“O que não é medido não é gerenciado”
ERA DA INDUSTRIALIZAÇAO CLÁSSICA- Burocrática, Centralizadora e verticalizada. ( ) ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO NEOCLÁSSICA- Departamentalização por produtos e serviços, formato misto e matricial. ( ) ERA DA INFORMAÇÃO- Complexidade, alta competitividade. (A partir de 1990) Como surgiu a necessidade de um sistema de medição de desempenho ao longo da história
Metodologia que complementa os sistemas de medição tradicionais e impulsiona o desempenho futuro Traduz visão e estratégia em um abrangente conjunto e medidas de desempenho O termo “Indicadores Balanceados” Equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo (Kaplan e Norton) 4 Perspectivas
Perspectiva financeira; Perspectiva quanto ao cliente; Perspectiva quanto aos processos internos; Perspectiva do aprendizado/crescimento.
Traduzir a Estratégia em Termos Operacionais
Entrosar a Organização para Criar Sinergias
Transformar a Estratégia em Tarefa de Todos Transformar a Estratégia em Tarefa de Todos
Fazer da Estratégia um Processo Contínuo
Liderança Executiva para Mobilizar a Mudança Liderança Executiva para Mobilizar a Mudança
Além desses passos, para que a cultura do Balanced Scorecard seja implantada de forma eficaz na organização, a mesma deve: Utilização de todos os meios internos de comunicação para a força de trabalho Estabelecimento de metas locais que apóiem a estratégia global Diálogo entre os setores
A utilização do B.S.C. proporciona alguns benefícios para a organização Fornecer à gerência um controle de dimensões estratégicas; Comunicar, de forma clara, qual o benefício individual de cada funcionário para com a organização; Discutir como os investimentos relacionados com o desenvolvimento de competências, relacionamento com clientes e tecnologias de informação, resultarão em benefícios futuros; Criar oportunidades para um aprendizado sistemático;
Criar consciência sobre o aspecto de que nem todas as decisões e investimentos realizados pela empresa resultarão em resultados imediatos de aumentos dos lucros ou redução dos custos; O BSC descreve a visão de futuro da empresa para toda a organização; Proporciona um direcionamento e foco nas ações
Young & O’Byrne “usuários do BSC confundem os fins com os meios” Boyett & Boyett “devemos nos contentar em incluir a maioria das medidas certas no Scorecard, sem tentar imaginar qual é a relação entre elas“ Um excelente conjunto de medidas não garante uma estratégia vencedora, é baseada em uma série de premissas que devem ser testadas
Foco demasiadamente interno Não separação de causa e efeito no tempo
O BSC estimula a mudança. As metas devem ser estabelecidas entre três a cinco anos que, se alcançadas, transformarão a empresa de maneira quase radical. O aspecto mais inovador e importante do BSC é a incorporação do aprendizado estratégico. Monitora e ajusta a implementação da estratégia O BSC induz o raciocínio dinâmico
Apesar de apresentar suas limitações, o planejamento estratégico ainda é um instrumento muito utilizado nas organizações, particularmente poderoso se aliado ao Balanced Scorecard Seu uso, que era de 30% dos respondentes em 2000, aumentou para 56% em No item satisfação, obtêm uma nota de 4,29 em um máximo de 5.