LICITAÇÃO Ruth Carolina Sgrignolli 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FCC/ Analista Judiciário do TRT 9ª Região
Advertisements

Direito Administrativo II Serviços Públicos
LICITAÇÃO Lei 8666/93 de 21 de junho de 1993
Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM Aplicação das Normas e Procedimentos do BID 07/11/2006.
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
LICITAÇÕES E CONTRATOS
LICITAÇÕES E CONTRATOS
LICITAÇÕES Alexandre Cândido de Souza
COMO O GOVERNO COMPRA: Análise e Procedimentos Adotados
LICITAÇÃO Elizabete Nunes.
Visão geral das licitações e aspectos das suas modalidades
MÓDULO: MODALIDADES DE LICITAÇÃO
O que é Pregão?.
12ª Reunião Ordinária 5 de outubro de Lei nº , de 15 de dezembro de 2010.
Licitação.
Professora e Enfermeira : Carla Gomes
LICITAÇÃO Procedimentos (Lei 8.666/93).
Princípios Administrativos
Direito Administrativo II
SETOR DE COMPRAS CEART/UDESC
Dispensa e inexigibilidade para contratações na Cultura e no Turismo
Direito Administrativo II Licitações
RDC DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS Lei n , de 5 de agosto de 2011
Lei nº , de 15 de dezembro de Art. 3 o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção.
RDC – REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÃO
1 INSTRUÇÕES BÁSICAS PARA REALIZAÇÃO DE LICITAÇÃO MODALIDADE CONVITE Lei Estadual /06 e Lei n.º 8.666/93 e sua alterações Alunos: Altevir Carlos.
Atividades e atos administrativos
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: JOSÉ MARIA MADEIRA
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
Atividades e atos administrativos Aula 18 Contratos administrativos.
Lei nº 8.666/93.
Conceito de Licitações Públicas
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Direito Administrativo II Bens Públicos
A relação entre o Estado de Direito Democrático e o Processo Administrativo: anotações sobre o Direito Brasileiro Positivado (Constituição Federal, Lei.
Direito Administrativo II Licitações
O que é licitação? É um procedimento administrativo formal, isonômico, de observância obrigatória pelos órgãos/entidades governamentais, realizado anteriormente.
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
LICITAÇÃO Ruth Carolina Sgrignolli 2011
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
EFICIÊNCIA NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS
5º semestre – Matutino – A modalidade de licitação é forma específica de conduzir o procedimento licitatório, a partir de critérios definidos.
Direito administrativo
LICITAÇÕES LEI 8.666/93.
LICITAÇÃO -.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Modalidades de Licitação Pública e o objeto licitado
Compras/Contratações
Licitação Lei 8.666/93.
PREGÃO ELETRÔNICO: NOÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS
PROFESSOR: JORGE GUSTAVO DE OLIVEIRA DA SILVA. PERGUNTA QUANDO SURGIU A OBRIGAÇÃO DE FAZER LICITAÇÃO?
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
AULA 06 LICITAÇÃO DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
LICITAÇÃO.
Contabilidade Pública e Governamental
Regimes de Contratação de Obras Públicas - Lei 8666 de 1993
Rafael Leandro A. Ribeiro Advogado do Conselho Federal de Medicina.
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
Atividades e atos administrativos Aula 17 Contratos administrativos.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
Introdução ao Direito Administrativo Aulas 7 e 10 – Modalidades de dispensa de licitação e tipos de licitação Prof. Salomão Barros Ximenes.
DIREITO ADMINISTRATIVO
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
Lei nº /2014 Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC Carlos Octaviano de Medeiros Mangueira Michelle Diniz Mendes Roberto Vilas-Boas.
1. Objeto Art. 1º do Decreto nº 3.931/2001, na redação dada pelo Decreto nº 4.342/2002, e art. 1º do Decreto nº 7.892/2013: Contratação de serviços e aquisição.
Transcrição da apresentação:

LICITAÇÃO Ruth Carolina Sgrignolli 2011 Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo LICITAÇÃO Ruth Carolina Sgrignolli 2011

Previsão Constitucional Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo Previsão Constitucional Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) (...) XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.

Parágrafo único. A lei disporá sobre: Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos. Parágrafo único. A lei disporá sobre: I - o regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação, bem como as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou permissão; II - os direitos dos usuários; III - política tarifária; IV - a obrigação de manter serviço adequado.

Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo Conceito “Licitação é um procedimento administrativo disciplinado por lei e por um ato administrativo prévio, que determina critérios objetivos visando à seleção da proposta de contratação mais vantajosa e à promoção do desenvolvimento nacional, com princípio da isonomia, conduzido por um órgão dotado de competência específica”. (Justen Filho, p. 448) A licitação tem como fundamento a competição a ser travada isonomicamente entre os que preencham atributos e aptidões necessárias ao bom cumprimento das obrigações que se propõe assumir. (Celso Antônio, 2004, p. 483)

a. procedimento administrativo: Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo a. procedimento administrativo: -prática ordenada de atos jurídicos. Decisão sujeita a controle (administrativo e externo). -o procedimento reduz a liberdade de contratar do Administrador, -resultado depende apenas de critérios objetivos. disciplinado por lei: -regras básicas do procedimento estão contidas na lei. Lei 8666/93 (licitação); lei 8987/95 (serviços delegados); Lei 10.520/02 (pregão) e Lei 11079/04 (contratação por ppp).

d. seleção de proposta mais vantajosa Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo c. disciplinado por ato administrativo prévio que define critérios objetivos. -ato administrativo: edital ou convite. Cada fase da licitação pressupõe uma decisão. d. seleção de proposta mais vantajosa e. promoção do desenvolvimento nacional: - contratação técnica e econômica mais vantajosa, mas que também fomente o desenvolvimento nacional. Lembrando que o desenvolvimento nacional é obtido por meio da contratação.

f. observância do princípio da isonomia: Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo f. observância do princípio da isonomia: - desigualdade não é repelida, o que se repele é a desigualdade injustificada (adotar critérios subjetivos, p.e.) g. conduzido por um órgão dotado de competência específica -comissão de licitação a quem são atribuídas competências especiais para seleção da proposta. h. pluralidade de regimes licitatórios -relaciona-se com o tratamento jurídico dado a cada modalidade de licitação.

A licitação possui duplo objetivo: Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo 2. Objetivo A licitação possui duplo objetivo: Proporcionar às entidades governamentais realizarem o negócio jurídico mais vantajoso (eis porque a instauração de competição entre ofertantes), e Assegurar aos administrados ensejo de disputarem a participação nos negócios que as pessoas governamentais pretendam realizar com particulares. Dessa forma, atende-se a três exigências públicas: Proteção aos interesses públicos e recursos governamentais, Respeito ao princípio da isonomia e impessoalidade, Obediência à observância da probidade administrativa (arts. 37 e 85 da CF)

3. Princípios norteadores da licitação Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo 3. Princípios norteadores da licitação Legalidade: art. 4º da Lei 8666/93. Igualdade: tratar competidores isonomicamente e garantir a participação de qualquer interessado (art. 3º Lei 8666/93). Proporcionalidade: busca-se necessidade de equilíbrio nos diversos fins relevantes. Equilíbrio entre os princípios. Impessoalidade e da objetividade do julgamento: todos os licitantes tratados com neutralidade.

Publicidade: art. 3º da Lei 8666/93. Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo Moralidade e da probidade: procedimento deverá se desenvolver de maneira honesta, com padrões éticos. Publicidade: art. 3º da Lei 8666/93. Eficácia administrativa: solução conveniente e eficiente em relação à gestão dos recursos públicos. Considera a atividade sob o ponto de vista econômico e político. É preciso também haver eficiência econômica (a contratação deve ser vantajosa para ambas as partes)

4. Dispensa e Inexigibilidade Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo 4. Dispensa e Inexigibilidade 4.1. Dispensa: a licitação é possível, mas não convém ao interesse público – decisão sobre a contratação é discricionária. As hipóteses de dispensabilidade do art. 24 da Lei 8666/93 constituem rol taxativo, isto é, a Administração somente poderá dispensar-se de realizar a competição se ocorrente uma das situações previstas na lei federal, estadual, municipal ou distrital. Exemplo: quando os custos necessários à licitação ultrapassarão benefícios que dela poderão advir.

Pequeno valor (art. 24, I e II e 23, II, a e 17 da Lei 8666/93) Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo Pequeno valor (art. 24, I e II e 23, II, a e 17 da Lei 8666/93) Situações excepcionais*: demora no procedimento é incompatível com a urgência na celebração do contrato Dispensa – hipóteses em absoluto Objeto singular em razão de evento externo em razão da natureza intima do objeto. Serviço singular: um parecer, um cirurgião, uma palestra

As situações excepcionais: Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo *OBSERVAÇÃO: As situações excepcionais: a demora é incompatível com a urgência na celebração do contrato, quando a sua realização puder vir a prejudicar o interesse público – e não favorecê-lo, e quando houver comprovado desinteresse dos particulares no objeto do contrato, sendo estes (a) guerra ou grave perturbação da ordem e (b) emergências ou calamidades públicas.

Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo 4.2. Inexigibilidade de licitação: ocorre quando há inviabilidade de competição, melhor dizendo, é impossível promover-se a competição, tendo em vista que um dos contendores reúne qualidades tais que o tornam único, exclusivo, sui generis, inibindo os demais pretensos participantes. Está previsto no art. 25 da Lei 8666/93 e as possibilidades ali presentes têm natureza exemplificativa, segundo posicionamento uníssono da doutrina pátria. objeto singular, ou Inexigibilidade fornecedor exclusivo

5. Modalidades de Licitação Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo 5. Modalidades de Licitação Previsão Legal: Art. 22. São modalidades de licitação: I - concorrência; II - tomada de preços; III - convite; IV - concurso; V - leilão. **MAS O PREGÃO TAMBÉM É MODALIDADE DE LICITAÇÃO**

Tomada de preço: para objetos de valor intermediário. Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo Concorrência pública: modalidade com ampla publicidade para objetos de grande valor. Tomada de preço: para objetos de valor intermediário. Convite: para objetos de pequeno valor (a modalidade chama convite e o instrumento convocatório chama “carta-convite” –NÃO CONFUNDIR!!!) Leilão: para venda de bens públicos inservíveis. Concurso: para premiar trabalhos artísticos, culturais ou arquitetônicos. Pregão: modalidade criada pela lei 10.520, utilizada por todas as esferas da federação para adquirir bens e serviços comuns – ‘quem dá menos’.

Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo MODALIDADES DE LICITAÇÃO: Nos termos da Lei n.º 8.666/93 e da Lei n.º 10.520/02, são modalidades de licitação: 1. Convite É a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de três. A sua divulgação deverá se dar pela afixação, em local apropriado, de cópia do instrumento convocatório e também por meio de convite enviado a cada um dos convidados, cuja cópia deve ser apensada ao processo administrativo, nos termos do art. 38, II, da Lei n.º 8.666/93. O convite pode ser utilizado em situações nas quais não exista determinação legal que obrigue o emprego de outra modalidade e em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação: ⇒ obras e serviços de engenharia: até R$ 150 mil ⇒ compras e demais serviços: até R$ 80 mil

Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo Em função do teor do art. 22, § 7.º, da Lei n.º 8.666/93, questão fundamental relacionada à modalidade convite diz respeito ao prosseguimento da licitação quando não houver, no mínimo, três propostas válidas, assim consideradas aquelas cuja documentação para habilitação foi aprovada e que a proposta financeira não contenha vícios passíveis de desclassificação. Em que pese existirem divergências, tanto na doutrina como na jurisprudência, sobre a questão, o Tribunal de Contas da União firmou o entendimento sobre a necessidade de repetição do convite no caso da não obtenção injustificada das três propostas válidas. Jurisprudência sobre a modalidade convite: ⇒ Não se obtendo o número legal mínimo de três propostas aptas à seleção, na licitação sob a modalidade convite, impõe-se a repetição do ato, com a convocação de outros possíveis interessados, ressalvadas as hipóteses previstas no § 7º, do art. 22, da Lei nº 8.666/1993 (TCU - Súmula 248) obs: As hipóteses citadas referem-se a situações de limitações do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados.

Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo ⇒ Nas licitações na modalidade convite as empresas convidadas devem pertencer ao ramo de negócio do objeto da licitação (Acórdão 401/2006-TCU-Plenário). ⇒ Não se deve dar prosseguimento a processos de licitação na modalidade convite com apenas uma proposta, sob a argüição de manifesto desinteresse dos convidados ou limitação do mercado, quando não tiverem sido convidadas todas as empresas do ramo existentes na região da sede do órgão licitante (Acórdão 401/2006-TCUPlenário).

⇒ obras e serviços de engenharia: até R$ 1,5 milhão Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo 2. Tomada de preços É a modalidade de licitação entre cadastrados ou outros interessados que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data fixada para o recebimento das propostas. Poderá ser utilizada em situações nas quais não exista determinação legal que obrigue o emprego de outra modalidade e em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação: ⇒ obras e serviços de engenharia: até R$ 1,5 milhão ⇒ compras e demais serviços: até R$ 650 mil

Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo 3. Concorrência Prece as relações jurídicas de maior vulto econômico e podem participar quaisquer interessados, desde que cumpridas as exigências do edital. Deve ser utilizada para contratação, independente do valor (art. 23, par.3º da L.8666/93): Na compra de imóveis, Na alienação de bens imóveis para quais não se tenha adotado a modalidade de leilão (procedimento limitado a a hipóteses em que o valor do bem não exceda o limite da tomada de preços estabelecida para compra), Nas concessões de direito real de uso, e Nas licitações internacionais, ressalvadas as hipóteses contidas na lei (ver na lei).

Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo Valores: ⇒ obras e serviços de engenharia: acima de R$ 1,5 milhão ⇒ compras e demais serviços: acima de R$ 650 mil Jurisprudência sobre a modalidade concorrência: ⇒ Não há necessidade de utilização da modalidade concorrência para concessões administrativas de uso (a exemplo das cessões de cantina e restaurante), as quais conferem ao titular do contrato um direito pessoal de uso do bem público, privativo e intransferível. (Decisão 17/2001-TCU-Plenário). ⇒ Embora não seja obrigatório o uso de concorrência, faz-se necessário realizar licitação para concessão de restaurante e cantina, bem como para a instalação de máquinas de venda de café, de refrigerantes e de terminal eletrônico de banco (TCU – Acórdão 99/2005 – Plenário e TCU - Acórdão 1701/2005 - Segunda Câmara) ⇒ Nos procedimentos licitatórios da modalidade concorrência deve se observar o disposto no art. 22, § 1.º, da Lei n.º 8.666/93, que não prevê a distinção entre cadastrados e não cadastrados nos registros cadastrais da Administração (Acórdão 108/1999-TCU-Plenário)

I – a qualificação exigida dos participantes; Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo 4. Concurso É a modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, entre quaisquer interessados, por meio da instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital. Deverá ser precedido de regulamento próprio, a ser obtido pelos interessados no local indicado no edital, no qual deverá haver indicação para: I – a qualificação exigida dos participantes; II – as diretrizes e a forma de apresentação do trabalho; III – as condições de realização do concurso e os prêmios a serem concedidos.

Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo 5. Leilão É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo 6. Pregão É a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns, independentemente do valor estimado da contratação, em que a disputa pelo fornecimento é feita por meio de propostas e lances. Pode ser realizado na forma presencial, com o comparecimento dos licitantes na sessão pública, ou na forma eletrônica, que envolve a utilização de recursos de tecnologia da informação. O pregão foi instituído, no âmbito da União, pela Medida Provisória n.º 2.026, de 04.05.2000, que, após várias reedições e aperfeiçoamentos foi convertida na Lei n.º 10.520, de 17.07.2002, normativo que estendeu a modalidade a todos os órgãos e entidades da Administração dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Na esfera federal, os Decretos n.º 3.555, de 08.08.2000, e n.º 5.450, de 31.05.2005, regulamentam a matéria, sendo o último específico para a forma eletrônica.

Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo A utilização do pregão está condicionada à contratação de bens e serviços comuns, que, nos termos da Lei n.º 10.520/02, são aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado. Esses bens e serviços devem ter como característica, portanto, além da sua disponibilidade no mercado, o fato de poderem ser comparáveis entre si, de modo a permitir a decisão de compra com base no menor preço. Na esfera federal, com a edição do Decreto n.º 5.450/05, passou a ser obrigatório o uso do pregão nas licitações para aquisição de bens e serviços comuns, sendo preferencial a forma eletrônica.

Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo Outro normativo que trouxe importantes mudanças com relação ao emprego da modalidade foi o Decreto n.º 5.504/05, que exigiu a utilização do pregão, preferencialmente na forma eletrônica, para entes públicos ou privados, nas contratações de bens e serviços comuns, realizadas em decorrência de transferências voluntárias de recursos públicos da União, por meio de convênios ou instrumentos congêneres, ou consórcios públicos, o que obrigará a adoção da modalidade por praticamente todos os entes federados na gestão de recursos dessa natureza. O pregão não se aplica às contratações de obras, às locações imobiliárias e às alienações em geral. Com relação aos serviços de engenharia, embora seu uso seja vedado pelo art. 5.º, do Anexo I, do Decreto n.º 3.555/00, já houve posicionamentos do Tribunal de Contas da União quanto à possibilidade de adoção da modalidade em situações nas quais tais serviços possam ser considerados comuns, a exemplo do Acórdão n.º 817/2005 - Primeira Câmara, que considerou legal a utilização do pregão para a aquisição e a instalação de sistemas de ar condicionado do tipo split. É possível, também, nos termos do Anexo II, do Decreto n.º 3.555/00, o emprego do pregão nas contratações de serviços de manutenção predial.

6. Fases do procedimento licitatório Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo 6. Fases do procedimento licitatório 6.1. Instrumento convocatório: publicação de edital ou carta-convite, contendo todas as regras do certame, condições de participação, descrição detalhada do objeto, resumo do contrato, critérios de determinação do vencedor e forma de pagamento. As regras fixadas no edital vinculam a administração e licitantes. OBSERVAÇÃO: Qualquer modificação no edital exige divulgação pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação de propostas.

6.3. Classificação:propostas julgadas conforme regras do edital. Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo 6.2. Habilitação: análise dos instrumentos comprobatórios do preenchimento das condições de participação estabelecidas no edital (ver art. 27 da 8666/93). 6.3. Classificação:propostas julgadas conforme regras do edital. 6.4. Homologação: procedimento analisado por autoridade superior em busca de ilegalidade. Não havendo, o certame é aprovado. 6.5. Adjudicação:o objeto do certame é juridicamente atribuído ao vencedor.

Artigo 21 da Lei 8666/93, parágrafo 2º -- prazos mínimos Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo PRAZOS!!!!!!! Artigo 21 da Lei 8666/93, parágrafo 2º -- prazos mínimos 45 dias para concurso e concorrência quando contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitação for do tipo ‘melhor técnica’ ou ‘técnica e preço’. 30 dias para concorrência (nos casos previstos em lei) e tomada de preço quando a licitação for do tipo ‘melhor técnica’ ou ‘técnica e preço’. 15 dias --- para tomada de preço (nos casos previstos em lei) ou leilão 5 dias ---- para convite

Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo DEFINIÇÃO DA LEI PARA AS MODALIDADES – ART. 22 “§ 1o  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. § 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo § 4o  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias. § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo EXEMPLO LEILÃO Anatel abre consulta sobre edital de licitação da faixa de 3,5 GHz A consulta pública ficará no ar até o dia 24 de junho A Anatel abre nesta quarta-feira (11) a consulta pública sobre a proposta do edital de licitação da faixa de 3,5 GHz, destinada à exploração do Serviço de Comunicação Multimídia, do Serviço Telefônico Fixo Comutado e do Serviço Móvel Pessoal. As contribuições serão aceitas até o dia 24 de junho e a expectativa é de que o leilão ocorra no segundo semestre. A proposta abre a possibilidade de participação das pequenas e médias operadoras, ao prever 70 áreas de prestação, sendo 3 correspondentes às Regiões I, II e III do Plano Geral de Autorizações do SMP e as demais correspondentes a municípios de cada uma das 67 Áreas de Registro. E também favorece ainda o desenvolvimento da indústria nacional, com a exigência de compromisso de aquisição de produto de tecnologia nacional.  Prevê ainda compromisso de abrangência com obrigações de atendimento em municípios a partir de 100 mil habitantes e entre 30 mil e 100 mil habitantes. A realização da licitação se dará em 3 fases com a ampliação do limite de radiofreqüência que poderá ser adquirida por cada grupo em cada fase, permitindo uma maior efetividade no resultado da licitação.

Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Direito Administrativo Consórcios Ao todo serão 545 lotes, sendo que os de 1 a 9 , com 35 MHz cada  serão licitados por Área de Prestação do Plano Geral de Autorizações do Serviço Móvel Pessoal (PGA-SMP). Enquanto os lotes de 10 a 545, com 10 MHz cada  serão licitados por Área de Registro do Plano Geral de Autorizações do Serviço Móvel Pessoal (PGA-SMP), constituída pelos municípios com mesmo Código Nacional (CN), ou o DDD. A participação na licitação é ampla e permite inclusive a formação de consórcio, sendo vedada apenas a participação de empresas que não tenha cumprido, como prestadoras do SMP, os compromissos assumidos e já vencidos, em faixas de radiofrequências do SMP. Serão exigidas a apresentação de três tipos de garantia, a saber, Garantia de Manutenção de Proposta de Preço, Garantia de Execução de Compromissos de Abrangência e Garantia de Execução do Compromisso de Aquisição de Produto de Tecnologia Nacional, podendo a interessada optar pelas modalidades eletrônicas de Carta de Fiança Bancária, Títulos Públicos Federais ou Seguro-Garantia.  O critério de julgamento será o de maior preço ofertado pelo lote de interesse. Para obter a autorização de uso de radiofrequência a proponente vencedora deve solicitar pelo menos uma autorização de um desses três serviços que foram liberados para ocupar a faixa - STFC, SMP ou SCM - ou associá-la à autorização para a prestação desses serviços já detida. O preço mímino só será conhecido na publicação definitiva do edital.(Da redação) http://www.telesintese.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17528:anatel-abre-consulta-sobre-edital-de-licitacao-da-faixa-de-35-ghz&catid=13:plantao&Itemid=1126

Graduação em Direito Administrativo Bibliografia : DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella, Curso de Direito Administrativo, 24ª edição, São Paulo: Atlas, 2011. Mello, Celso Antônio Bandeira de, Curso de Direito Administrativo, 17ª edição, São Paulo: Malheiros, 2004. Justen Filho, Marçal, Curso de Direito Administrativo, 7ª edição, Belo Horizonte: Forum, 2010. Curiosidade: http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/ENegocios/BuscaENegocios_14_1.aspx