Necessidade de novos métodos de investigação e um novo corpo teórico Cognição Diferentes disciplinas estudam os Processos Cognitivos A cognição no contexto do trabalho (mesmo em tarefas repetitivas) A influência das Novas Tecnologias Necessidade de novos métodos de investigação e um novo corpo teórico
Ergonomia Cognitiva Disciplina aplicada que estuda os processos cognitivos em situação de trabalho Não se trata de entender a natureza da cognição humana Particularização do conhecimento mais amplo para compreender uma situação específica Formação de um quadro teórico com conceitos próprios
Cognição Situada Centrada na Atividade Particularização de conhecimentos Conhecimento criado “pela ação” e “para ação”
Cognição Compartilhada Conhecimento relativo ao coletivo do trabalho Representações compartilhadas sobre as atividades desempenhadas Não é uma somatória de conhecimentos Estruturadora das ações e interações no grupo
Representação para Ação Representações mentais que atuam como elo entre sujeito e o contexto Apreensão de elementos de um contexto Imagem operatória Modelos mentais incompletos, pessoais e instáveis Norteia a ação do indivíduo
Representação para Ação Características: - processos mentais ativos para apropriação das situações; - construir significados sobre uma situação - caráter finalístico; - processo qualitativo de re(estruturação) constante e reorganização dos conteúdos - processo de aprendizagem; - desenvolvimento contínuo; e - o processo representativo não é cristalizado.
Desenvolvimento de competências Conhecimentos Habilidades Experiência Competência