ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA

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Transcrição da apresentação:

ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA Ciclo I Educação Especial

Papel da coordenação pedagógica Melhorar a prática docente na formação continuada na escola

Quais são as necessidades da equipe para ensinar melhor Quais são as necessidades da equipe para ensinar melhor? Recursos (ato ou efeito de recorrer) Planejamento das atividades Resultado das avaliações

Qual é a ferramenta que permite um conhecimento dos problemas didáticos ? É a observação em sala de aula

Objetivo da ferramenta (OBSERVAÇÃO) de formação Analisar as interações que são construídas entre o professor, os estudantes e os conteúdos trabalhados

QUEBRANDO RESISTÊNCIA

Informar nos ATPCs os objetivos da observação Montar a pauta de formação com base nas necessidades de ensino. Conhecer bons exemplos de prática didática que mereçam ser compartilhadas com a equipe.

É preciso criar um clima e uma cultura em que a parceria no desenvolvimento profissional esteja acima de melindres pessoais.

Se já há uma rotina de visita a sala de aula, é importante avisar o professor. Criar um calendário de visita e colocar em um lugar visível onde o professor possa consultar.

Envolver os professores na elaboração da pauta Envolver os professores na elaboração da pauta. Levantar indicadores das necessidades e ou dificuldades didáticas.

Postura dentro da sala de aula Espaço do professor Não interferir na fala do docente Analisar todas as interações, mesmo que a pauta tenha sido discutida Aberto para situações inesperadas

Durante e após a observação construir hipóteses sobre as interações que dão certo e as que precisam de ajustes As hipóteses são a base do registro e da conversa posterior

Mais importante – Conversa com o professor Máximo uma semana Entregue uma cópia das anotações antes da devolutiva Conversa individual

Celebrar os pontos positivos observados Tratar os pontes que precisam ser melhorados Embasamento teórico – sustentação Apresentação de sugestões Ouvir o professor

O processo formativo é conflituoso O processo formativo é conflituoso. O PC só conquista o respeito do grupo quando as devolutivas têm resultados positivos no desempenho dos alunos. O final do processo deve ser um planejamento de formação para todos os docentes.

1 - A interação entre os alunos e o Currículo O conteúdo é adequado às necessidades de aprendizagem da turma? As atividades e os problemas propostos são desafiadores e proveitosos para todos os alunos ou para alguns foi muito fácil e, para outros, muito difícil? Há a retomada de conhecimentos trabalhados em aulas anteriores como ponto de partida para facilitar novas aprendizagens ou as atividades apenas colocam em jogo o que já é conhecido pela turma?

Os recursos utilizados são adequados ao currículo? Como está organizado o tempo na sala de aula? Foram reservados períodos de duração suficientes para os alunos fazerem anotações, exporem as dúvidas, debaterem e resolverem problemas?

2 - A interação entre professor e os alunos Os objetivos de aprendizagem de curto e longo prazo dos conteúdos em questão estão claros para a turma? As propostas de atividades foram entendidas por todos? Seria necessário o professor explicar outra vez e de outra maneira? As informações dadas por ele são suficientes para promover o avanço do grupo?

Interação entre professores e alunos Nome do Professor:____________________________________________________ Disciplina:_________________________________________ Série:_____________________________________________Data:________________ Os objetivos de aprendizagem de curto e longo prazo dos conteúdos em questão estão claros para a turma? ___________________________As propostas de atividades foram entendidas por todos? Seria necessário o professor explicar outra vez e de outra maneira? As informações dadas por ele são suficientes para promover o avanço do grupo? ( )Sim ( )Não Obs:______________________________________________________________________________________ ( ) Sim ( ) Não

3 - A interação entre professor e os alunos As interações são feitas no momento certo e contém informações que ajudam os alunos a refletir? O professor aguarda os alunos terminarem o raciocínio ou demonstra ansiedade para dar as respostas finais, impedindo a evolução do pensamento? As hipóteses e os erros que surgem são levados em consideração para a elaboração de novos problemas?

As dúvidas individuais são socializadas e usadas como oportunidades de aprendizagem para toda a turma?

4 - A interação entre alunos e os colegas Os alunos se sentem à vontade para colocar suas hipóteses e opiniões na discussão? Nas atividades em dupla ou em grupo, há uma troca produtiva entre os alunos? Com que critérios à classe é organizada? Como os alunos escutam uns aos outros?

Interação entre alunos e Currículo Nome do Professor:_____________________________________________________ Disciplina:_____________________________________ Série: ___________________________ Data:_________________ 1 - O conteúdo é adequado às necessidades de aprendizagem da turma? _________________________________ 2 - As atividades e os problemas propostos são desafiadores e proveitosos para todos os alunos ou para alguns foi muito fácil e, para outros, muito difícil? _____________________________________ 3 - Há a retomada de conhecimentos trabalhados em aulas anteriores como ponto de partida para facilitar novas aprendizagens ou as atividades apenas colocam em jogo o que já é conhecido pela turma? ( ) Sim ( ) Não Obs:_____________________________________________________________________________________________________________________________ ( ) Sim ( ) Não Obs:______________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Como usar bem o material pedagógico Mapas, slides, ilustrações, fotos e vídeos precisam ser adequados ao conteúdo trabalhado, utilizados em momentos certos e ter qualidade técnica. Quando alguma dessas coisas não acontece, busque com o professor novas ferramentas ou indique maneiras mais eficientes de usar as já disponibilizadas pela escola. No caso de recursos tecnológicos, é sempre recomendável.

6 - Em busca da clareza e objetividade Muitas dificuldades que aparecem durante os momentos de aprendizagem têm origem em uma proposta confusa, mal elaborada ou comunicada de forma ineficiente. Durante a observação, anote as falas do professor para posteriormente discutir a clareza e a pertinência das propostas. Para torná-las mais claras, geralmente são necessárias mudanças simples, como a substituição das palavras difíceis.

7 - Fazer do erro uma oportunidade de ensinar Durante a observação, anote os erros e as dúvidas apresentados pelos alunos e verifique se o professor consegue fazer com que as dificuldades individuais sejam oportunidades de avanço para todo o grupo. Os erros e as intervenções dos professores também podem ser registrados para a tematização da prática durante os encontros coletivos e os individuais.

8 - Ajuda na formação dos grupos É preciso observar se as duplas ou os grupos foram formados aleatória ou intencionalmente. A escolha dos pares precisa ser planejada e a formação vai variar de acordo com os conteúdos. Ao perceber que um agrupamento não é produtivo, analise com o professor o perfil dos alunos e ajude a montar outros mais eficazes. 

9 - Para cada situação um grupo Ao perceber uma inadequação entre a organização da sala e o currículo, você pode indicar, na devolutiva, outras formas de dispor os alunos. Em roda, em duplas, trios ou quartetos. A forma como a turma trabalha deve estar relacionada aos objetivos pedagógicos. Geralmente, grupos grandes servem para socializar estratégias, mas não para trocar informações. Já quando o objetivo é colocar os conhecimentos de cada aluno em jogo, o melhor são as atividades individuais.