Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de 2011. COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Educação no contexto do Trabalho
Afinal, o que é Planejamento?
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
A P R E N D S I EQUIPE APRENDENTE... A T O D S.
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O papel do conteudista.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
O que é ensinar história?
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Universidade Federal de Uberlândia
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Odilei Avelino dos Santos
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Atividade complementar 04
Docência universitária: repensando a aula
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PLANEJAMENTO: EM BUSCA DE CAMINHOS O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA: planejamento, metodologias e avaliação

O ofício de ensinar não é para aventureiros, é para profissionais, homens e mulheres que, além dos conhecimentos na área dos conteúdos específicos e da educação, assumem a construção da liberdade e da cidadania do outro como condição mesma de realização de sua própria liberdade e cidadania. Ildeu Moreira Coelho

Objetivos Aprofundar os conhecimentos acerca dos componentes didáticos da prática docente; Possibilitar momentos de reflexão sobre a inconclusão do Ser; Construir no coletivo a importância da formação permanente e as estratégias metodológicas e avaliativas para desenvolvimento do Aprender.

“É na inconclusão do ser, que se sabe como tal, que se funda a educação como processo permanente. Mulheres e homens se tornam educáveis na medida em que se reconhecem inacabados” (Freire, 2009, p. 58). Sentido da oficina Espaço de formação do professor. Desenvolvimento do senso estético no saber- fazer pedagógico.

Miguel ? ? ?

Perspectivas e Julgamentos Percepção sobre os julgamentos. A primeira impressão nem sempre é a real. Ponto de Vista: a vista de UM ponto. A Soma das Partes é mais do que o Todo.

Como se aprende? “O conceito de aprender é de fundamental importância no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados da ação docente dependem do modo como os professores compreendem que os alunos aprendem” (MORAES, 2007,p.20). Se aprende por reconstrução, com produção de novos significados por meio da linguagem, considerando-se efetivamente os conhecimentos de partida dos alunos na produção de novos conhecimentos e concebendo o erro como parte inerente dos processos de aprender (ibid.).

Então... aprender reconstrutivo; a soma das partes é mais que o todo; diferentes perspectivas; P L A N E J A M E N T O M E T O D O L O G I A A V A L I A Ç Ã O

Qual é a tua metodologia? Planejas? Como avalias?

Não há necessidade de planejar? Planejar é para quem está começando Sempre fiz assim / tenho experiência Vou na intuição / tem nos livros Qual o sentido de planejar? antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto.”

PARA QUÊ? INTENÇÃO O QUÊ? CONTEÚDO CULTURAL COMO? METODOLOGIA QUEM? PROFESSOR PARA QUEM? ALUNO COM QUÊ? RECURSOS DIDÁTICOS O QUÊ? COMO? QUEM? AVALIAÇÃO ONDE? ESPAÇO QUANDO? TEMPO ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DA AULA (VEIGA, 2007 – no prelo)

Elena Maria Billig Mello Vênus de Milo (Alexandros de Antióquia, 130 a.C.) Faltam os braços... PRESENÇAS ausências II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA: planejamento, metodologias e avaliação

13:15:54 Planejamento como processo educativo Sentir necessidade MUDANÇA/INOVAÇÃO Ver possibilidade MUDANÇA/INOVAÇÃO Necessidade de mediação teórica – metodológica O planejamento só tem sentido se o sujeito coloca-se numa perspectiva da mudança. Celso Vasconcellos (2006)

PLANEJAÇÃO Supera-se a idéia de primeiro fazer o planejamento inicial e depois fazer o relatório final. Atentar-se às manifestações dos sujeitos do processo. A L T E R I D A D E. “Um processo de avaliação contínuo possibilita que o andamento do planejamento possa ser constantemente repensado”. (MORAES e GOMES, 2007, p. 274) 13:15:54

Ensinar para quê?

“ O objetivo de todo processo de planejamento é chegar a ação.” AÇÃO TRANSFORMADA Fazer “a coisa certa”: QUANDO O QUÊ COM O PARA QUÊ ? INTENCIONALIDADE Interferir na realidade Utilizar-se do arcabouço científico

Avaliação A inserção da pesquisa na formação de professores é modo de qualificar esta formação, possibilitando superar epistemologias que limitam a atuação desses profissionais, com valorização da linguagem nos processos de formação e de ensino, constituindo-se em modo de integração de teoria e prática nas propostas de formação docente. Constitui neste sentido modo de atualização de teorias e práticas pedagógicas tanto em cursos de formação, como no ensino em geral. Aprofundar os conhecimentos acerca dos componentes didáticos da prática docente; Possibilitar momentos de reflexão sobre a inconclusão do Ser ; Construir no coletivo a importância da formação permanente e as estratégias metodológicas e avaliativas para desenvolvimento do Aprender.

Planejar A inserção da pesquisa na formação de professores é modo de qualificar esta formação, possibilitando superar epistemologias que limitam a atuação desses profissionais, com valorização da linguagem nos processos de formação e de ensino, constituindo-se em modo de integração de teoria e prática nas propostas de formação docente. Constitui neste sentido modo de atualização de teorias e práticas pedagógicas tanto em cursos de formação, como no ensino em geral. querer mudar algo; acreditar na possibilidade de mudança da realidade; perceber a necessidade da mediação teórico- metodológica; vislumbrar a possibilidade de realizar uma determinada ação – Outra ação.

Obrigada! O Universo não é uma idéia minha. A minha idéia do Universo é que é uma idéia minha. A noite não anoitece pelos meus olhos, A minha idéia da noite é que anoitece por meus olhos. Fora de eu pensar e de haver quaisquer pensamentos A noite anoitece concretamente E o fulgor das estrelas existe como se tivesse peso. Fernando Pessoa