Treinamento e Desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Treinamento e Desenvolvimento “T&D”
TREINAMENTO E PRODUTIVIDADE
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Função AGREGAR PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Qualidade Total.
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Empresa Privada – Grandes empresas
Eu sou seu cliente sabia?
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
CONSULTORIA EMPRESARIAL
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
Escoteiros do Brasil Compreendendo o Papel como Formador.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Agentes de Desenvolvimento Cooperativo
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
A Importância da Educação Continuada
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Elaboração de programas de treinamento
Levantamento das necessidades de treinamento
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
COSIPA - Companhia Siderúrgica Paulista
Gestão por Competências
Como é recrutado o profissional da qualidade
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Gestão por Competências
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
COACHING EDUCATION.
Subsistema de Desenvolvimento
Sistema de Administração de Carreiras
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Dale Carnegie Training®
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Gabriel Bastos Machado
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Nossa motivação People First Liderança de Mercado Crescimento Quality & Risk Mgmt Excelência Operacional Valores Compartilhados 2.
O Atual Papel do RH nas Organizações
PROCESSO SELETIVO.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
SUBSISTEMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Universidade Corporativa Procenge
Sugestão de Vídeo Parte 1
Eda Lúcia Marçal Collaço, Andréia Cristina de Oliveira
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
Formação e Desenvolvimento de Equipe de Vendas
Intervenção em Gestão de Pessoas
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
Transcrição da apresentação:

Treinamento e Desenvolvimento “T&D”

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO Treinamento – é pontual e está relacionado a uma carência a ser suprida pelo cargo, naquele momento. Curto prazo. Desenvolvimento – visualiza as possíveis alterações e mudanças futuras e tem como objetivo manter as pessoas atualizadas. Está voltado ao crescimento profissional em direção à carreira futura e não apenas ao cargo atual. Médio / longo prazo.

ASSIM… O Treinamento é peça fundamental nos objetivos da organização. O Desenvolvimento pressupõe uma visão de futuro (da organização e do indivíduo).

OBJETIVOS DO T&D Conhecimentos; Habilidades; Atitudes. Desenvolver : Conhecimentos; Habilidades; Atitudes. - Para desenvolver / preparar o indivíduo para o desempenho eficiente de tarefas; - Para alcançar os objetivos das organizações, no aumento da produtividade.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO O T&D é uma das mais poderosas ferramentas de transformação nas organizações. O T&D pode influenciar novas formas de pensar da organização, das gerências e das pessoas.

TIPOS DE T&D: Treinamento Técnico : está mais próximo dos processos e reflete-se mais diretamente nos resultados visíveis.

TIPOS DE T&D: Treinamento e Desenvolvimento de equipes, treinamento comportamental, desenvolvimento de líder: manifesta-se de forma mais indireta nos resultados operacionais, mas são tão importantes quanto aos treinamentos técnicos/operacionais.

TIPOS DE T&D: Treinamento Operacional: Capacitação teórica/prática dos níveis operacionais, voltada a adequar o conhecimento técnico às exigências provenientes dos equipamentos, dos novos processos, etc.

Tipos de T&D: Aperfeiçoamento Técnico: Ações dirigidas às áreas de apoio, técnicas e administrativas, com foco nas especificidade de cada função. Exemplo: Convênio com Universidades /Senai/Intercâmbio com outras empresas/Centros Tecnológicos, etc

TIPOS DE T&D: Informática: Informática para usuários, seguindo as necessidades da organização. Programas específicos da empresa.

Tipos de T&D: Institucional: Ações com conteúdo voltado a qualquer população (interna ou externa) e que trate de informações gerais. Programas de Integração para novos funcionários, visita de familiares, visita de estudantes, etc

TIPOS DE T&D: Idiomas: Busca da fluência em idiomas estrangeiros. - ocupar cargo no nível gerencial; - tenha viagens programadas para o exterior; - necessita do idioma para o desempenho do cargo.

Tipos de T&D: Comportamental: Foco no desenvolvimento de competências. Comunicação Relacionamento Interpessoal Liderança Controle Organização Motivação etc

T&D A qualificação profissional não deve ficar restrita ao corpo gerencial, é fundamental que seja acessível a todos os níveis da organização. É necessário que atenda integralmente à necessidade da empresa, que seja a de suprir necessidades verificadas entre a experiência prática do empregado.

O PAPEL DO PROFISSIONAL DE T&D Consultor Apoiador Facilitador

ATENÇÃO O Treinamento e Desenvolvimento é um dos itens auditados para a certificação ISO 9000.

ETAPAS DO T&D 1º- Levantamento de Necessidades de Treinamento. 2º- Elaboração do Programa de T&D. 3º- Aprovação do Programa de T&D. 4º- Planejamento e Desenvolvimento do treinamento.

ETAPAS DO T&D 5º- Avaliação dos resultados do treinamento. 6º- Elaboração do relatório mensal de treinamento. 7º- Elaboração do relatório anual de treinamento.

LNT – Levantamento das Necessidades de Treinamento Questionários Observações Avaliação de Desempenho Análise de Cargos Modificação do Trabalho Entrevista de Desligamento Relatórios

Elaboração do Programa Definição clara do objetivo do Treinamento Escolha dos métodos de Treinamento Definição dos recursos necessários Definição da população-alvo Local Período

Planejamento e Desenvolvimento do Treinamento Quando? Quem? Onde? Ter claro todos os objetivos. Realização do Treinamento.

Avaliação dos Resultados do Treinamento Por que avaliar? Avaliação deve ser feita: Antes Durante Depois

Avaliação dos Resultados do Treinamento 1. Avaliar se o treinamento produziu as modificações desejadas no comportamento dos funcionários; 2. Verificar se os resultados do treinamento apresenta relação com o alcance das metas da organização.

Avaliação dos Resultados do Treinamento Quem avalia? Avaliação do funcionário Auto-avaliação Avaliação pelo Superior Imediato Observação do comportamento Relatórios

PROGRAMA DE ESTAGIÁRIO & PROGRAMA DE TRAINEE

DEFINIÇÃO: Trainee: são recém formados em curso superior, geralmente sem experiência profissional. Estagiário: São estudantes de cursos superior ou técnico, normalmente cursando último ou penúltimo ano.

OBJETIVO: Trainee: formar profissionais para ocupar cargos gerenciais. Estágio: formar profissionais para ocupar diversos cargos (técnicos ou administrativos).

VANTAGENS GERAL: Permite formar um banco de talento com baixo investimento; Renovação da equipe; Maior flexibilidade;

VANTAGENS GERAL: Atualização, modernidade e agilidade nas informações; Estimular inovações nos setores; Custo diluído a longo prazo e retorno a curto / médio prazo.

VANTAGENS TRAINEE Desenvolver potencialidades humanas para assumir funções de liderança; Desenvolver jovens para assegurar o futuro com as mudanças tecnológicas, de gestão e de mercado; Desenvolver visão global e integrada com a empresa para novas práticas de gestão;

VANTAGENS TRAINEE Suprir demandas futuras de capacitação técnica e de gestão com as possíveis mudanças e crescimento da empresa; Melhorar posturas, habilidades e conhecimentos do grupo de executivos; Desenvolver pessoal para cargos estratégicos na empresa.

Como Preparar, Conduzir e Avaliar um Treinamento Comportamental

Importância do Treinamento É cada vez maior o número de empresários que consideram o treinamento um fator importante na evolução da sua organização, não apenas com os treinamento técnicos e práticos, mas também os treinamentos comportamentais.

Condução do Treinamento Utilização de métodos expositivos, dinâmica de grupo, participação dos treinandos; Atitude do treinador com relação ao grupo; Recursos audiovisuais.

Recursos Suportes audiovisual; Flipchart, quadro branco, quadro negro; Vídeos; Música.

Como os estudantes aprendem: 10% do que lêem 20% do que escutam 30% do que vêem 50% do que vêem e escutam 70% do que dizem e discutem 90% do que dizem e logo realizam CARVALHO,A.V. Treinamento de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira.p.77

Como escolher? 1º - Quais os recursos disponíveis? 2º - Qual a quantidade de informação a ser passada? 3º - Qual o meu público alvo?

Qualificação necessária do Instrutor de Treinamento Tem conhecimento / Domínio do assunto? Sabe organizar o assunto para conseguir os objetivos do Treinamento? Desperta interesse e estimula a curiosidade? Adapta seus métodos ao perfil dos treinandos?

Qualificação necessária do Instrutor de Treinamento Tem Fala claramente? É paciente, simpático e amável com os treinandos? Tem sentido de cooperação? É responsável, maduro e confiante? Prática empatia?

Cuidados: Falar demais; Feedback tardio; Linguagem técnica; Postura.

Avaliação do Treinamento É importante para o instrutor um retorno do treinamento ministrado. Ideal fazer assim que termina o treinamento. Não esquecer de solicitar feedback durante o treinamento, com isso pode evitar descontentamento do grupo com relação ao instrutor.

O que está envolvido na área de T&D Clima Organizacional Avaliação de Desempenho Programas de Motivação Programas de Qualidade de Vida Comunicação Interna Promoções Programas de Aprendiz / Estagiários / Trainee Programas de Integração Consultoria Interna ISO 9000