Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Apostila 2 Aprendizagem e Cultura nas Organizações Fabiana Macri.
A visão Grega da Ciência
CONCEITOS ELEMENTARES
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
A AVALIAÇÃO EXTERNA NA ÁREA DE CIÊNCIAS
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Teoria “Um conjunto de conceitos inter-relacionados, definições e proposições com a finalidade de descrever, explicar, prever e controlar fatos/eventos.
POR QUE PLANEJAR!.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Mecânica
Fundamentos da Ergonomia
1.Consciência (Chalmers,1997)
Ergonomia e as Atividades Físicas e Cognitivas do Trabalho
SÉCULO XX.
Emergências e Desastres
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Metodologia da Pesquisa
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Nos Bastidores da Notícia: O Trabalho Prescrito e o Trabalho Real do Radialista Catarina Cecília Odelius *, Rose Mary Gonçalves ** & Mário César Ferreira.
Educação no contexto do Trabalho
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Instrumentais técnicos
AS ATIVIDADES NA TERAPIA OCUPACIONAL: REFLEXÕES SOBRE A COMPREENSÃO DA AÇÃO COMO PRECEDENTE DO PENSAMENTO RAFAEL RISI RISI1; MARISA TAKATORI1; TATIANY.
Cristian de Souza Freitas, MSc
DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Profª MSc Cássia Barbosa Reis
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
Perguntas de Modelação
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Acompanhando e avaliando
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
AMBIENTE ORGANIZACIONAL SAÚDE E ERGONOMIA
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Aprendizagem da matemática
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
1.4 - ANÁLISE ERGONÔMICA DAS ATIVIDADES 1. ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO Considerações gerais sobre as atividades: 3A atividade de trabalho.
Transcrição da apresentação:

Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social em 27 de abril de 2001 - Seminários Saúde e Trabalho Ergonomia Cognitiva: Novo trabalho, Tarefas complexas, Outras competências Júlia Issy Abrahão Universidade de Brasília

Ergonomia Objetivos da Ergonomia: transformar o contexto de trabalho e, produzir conhecimentos científicos Os princípios que norteiam a ação ergonômica: a integração entre o conforto, a segurança e a eficiência dos homens e dos equipamentos; a atividade de trabalho como eixo central; e, a articulação entre o trabalho prescrito e o trabalho real

Ergonomia e Novas Tecnologias As evoluções tecnológicas influenciaram na gênese da ergonomia enquanto disciplina e têm alterado de forma estrutural a relação homem-trabalho. A introdução das novas tecnologias no contexto de trabalho: altera a natureza da atividade; eleva a complexidade da tarefa; e, aumenta as exigências de natureza cognitiva.

Características das tarefas complexas As tarefas tendem a ser mais complexas: quanto maior o número de elementos a serem tratados; quando requer do sujeito uma capacidade de avaliação e antecipação dos procedimentos e disfuncionamentos; quando exige capacidade de abstração acentuada; quando a sua natureza é dinâmica e incerta.

(físicas, psicológicas, sociológicas) Modelo Ergonômico Genérico - MEG Sistema de trabalho C o m p e t ê n c i a s metas e sub-metas critérios para bons resultados Operador demanda restrições suportes resposta demanda restrições condições Sistema tecnológico Características (físicas, psicológicas, sociológicas) Atividades Posto de trabalho Ambiente do sistema de trabalho físicas + cognitivas ações Sistema empresarial e organizacional resposta produtos ambiente físico Políticas sócio-econômicas Co-operadores ST interpretado ST real ST prescrito resultados do trabalho Modelo proposto por Marmaras e Pavard (1999)

MEG - Cognição Ênfase no componente cognitivo Ambiente do Sistema de Trabalho Ambiente do Operador Ênfase no componente cognitivo Diagnóstico Compreensão dos processos cognitivos Transformação do sistema técnico

Processos perceptivo e cognitivo Possibilidade de erros Verdade X Realidade Processos perceptivo e cognitivo

Processos perceptivo e cognitivo Objeto Características: - cor - textura - tamanho - formato - profundidade Captação pelo Sistema Sensorial Cérebro Estruturas corticais Sistema Cognitivo Processo Perceptivo Processos Cognitivos Interpretação e Integração das características do objeto aos conhecimentos do sujeito R E S P O T A Memória Categorização Atenção Resolução de Problemas: tipos de raciocínio Linguagem

Cognição Mecanismos mentais que agem sobre a informação sensorial, buscando a sua interpretação, classificação e organização Conjunto de atividades e processos pelos quais um organismo adquire informação e desenvolve conhecimentos.

Necessidade de novos métodos de investigação e um novo corpo teórico Cognição Diferentes disciplinas estudam os Processos Cognitivos A cognição no contexto do trabalho (mesmo em tarefas repetitivas) A influência das Novas Tecnologias Necessidade de novos métodos de investigação e um novo corpo teórico

Ergonomia Cognitiva Disciplina aplicada que estuda os processos cognitivos em situação de trabalho Não se trata de entender a natureza da cognição humana Particularização do conhecimento mais amplo para compreender uma situação específica Formação de um quadro teórico com conceitos próprios

Cognição Situada Centrada na Atividade Particularização de conhecimentos Conhecimento criado “pela ação” e “para ação”

Cognição Compartilhada Conhecimento relativo ao coletivo do trabalho Representações compartilhadas sobre as atividades desempenhadas Não é uma somatória de conhecimentos Estruturadora das ações e interações no grupo

Representação para Ação Representações mentais que atuam como elo entre sujeito e o contexto Apreensão de elementos de um contexto Imagem operatória Modelos mentais incompletos, pessoais e instáveis Norteia a ação do indivíduo

Representação para Ação Características: - processos mentais ativos para apropriação das situações; - construir significados sobre uma situação - caráter finalístico; - processo qualitativo de re(estruturação) constante e reorganização dos conteúdos - processo de aprendizagem; - desenvolvimento contínuo; e - o processo representativo não é cristalizado.

Desenvolvimento de competências Conhecimentos Habilidades Experiência Competência