Leasing Arrendamento Mercantil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas
Advertisements

INTRODUÇÃO - CAPITAL DE GIRO
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.
MÓDULO 7 FONTES DE FINANCIAMENTOS DAS ATIVIDADES DAS EMPRESAS.
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
AMORTIZAÇÃO DE DÍVIDAS
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Nívea Cordeiro 2013 GPE.
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
DECISÕES DE FINANCIAMENTOS
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
ENGENHARIA ECONÔMICA.
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
Leasing Leasing Financeiro:
Capital circulante liquido e
GESTÃO FINANCEIRA EM ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR
Análise das Demonstrações Financeiras
Arrendamento Mercantil
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
SIM – Sistema Integrado Imobiliário
Teoria da Contabilidade
Demonstrações Contábeis
Contabilidade Empresarial Prof. Jackson Luis Oshiro
Demonstração do Fluxo de Caixa(DFC)
Leasing Leasing Financeiro:
FINANCIAMENTO DE ATIVOS FIXOS ARRENDAMENTO MERCANTIL E LEASING
CONTABILIDADE DE CUSTOS I
Operações de Arrendamento Mercantil
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Leases (IAS 17) A IAS 17 determina os procedimentos contábeis a serem adotados pelas empresas arrendadoras e arrendatárias com relação às transações.
Fluxo de Caixa - Construção
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
Operações Bancárias e Contabilidade das Instituições Financeiras Prof.: José Roberto Pires Analista do Banco Central desde 1998 – Desup (Supervisão de.
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Valor do Dinheiro no Tempo
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
CPC 06 OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL
EBITDA Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Expositor: Prof. MSc Flaviano Costa
Mercado de Capitais Financiamento de Capital de Giro
Séries de Pagamentos. Noções de fluxo de caixa É uma sucessão de pagamentos e recebimentos em dinheiro previstos para uma determinada data ou período.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
O Arrendamento Mercantil (leasing) na Nova Lei Contábil (Lei 11
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira II Fluxo de caixa Fluxo de caixa descontado A avaliação econômico-financeira de um projeto utiliza o fluxo.
Contabilidade Internacional
DIREITO EMPRESARIAL III CONTRATOS EMPRESARIAIS UNISUL
Plano Financeiro Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado.
Operações de Leasing: Aluguel de bens (máquinas, equipamentos, edificações); cessão de uso de bens de capital; o que gera resultados para a empresa é o.
PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Conceito “Acordo em que um proprietário (lessor) concede.
Gestão de Custos Ponto de Equilíbrio.
Risco do negócio O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função da incerteza inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio.
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
CRÉDITO : é a disposição de alguém ceder temporariamente parte de seu Patrimônio ou prestar serviços a terceiros, com a expectativa de receber de Volta.
Administração Financeira e Orçamentária I
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Administração do Capital de Giro
Leasing Integrantes do grupo: Ananda Laíslla Giovana Yasmin.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
EMPRESARIAL III Aulas 15 CONTRATOS BANCÁRIOS.
FLUXO DE CAIXA.
DIREITO EMPRESARIAL AULA 2 LEASING ARRENDAMENTO MERCNTIL.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/25 Exercícios sobre Hedge Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro:
Transcrição da apresentação:

Leasing Arrendamento Mercantil LÍVIA DORA DA FONSECA RHANA OLIVEIRA DE OLIVEIRA

INTRODUÇÃO Objetivo Apresentar as operações de leasing (arrendamento mercantil) e suas principais características. Obtenção do ativo da empresa Pagamento a vista; Compra mediante financiamento de médio ou longo prazos; Celebrar um contrato de arrendamento mercantil.

1. Histórico do Leasing Operações com características de leasing podem ser encontradas 500 anos antes de Cristo; Leasing nos EUA Em 1941 durante a Segunda Guerra Mundial; Em 1950 consolidou-se junto ao setor empresarial;

1. Histórico do Leasing Leasing no Brasil Na década de 60 os primeiros contratos foram efetivados pela Rent-a-Maq; A partir da Revolução de 1964 tem-se maior participação do leasing no mercado nacional; Em 12 de setembro de 1974 promulgação da Lei nº 6.099; Em 28 de agosto de 1996, a Resolução do Banco Central nº 2.309.

2. Conceitos de Leasing Um arrendamento trata-se de um acordo contratual entre um arrendatário e um arrendador. A operação de leasing consiste em uma empresa arrendadora adquirir o bem do fabricante e arrendá-lo mediante recebimento de prestações periódicas. O objeto do arrendamento pode ser: bens móveis ou imóveis, novos ou usados, de fabricação nacional ou estrangeira, contratado em moeda nacional ou internacional, com as arrendadoras nacionais ou estrangeiras.(HOJI, 2000)

3. Cálculo do custo financeiro de Leasing Valor residual garantido: 10% do valor do bem Fator de prestação mensal: 3,50% do valor do bem Tributos (ISS): 0,5% sobre a prestação Prazo de arrendamento: 36 meses VP = 100 N = 36 PMT = 3,5176 (inclui o ISS de 5% calculado “por dentro”) VF = -10 i = ? i = 1,6762% “por mês”

4. Vantagens e desvantagens das operações de Leasing A operação cobre 100% do custo dos bens enquanto os financiamentos tradicionais normalmente exigem um desembolso inicial de 10% a 20% pelo próprio cliente; Como os contratos de arrendamento aparecem apenas nas notas explicativas das demonstrações financeiras da arrendatária, seu passivo não fica sobrecarregado com os empréstimos a longo prazo que seriam feitos para a compra dos bens, e isto beneficia a aparência da situação financeira da empresa;

4. Vantagens e desvantagens das operações de Leasing O arrendamento mercantil força um planejamento da utilização dos ativos fixos, pois uma máquina parada ou subutilizada incomodara muito mais a administração quando for arrendada; No arrendamento mercantil é possível obter longos prazos para bens de valor reduzido, enquanto as instituições financeiras não oferecem prazos dilatados para empréstimos de pequena monta;

4. Vantagens e desvantagens das operações de Leasing O risco de obsolescência é divido entre a arrendadora e a arrendatária e, adicionalmente o contrato de arrendamento pode prever a possibilidade da substituição do bem; As contraprestações pagas pela arrendatária são integralmente dedutíveis no cálculo da tributação do imposto de renda.

4. Vantagens e desvantagens das operações de Leasing A empresa não deve ter excesso de ativos arrendados, pois elevaria demasiadamente seus custos fixos; A empresa não pode utilizar o bem arrendado fora dos padrões estabelecidos no contrato, nem oferecê-lo em garantia de empréstimos; A empresa teria muita dificuldade em cancelar o arrendamento na eventualidade de ocorrerem alterações nos planos operacionais.

5. Análise e comparação de custos/ Comprar ou Arrendar? Financiamento pagamento dos juros e da amortização do principal, além do cálculo das despesas financeiras e de depreciação no resultado de cada exercício. Arrendamento os desembolsos correspondem às contraprestações periódicas, pagas antecipadamente, e o seu registro como despesas operacionais de acordo com o regime de competência.

5. Análise e comparação de custos/ Comprar ou Arrendar? Tendo os valores futuros de cada fluxo de saídas liquidas de caixa, deve se determinar o seu valor atual mediante o emprego de uma taxa de desconto.

5. Análise e comparação de custos/ Comprar ou Arrendar?

5. Análise e comparação de custos/ Comprar ou Arrendar?

6. Tipos de arrendamento Arrendamentos Operacionais Arrendamentos Financeiros

7. Lease-back O proprietário do bem efetua sua venda à instituição financeira e no mesmo ato celebra um contrato de arrendamento deste bem, com a opção de recompra no futuro por um valor pré-determinado. Esta operação libera recursos para reforçar o capital de giro da arrendatária.

Determinar o custo da seguinte operação de lease-back para veículos ANOS a b c d(*) e=a+d OPERAÇÕES DEPRECIAÇÃO DEDUÇÕES IR APÓS IR (10.000) 1 7.344 2.500 4.844 2 7.345 (1.695) 5.649 3 (2.500) 4 875 5 TAXA 30% 18,66%

ANOS a b c d e f=a+b-e OPERAÇÃO IOF JUROS DEDUÇÕES IR APÓS IR (10.000) 150 (9.850) 1 8.000 3.000 52 7.948 2 6.500 1.500 1.050 5.450 3 525 (525) TAXA 30% 22,35%

8. A empresa de Leasing Numa operação de arrendamento financeiro, a empresa de leasing é aquela que investe recursos na compra à vista do bem desejado pelo locatário e os recebe, de volta, parceladamente, incluindo nas parcelas ou aluguéis as despesas e margem de lucro. As empresas de leasing e os bancos com carteira de arrendamento mercantil são autorizados a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

8. A empresa de Leasing A ABEL – Associação Brasileira das Empresas de Leasing é a entidade representativa das sociedades de arrendamento mercantil e de bancos múltiplos com carteira de leasing. HONDA LEASING S/A ARRENDAMENTO MERCANTIL HP FINANCIAL SERVICES ARRENDAMENTO MERCANTIL S.A. ITAUBANK LEASING S/A ARRENDAMENTO MERCANTIL MERCEDES-BENZ LEASING DO BRASIL ARRENDAMENTO MERCANTIL S/A TOYOTA LEASING DO BRASIL S/A ARRENDAMENTO MERCANTIL BANCO IBM S/A - CARTEIRA DE ARRENDAMENTO MERCANTIL BB LEASING S/A ARRENDAMENTO MERCANTIL

9. O contrato de Leasing Os contratos de arrendamento mercantil estabelecem o direito à posse provisória do bem pela arrendatária, ficando sempre assegurada a propriedade à arrendadora. No contrato de arrendamento mercantil deve constar uma cláusula que garanta à arrendatária, após cumprido o prazo de arrendamento, o direito de optar pela renovação do contrato, pela devolução do bem ou pela sua aquisição por um preço previamente estipulado, que pode corresponder ao valor de mercado na época.

CONCLUSÃO Apresentar, de forma simples e clara o que o trabalho pode nos ensinar Entendimento sobre o tema apresentado Dificuldades Contorno das dificuldades Muito utilizado em vários setores da economia brasileira e mundial, contribuindo para a ampliação dos mercados.