ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
PSICOLOGIA.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O TRABALHO COM PROJETOS
Curso Direito à Memória e à Verdade
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO JOGO
Dez novas competências para Ensinar
Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O que é ensinar história?
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
CONHECENDO O ESPORTE- HANDEBOL
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Basquetebol.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Metodologia de Ensino do Futsal
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
O esporte é Handebol? Fone:
Gestão Estratégica de Pessoas
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
OFICINA DE CRIATIVIDADE
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
ASPECTOS TÉCNICOS FUNDAMENTOS:
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Métodos de treinamento
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
O futuro chegou!.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
SISTEMAS TÁTICOS DO VOLEIBOL
JOGADORES E SISTEMAS TÁTICOS
MINI - VOLEIBOL seqüência do trabalho.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transcrição da apresentação:

ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE

Esporte - Educação – Cultura BASQUETE SOCIAL Esporte - Educação – Cultura O esporte representa um grande elemento de identidade nacional e importante meio de inclusão social, sendo comprovadamente uma ferramenta que, se utilizada adequadamente, auxilia a construção e aquisição de valores éticos e morais, permite o desenvolvimento intelectual, e facilita o convívio social de crianças e jovens, além da melhoria de seu bem-estar físico (saúde).

PROFESSOR EDUCADOR FORMADOR

PROFESSOR / EDUCADOR / FORMADOR Deve sair do isolamento da quadra e compartilhar formas de enfrentamento de questões comuns e do interesse de todos, contribuições e reflexões sobre como pensar, decidir, comunicar-se e reagir. Trabalhar medos, emoções e incentivar o desenvolvimento da pessoa e de sua identidade.

PERFIL Por isso, deverá possuir determinadas características que influenciarão diretamente sua relação com as aulas, tais como: Liderança; Espontaneidade; Boa apresentação pessoal; Autocontrole; Sensibilidade; Entusiasmo; Comunicação; Organização; Criatividade.

FUNÇÃO Todo professor tem por objetivo maior fazer com que a criança absorva tudo o que é falado e feito durante as aulas. É importante educar no campo do pensar, perceber, elaborar e decidir. Falar uma linguagem simples e de fácil entendimento. Não precisa antecipar o tempo de aprendizagem, mas ensinar as capacidades motoras e cognitivas (elaboração das informações), respeitando as fases de aprendizagem.

FUNÇÃO A criança em idade de formação pouco conhece sobre movimentos que consegue fazer com o próprio corpo no espaço e no tempo, não possui a força necessária de arremesso, lançamento ou salto, não é rápido para decidir o que fazer, não é coordenado... É importante que a criança entenda o que está fazendo, que tipo de escolha deve fazer em uma determinada situação e que possa ter o direito de errar sem ser punido.

PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA

PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA

PLANEJAMENTO Entendemos que é necessário planejar? O que é planejamento? Qual a finalidade de se planejar o ano, o semestre, o bimestre, a semana e o plano de aula? CONCEITO Elaboração do plano de aula, (análise da estrutura, clima, condição social, psicológica, motora; Avaliação.

OBJETIVO Por quê? (Para adquirir conhecimento, resolver os problemas); Para quê? (Formar); O que ensinar? (Conteúdos da base motor e cognitivo); Como ensinar? (De forma lúdica); Como acompanhar? (Saber se estamos chegando onde desejamos); Como organizar a coletividade? (Regras, normas); Como registrar (Anotações, eventos).

ENSINAMENTO COMPLEMENTAR Romper um modelo de esporte que seleciona os melhores e marginaliza os menos hábeis. Acolher crianças e jovens, envolvê-los com a disciplina, a preservação de valores universais como: solidariedade, justiça, ética e liberdade.

COMBINAÇÃO METODOLÓGICA Organização dos exercícios em função de: Tempo/Espaço Agilidade/Equilíbrio Coordenação dos membros inferiores com os membros superiores Visão/Percepção/Concentração Controle de bola e finalização

FUNDAMENTOS Driblar; Passar e receber; Arremessar; Defender.

EMOCIONAL Motivação; Atenção ; Memória; Avaliações.

USAR OS QUATRO PILARES NA EDUCAÇÃO PELO ESPORTE Aprender a ser; Aprender a fazer; Aprender a conhecer; Aprender a conviver.

• APRENDER A SER Ser você mesmo. Conhecer suas próprias forças e sentimentos.

• APRENDER A FAZER Atuar produtivamente, trabalhar em grupo, respeitar decisões, atitude.

• APRENDER A CONHECER Aprender com os erros, acertos, dificuldades e associando as vivências propiciadas pelo jogo com os fatos da vida fora das quadras.

• APRENDER A CONVIVER Conviver com as diferenças, cultivando novas formas de participação social. Consciência de si como indivíduo, e do outro, de seu espaço e direito, das regras de convivência coletiva.

FUNDAMENTOS

DRIBLE DESCOBERTA Com a mão direita Com a mão esquerda Parado Caminhando Correndo CONHECIMENTO Troca de mão Troca de direção Troca velocidade USAR Situação de jogo Escolha

PASSAR E RECEBER DESCOBERTA Comunicação Colaboração Atenção CONHECIMENTO Parado Em movimento Duas mãos Uma mão USAR Usar em jogo Escolha

ARREMESSAR DESCOBERTA Equilíbrio Pés/Pernas Perto/Longe Frente/Lateral Concentração CONHECIMENTO Parado Em movimento Centro Esquerda Direita USAR Situação de jogo Marcado Livre

DEFESA DESCOBERTA Empenho Vontade CONHECIMENTO Adversário/Bola Posicionamento USAR Situação de jogo Transição do ataque/defesa

Contato: FRANCISCO OLIVEIRA Departamento de Mini Basquete Confederação Brasileira de Basketball - CBB fone: 021-2544-3193 celular: 021-9206-4292 nextel: 021-7879-2527 - ID 55*12*32141 francisco.oliveira@cbb.com.br www.cbb.com.br